10/02/2021 - Equipe Target
NBR 16920-1 de 01/2021 - Muros e taludes em solos reforçados - Parte 1: Solos reforçados em aterros
A NBR16920-1 de 01/2021 - Muros e taludes em solos reforçados - Parte 1: Solos reforçados em aterros especifica os requisitos de projeto e execução de muros e taludes em meios terrosos contínuos reforçados e aterros com materiais reciclados em casos específicos. Esta parte não se aplica a muros com ancoragens passivas tipo “morto” e não se aplica em casos de reforço de fundação de aterros sobre solos moles. Reconhecendo que a engenharia geotécnica não é uma ciência exata e que riscos são inerentes a toda e qualquer atividade que envolva fenômenos ou materiais da natureza, os critérios técnicos e procedimentos constantes nesta parte procuram traduzir o equilíbrio entre condicionantes técnicos, econômicos e de segurança usualmente aceitos pela sociedade na data de sua publicação.
Nos projetos civis que envolvem mecânica dos solos e mecânica das rochas, o profissional habilitado com competência em engenharia geotécnica é o profissional capacitado a dar tratamento numérico ao equilíbrio mencionado. Outras soluções de solo reforçado em que haja comprovadamente apenas interação solo-reforço, não descritas nesta parte podem ser utilizadas com as adaptações que sejam necessárias, a partir dos conceitos e princípios apresentados.
Target Genius Respostas Diretas:Quais são os ensaios mínimos para caracterização do material do aterro?
Por que deve ser feita uma investigação geológica-geotécnica?
Quais são os fatores de segurança mínimos para métodos de fator de segurança global?
Como fazer a verificação da estabilidade interna?
Por que os sistemas de drenagem são essenciais?
Desde que adequadamente compactados, os solos apresentam boa resistência à compressão e ao cisalhamento. No entanto, sua resistência à tração é baixa. A introdução no maciço de elementos que possuam elevada resistência à tração restringe as deformações que se desenvolvem no maci&cced...