22/01/2020 - Equipe Target
Os fornos micro-ondas e combinados
A IEC 60335-2-25:2020 - Household and similar electrical appliances - Safety - Part 2-25: Particular requirements for microwave ovens, including combination microwave ovens trata da segurança de fornos micro-ondas para uso doméstico e similar, com tensão nominal não superior a 250 V. Essa norma também trata dos fornos micro-ondas combinados, para os quais o Anexo AA é aplicável. Esta norma também trata de fornos de micro-ondas destinados a serem utilizados a bordo de navios, para os quais o Anexo BB é aplicável.
Os aparelhos não destinados ao uso doméstico normal, mas que, no entanto, podem ser uma fonte de perigo para o público, como aparelhos destinados a leigos em lojas, indústrias leves e fazendas, estão dentro do escopo desta norma. No entanto, se o aparelho se destinar a ser utilizado profissionalmente para processar alimentos para fins comerciais não será considerado apenas para uso doméstico e similar.
Na medida do possível, esta norma lida com os riscos comuns apresentados pelos aparelhos encontrados por todas as pessoas dentro e fora de casa. Contudo, em geral, não leva em consideração as pessoas (incluindo crianças) cujas capacidades físicas, sensoriais ou mentais ou falta de experiência e conhecimento os impedem de usar o aparelho com segurança, sem supervisão ou instrução. Igualmente, crianças brincando com o aparelho. Chama-se atenção para o fato de que para aparelhos destinados a serem utilizados em veículos ou a bordo de navios ou aeronaves podem ser necessários requisitos adicionais.
Em muitos países, requisitos adicionais são especificados pelas autoridades sanitárias nacionais, pelas autoridades nacionais responsáveis pela proteção do trabalho e por autoridades similares. Esta norma não se aplica a fornos comerciais de micro-ondas (IEC 60335-2-90); equipamento industrial de aquecimento por micro-ondas (IEC 60519-6); aparelhos para uso medicinal (IEC 60601); aparelhos destinados a serem utilizados em locais onde prevalecem condições especiais, como a presença de uma atmosfera corrosiva ou explosiva (poeira, vapor ou gás).
Esta sétima edição cancela e substitui a sexta edição publicada em 2010, as alterações 1:2014 e 2:2015. Esta edição constitui uma revisão técnica. Inclui as seguintes alterações significativas em relação à sexta edição: 11.7 e 19.13 foram aprimorados para mais clareza; em 19.102, uma nota é convertida em texto normativo; 19.101 foi aprimorado com um método de medição alternativo; 22.121 foi aprimorado com requisitos para ativação simultânea de elementos de aquecimento e motores; 15.2, 15.101, 21, 22.102, 22.112, 22.119, 22.120, 24.101 e 27.1 foram melhorados para mais clareza.
O anexo A apresentou melhorias editoriais e limites viáveis de desvios. Esta parte 2 deve ser usada em conjunto com a última edição da IEC 60335-1 e suas emendas. Foi estabelecido com base na quinta edição (2010) dessa norma.
