17/03/2021 - Equipe Target
NBR IEC 61084-2-1 de 02/2021 - Sistemas de canaletas e eletrodutos não circulares para instalações elétricas - Parte 2-1: Requisitos particulares - Sistemas de canaletas e sistemas de eletrodutos não circulares previstos para serem montados em paredes e tetos
A NBR IEC 61084-2-1 de 02/2021 - Sistemas de canaletas e eletrodutos não circulares para instalações elétricas - Parte 2-1: Requisitos particulares - Sistemas de canaletas e sistemas de eletrodutos não circulares previstos para serem montados em paredes e tetos especifica os requisitos e os ensaios para os sistemas de canaletas (SC) e os sistemas de eletrodutos não circulares (SENC) destinados à acomodação de condutores isolados, cabos e eventuais dispositivos elétricos e, se necessário, à sua separação para a proteção elétrica, nas instalações elétricas e/ou de sistemas de comunicação. A tensão máxima destas instalações é de 1.000 V em corrente alternada e de 1.500 V em corrente contínua.
Estes sistemas são destinados a serem montados em paredes e/ou em tetos. Eles podem ser incorporados, embutidos, semiembutidos, montados na superfície ou montados espaçados da superfície, utilizando dispositivos de fixação. Este documento não é aplicável aos sistemas de eletrodutos circulares, sistemas de bandejas, sistemas de leitos para cabos (sistema escada), sistemas de linhas elétricas pré-fabricadas ou equipamentos abrangidos por outras normas.
Confira algumas perguntas relacionadas a essa norma GRATUITAMENTE no Target Genius Respostas Diretas:
Como deve ser executado o ensaio de flexão linear?
Por que fazer o ensaio de compressão para os SENC?
Quais são os tipos e utilizações dos SC/SENC para instalação na parede ou no teto?
O fabricante deve fornecer em sua documentação todas as informações necessárias para a instalação e utilização corretas e seguras. Deve incluir os componentes do sistema; a função dos componentes do sistema e seus conjuntos; a classificação do sistema de acordo com a Seção 6; para SC/SENC do tipo 1, a lista de funções; a impedância linear, em ohm/m, de canaleta ou de eletroduto não circular de um sistema declarado; a tensão nominal do SC/SENC declarada; a seção do SC/SENC utilizável para os cabos, em mm².
Certos componentes do sistema, quando forem montados, podem reduzir a seção utilizável para os cabos. As instruções necessárias para obter a classificação e as funções declaradas do sistema. Estas instruções devem incluir o posicionamento recomendado de instalação para os SC/SENC, para assegurar que a classificação IP declarada seja mantida após a instalação. A conformidade é verificada por inspeção.
Os SC/SENC declarados devem impedir que os líquidos entrem em contato com os condutores isolados e com as partes vivas durante o tratamento de umidade do piso. A conformidade é verificada por inspeção e por medição, quando a área prevista para receber os condutores isolados estiver situada a pelo menos 10 mm acima do piso, devido aos seguintes motivos: projeto, ou instruções do fabricante que restrinjam a posição de instalação do SC/SENC, ou instruções do fabricante, que permitam todas as posições de instalação do SC/SENC, mas que restrinjam a posição dos condutores isolados e das partes vivas no CTS/CDS.
Em todos os outros casos, a conformidade é verificada pelo seguinte ensaio, realizado em um ou mais conjuntos. Um conjunto é constituído por uma ou mais canaletas ou por eletrodutos não circulares e, se existir, pelo componente do sistema apropriado, para realizar as diferentes funções do sistema, e é preparado de acordo com as instruções do fabricante.
Mais de um conjunto pode ser necessário para realizar as diferentes funções do sistema. Em cada direção, o comprimento L de canaleta ou de eletroduto não circular que sai da área funcional associada à função do sistema é igual à largura W de canaleta ou de eletroduto não circular, ou igual a 250 mm, o que for maior. A tolerância de L é ± 25 mm. A área funcional se refere, por exemplo, a um acessório, a um suporte de montagem de um dispositivo elétrico e a uma junção, como representado na figura abaixo.
Clique na imagem acima para uma melhor visualização
O conjunto é fixado, de acordo com as instruções do fabricante, em um suporte apropriado. As extremidades do conjunto são fechadas de acordo com as instruções do fabricante. Uma tira de papel absorvente, com largura de (5 ± 1) mm, é colocada na superfície interna mais baixa do SC/SENC, destinada a receber os condutores isolados.
Se esta superfície interna mais baixa for horizontal, a tira de papel absorvente é colocada aproximadamente na linha de centro da superfície. O papel absorvente tem altura de absorção de água longitudinal de 75 mm por 10 min, de acordo com a ISO 535, e gramatura de 250 g/m², de acordo com a ISO 536. O comprimento da tira de papel absorvente é de maneira que abranja todo o comprimento do conjunto.
Quando o ensaio da função do sistema compreender uma mudança de direção, o comprimento do papel absorvente pode ser constituído por várias tiras. Disposições são tomadas de maneira que o papel absorvente esteja em contato com a superfície interna mais baixa do SC/SENC, destinada a receber os condutores isolados ao longo de todo o comprimento do conjunto. Estas disposições não podem influenciar a absorção realizada pelo papel.
O conjunto é cuidadosamente colocado em um recipiente contendo água, para simular uma altura de água de (10, 0/-1) mm do piso. Água colorida pode ser utilizada para facilitar a medição da área úmida. Após (15 ± 1) s, o conjunto é retirado do recipiente e o exterior do conjunto é imediatamente limpo. Após a retirada cuidadosa das tampas de acesso, se existirem, o papel absorvente é retirado.
