10/02/2021 - Equipe Target
NBR ISO 37123 de 01/2021 - Cidades e comunidades sustentáveis - Indicadores para cidades resilientes
A NBR ISO 37123 de 01/2021 - Cidades e comunidades sustentáveis - Indicadores para cidades resilientes define e estabelece definições e metodologias para um conjunto de indicadores de resiliência em cidades. Este documento se aplica a qualquer cidade, município ou governo municipal que se comprometa a medir o seu desempenho de maneira comparável e verificável, independentemente do tamanho ou da localização. A manutenção, o aprimoramento e a aceleração do progresso em direção a melhores serviços municipais e qualidade de vida são fundamentais para a definição de uma cidade resiliente, assim, este documento se destina a ser implementado juntamente com a NBR ISO 37120. Este documento segue os princípios estabelecidos na NBR ISO 37101 e pode ser utilizado juntamente com esta e outras estruturas estratégicas.
Target Genius Respostas Diretas:Quais são os requisitos do indicador concentração de empregos?
Como reportar a porcentagem da força de trabalho em empregos informais?
Como calcular o indicador da interrupção educacional?
As cidades necessitam de indicadores para estabelecerem sua base de referência, medirem e avaliarem os próprios desempenhos. No entanto, nem sempre os indicadores existentes são padronizados, uniformes ou comparáveis ao longo do tempo ou das cidades. Para tratar estes desafios, uma nova série de normas internacionais está sendo desenvolvida para fornecer indicadores padronizados que permitam uma abordagem uniforme para o que é medido e como a medição deve ser realizada.
A primeira norma nesta série, a NBR ISO 37120, tornou-se rapidamente um ponto de referência internacional para os indicadores de cidades sustentáveis. Embora a NBR ISO 37120 contenha uma série de indicadores importantes para o planejamento resiliente e avaliação de uma cidade, foi identificada a necessidade de mais indicadores para cidades resilientes, refletida neste documento, assim como a necessidade de mais indicadores para cidades inteligentes, desenvolvidos na NBR ISO 37122.
Uma cidade resiliente é capaz de preparar-se, recuperar-se e adaptar-se aos choques e tensões. As cidades estão cada vez mais sendo confrontadas por choques, que envolvem eventos extremos naturais ou provocados pelo homem e resultam em perda de vidas e ferimentos, perdas e impactos materiais, econômicos e/ou ambientais. Estes choques podem incluir, mas não se limitam a, as enchentes, terremotos, furacões, incêndios florestais, erupções vulcânicas, pandemias, derramamentos e explosões de produtos químicos, terrorismo, quedas de energia, crises financeiras, ataques cibernéticos e conflitos.
Uma cidade resiliente também é capaz de administrar e minimizar as contínuas tensões humanas e naturais em uma cidade relacionadas à degradação ambiental (por exemplo, baixa qualidade do ar e da água), à desigualdade social (por exemplo, pobreza crônica e falta de moradia) e à instabilidade econômica (por exemplo, inflação rápida e desemprego persistente) que causam impactos negativos persistentes em uma cidade. A preparação de uma cidade pode ser caracterizada desenvolvendo uma compreensão detalhada dos riscos para a cidade, tomando medidas para reduzir a vulnerabilidade e exposição e aprimorando a conscientização e a participação de indivíduos, famílias e empresas.
Uma cidade resiliente é capaz de recuperar-se de choques e tensões em tempo hábil e de maneira eficaz, com foco em garantir a continuidade ou a rápida restauração dos serviços urbanos, ...