Ano após ano, estatísticas do Corpo de Bombeiros comprovam que entre os casos de incêndio com origem conhecida, a maior incidência está entre aqueles gerados por instalações elétricas inadequadas. É, também, de conhecimento geral, que a perda elétrica em instalações que desrespeitam a norma técnica é quase o dobro da perda que ocorre em projetos corretamente executados. Conclusão: uma instalação elétrica realizada em conformidade com sua norma técnica, por profissionais qualificados e com produtos de qualidade garantida, contribui para a segurança das pessoas e das edificações, ao mesmo tempo em que evita o desperdício de energia.
Fica claro que os benefícios de uma instalação elétrica bem dimensionada são incontestáveis. Infelizmente, ainda predomina grande número de instalações elétricas inadequadas, que desperdiçam valiosos recursos energéticos e muito dinheiro, apesar de muito já ter sido feito para melhorar esse quadro, como o processo de certificação compulsória, conduzido pelo INMETRO, de diversos materiais componentes de uma instalação elétrica.
De qualquer forma, de nada adianta tudo isso se sua aplicação não for adequada. Por essa razão, aguarda-se para breve a instituição da certificação das instalações elétricas, a exemplo do que ocorre em outros países, como requisito exigido pelas concessionárias de energia elétrica ao atender a solicitação do fornecimento de energia elétrica de uma determinada edificação.
As instalações elétricas de baixa tensão, quer seja para edificações residências, comerciais e/ ou industriais, devem ser projetadas e executadas conforme os requisitos da norma técnica NBR 5410:2004 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão.
Para atender a esta tendência os profissionais precisam estar treinados a proceder corretamente a "verificação final" das instalações elétricas, estabelecida no Capítulo 7 da NBR 5410:2004 que prescreve a inspeção visual e diversos ensaios elétricos para verificar se a instalação está em conformidade com suas exigências, garantindo a qualidade e a segurança da instalação e o desperdício energético.
O curso "Inspetor de Conformidade e Inspetor de Ensaios de Instalações elétricas", que será ministrado pelo Engenheiro João Cunha, Mestre em Engenharia Eletroeletrônica e atual Coordenador da Comissão da ABNT responsável pela norma NBR 14039 "Instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36,2kV", acontecerá no período de 25 a 29 de julho na Target, e promoverá a capacitação dos participantes a realizar a inspeção das Instalações Elétricas de Baixa Tensão, conforme os requisitos da norma NBR 5410.
Inspetor de Conformidade e Inspetor de Ensaios de Instalações
Elétricas
Endereço: Av. Alfredo Egidio de Souza Aranha,
75 2º andar- São Paulo (SP) |