Dentro de 5 min após a retirada do conjunto do recipiente, os comprimentos das áreas úmidas são medidos na linha de centro das tiras. Para cada função ensaiada, o comprimento medido de qualquer área úmida, na tira de papel absorvente, deve ser inferior a 50 mm. Cada ensaio de suporte do cabo é realizado em uma amostra nova de canaleta ou de eletroduto não circular, com comprimento de 250 mm ± 5 mm.
As canaletas ou os eletrodutos não circulares com seção utilizável inferior ou igual a 500 mm² não são ensaiados. A amostra é solidamente fixada, utilizando-se arruelas metálicas planas com 10 mm de diâmetro externo e parafusos metálicos, em um suporte rígido plano, como uma placa de madeira compensada com 16 mm de espessura.
Quando o diâmetro externo de 10 mm for muito grande, uma arruela menor adequada é utilizada. A (s) fixação (ões) é (são) posicionada (s) ao longo do comprimento da amostra espaçada (s) em (200 ± 5) mm. Na largura da amostra, a fixação é disposta o mais próximo possível de cada parede lateral. Para os SC/SENC de seções retas triangulares ou similares, a amostra é fixada somente na parede.
Se as instruções do fabricante requererem a utilização de dispositivos de retenção de cabos, o ensaio é realizado utilizando os dispositivos de retenção de cabos, se possível, fixados simetricamente ao longo do comprimento. A amostra é submetida a uma carga uniformemente distribuída de 1,0 g/ mm² da seção utilizável para os cabos informados, por metro de comprimento.
A carga é distribuída entre os compartimentos proporcionalmente à seção utilizável informada. A carga é constituída por condutores isolados de cobre ou por cabos de acordo com a classe 5, da IEC 60228:2004, Tabela 3, ou por condutores isolados flexíveis ou por cabos flexíveis de massa por metro similar.
Para permitir uma estabilização da amostra, uma pré-carga de 10 % de carga é aplicada e retirada após 5 min ± 30 s. O aparelho de medição é então calibrado a zero. Nenhuma pré-carga é necessária para os SC/SENC.
As canaletas não metálicas e compostas ou os eletrodutos não circulares não metálicos e compostos são ensaiados à temperatura máxima de utilização informada pelo fabricante, com tolerância de ±2 °C. Os condutores isolados ou os cabos com seção nominal de 25 mm² são colocados na amostra de maneira que aproximadamente 50% da carga seja atingida. Se as dimensões do compartimento não permitirem o alojamento de condutores isolados ou de cabos de 25 mm², condutores isolados ou cabos de seção nominal de 2,5 mm² são utilizados.
Os condutores isolados ou os cabos de seção nominal de 2,5 mm² são colocados sobre os cabos maiores para atingir a carga total com tolerância de ± 5 g. A carga é aplicada durante 120 min (+5/0) min. Após este período, a deflexão é medida aproximadamente no meio do comprimento.
O ensaio adicional para os SC/SENC fixados na parede é aplicável aos SC/SENC. A canaleta ou o eletroduto não circular é montado como indicado nessa norma. A deflexão vertical F é medida da seguinte maneira: para os SC/SENC de seção reta retangular ou similar, na borda inferior; para os SC/SENC de seção reta não retangular.
A deflexão vertical F não pode exceder 10% da dimensão externa horizontal X, com um máximo de 10 mm. Este critério de deflexão não é aplicável aos SC/SENC fixados na parede e suportados pelo piso.
As tampas de acesso do SC, os separadores de cabos não removíveis, os dispositivos de retenção de cabos e similares devem permanecer adequadamente fixados, de modo a cumprir a sua função prevista. O ensaio adicional para os SC/SENC fixados na parede com separador removível é aplicável aos SC/SENC fornecidos com separador removível. A canaleta e o eletroduto não circular são montados como mostrado nessa norma, com um separador inserido na posição mais desfavorável.
A posição mais desfavorável para o separador é geralmente a posição mais baixa prevista. As tampas de acesso do SC, os separadores de cabos removíveis, os dispositivos de retenção de cabos e similares devem permanecer adequadamente fixados, de modo a cumprir a sua função prevista.
A canaleta ou o eletroduto não circular é montado como mostrado nessa norma. A deflexão vertical F é medida da seguinte maneira: para os SC/SENC de seção reta retangular ou similar, na borda inferior; para os SC/SENC de seção reta não retangular, como indicado nessa norma.
A deflexão vertical F não pode exceder 10% da dimensão externa horizontal X com um máximo de 10 mm. As tampas de acesso do SC, os separadores de cabos não removíveis, os dispositivos de retenção de cabos e similares devem permanecer adequadamente fixados, de modo a cumprir a sua função prevista.
A canaleta ou o eletroduto não circular é montado conforme representado nessa norma, com um separador inserido na posição mais desfavorável. A posição mais desfavorável para o separador é geralmente a posição mais baixa prevista. As tampas de acesso do SC, os separadores de cabos removíveis, os dispositivos de retenção de cabos e similares devem permanecer adequadamente fixados, de modo a cumprir a sua função prevista.
O ensaio de impacto para a instalação e utilização é realizado em um conjunto constituído por uma ou mais canaletas ou eletrodutos não circulares, se existir, do componente do sistema apropriado, para atender às diferentes funções do sistema, e é preparado de acordo com as instruções do fabricante.
Pode ser necessário mais de um conjunto para atender às diferentes funções do sistema. Em cada direção, o comprimento L da canaleta ou do eletroduto não circular que sai da área funcional associada à função do sistema é igual à largura W de canaleta ou do eletroduto não circular, ou igual a 250 mm, o que for maior. A tolerância de L é ± 25 mm.
FONTE: Equipe Target