Conteúdo da norma
PREFÁCIO.... ........................ 4
INTRODUÇÃO.................. 7
1 Escopo........................... 8
2 Referências normativas... ..... 9
3 Termos e definições............. ...... 9
4 Requisito geral...................... ..... 10
5 Condições gerais para os ensaios.......... 10
6 Classificação.................. ............... 10
7 Marcação e instruções.................. 10
8 Proteção contra acesso a partes vivas...... 12
9 Partida de aparelhos a motor............ 13
10 Entrada e corrente de energia..... .. 13
11 Aquecimento......... ....................... 13
12 Vazio...... ............................. 13
13 Corrente de vazamento e força elétrica à temperatura operacional.... 13
14 Sobretensões transitórias.................... .13
15 Resistência à umidade................. ...... 14
16 Corrente de fuga e força elétrica................. 15
17 Proteção contra sobrecarga de transformadores e circuitos associados................ 16
18 Resistência................ ................... 16
19 Operação anormal...................... ...... 16
20 Estabilidade e riscos mecânicos................. 18
21 Resistência mecânica.......................... ..... 18
22 Construção........................ ................ 20
23 Fiação interna................... ............... 26
24 Componentes.................... ................ 26
25 Conexão de alimentação e cabos flexíveis externos................... 27
26 Terminais para condutores externos.............................. 27
27 Provisão para aterramento........................... .... 27
28 Parafusos e conexões.................................. 27
29 Folgas, distâncias de fluência e isolamento sólido.. ........... 27
30 Resistência ao calor e ao fogo............................... 27
31 Resistência à ferrugem......................... ..... 27
32 Radiação, toxicidade e perigos similares............ 27
Anexos......... ............................ 30
Anexo A (informativo) Ensaios de rotina........................ 30
Anexo AA (normativo) Fornos micro-ondas combinados.. ................ 32
Anexo BB (normativo) Fornos micro-ondas destinados a serem utilizados a bordo de navios................. 34
Bibliografia............ ....................... 36
Figura 101 - Haste de ensaio para ocultação de intertravamentos............. 28
Figura 102 - Gabinete de ensaio, incluindo superfície de trabalho, posição do funil e exemplo para direção de inclinação.................. 28
Figura 103 - Gabinete de ensaio incluindo placa de separação, posição do funil e exemplo para direção de inclinação.................. 29
Foi assumido na redação desta norma que a execução de suas disposições é confiada a pessoas adequadamente qualificadas e experientes. Esta norma reconhece o nível de proteção internacionalmente aceito contra riscos como elétrico, mecânico, térmico, incêndio e radiação de aparelhos quando operados normalmente e usado levando em consideração as instruções do fabricante. Também abrange situações anormais que podem ser esperadas na prática e leva em consideração a maneira pela qual os fenômenos eletromagnéticos podem afetar a operação segura dos aparelhos.
Esta norma leva em consideração os requisitos da IEC 60364, tanto quanto possível, para que haja compatibilidade com as regras de fiação quando o dispositivo estiver conectado à rede elétrica. No entanto, as regras nacionais de fiação podem diferir. Se um dispositivo dentro do escopo desta norma também incorporar funções cobertas por outra parte 2 da IEC 60335, a parte relevante 2 será aplicada a cada função separadamente, na medida do razoável. Se aplicável, a influência de uma função na outra é levada em consideração.
Quando um padrão da parte 2 não inclui requisitos adicionais para cobrir os riscos tratados na parte 1, a parte 1 se aplica. Isso significa que os comitês técnicos responsáveis pelas normas da parte 2 determinaram que não é necessário especificar requisitos específicos para o dispositivo em questão, além dos requisitos gerais. Essa norma é da família de produtos que trata da segurança de aparelhos e tem precedência sobre as normas horizontais e genéricas que abrangem o mesmo assunto.
As normas horizontais e genéricas que cobrem um risco não são aplicáveis, pois foram levadas em consideração no desenvolvimento dos requisitos gerais e particulares da série de normas IEC 60335. Por exemplo, no caso de requisitos de temperatura para superfícies em muitos aparelhos, padrões genéricos, como ISO 13732-1 para superfícies quentes, não são aplicáveis ??além dos padrões da Parte 1 ou da Parte 2.
Um aparelho que esteja em conformidade com o texto desta norma não será necessariamente considerado em conformidade com os princípios de segurança da norma se, quando examinado e testado, for encontrado outros recursos que prejudiquem o nível de segurança coberto por esses requisitos. Um aparelho que utilize materiais ou possua formas de construção diferentes daquelas detalhadas nos requisitos desta norma pode ser examinado e testado de acordo com a intenção dos requisitos e, se considerado substancialmente equivalente, pode ser considerado em conformidade com a norma.
FONTE: Equipe Target