Text page

IEC 60335-2-9: a segurança de aparelhos eletrodomésticos

Essa norma internacional, editada em 2019 pela (IEC), trata da segurança de aparelhos eletrodomésticos portáteis para uso doméstico e similares que têm uma função de cozimento, como assar, cozer e grelhar, sendo que sua tensão nominal não pode ser superior a 250 V.

03/07/2019 - Equipe Target

A segurança de grelhas, torradeiras e aparelhos de cozedura portáteis

A IEC 60335-2-9:2019 - Household and similar electrical appliances - Safety - Part 2-9: Particular requirements for grills, toasters and similar portable cooking appliances trata da segurança de aparelhos eletrodomésticos portáteis para uso doméstico e similares que têm uma função de cozimento, como assar, cozer e grelhar, sendo que sua tensão nominal não pode ser superior a 250 V. Exemplos de aparelhos que estão dentro o escopo desta norma são: churrasqueiras para uso interno; panificadoras; aparelhos de algodão doce; grelhas de contato (grelhadores); fogões; desidratadores de alimentos; pratos para aquecer;  fogão elétrico de indução; pipoqueiras; fornos portáteis; grelhadoras; grades radiantes; torradores; grades rotativas; rotisseries; torradeiras; ferros para waffle.

Os aparelhos destinados ao uso doméstico e similar e que também podem ser usados por leigos em lojas, na indústria leve e em fazendas, estão dentro do escopo desta norma. No entanto, se o aparelho se destina a ser usado profissionalmente para processar alimentos para consumo comercial, o aparelho não é considerado apenas para uso doméstico e similar. Tanto quanto praticável, esta norma trata dos perigos comuns apresentados pelos aparelhos que são encontrados por todas as pessoas dentro e ao redor da casa.

Contudo, em geral, não leva em consideração as pessoas (incluindo crianças) cujas capacidades físicas, sensoriais ou mentais ou a falta de experiência e conhecimento os impede de usar o aparelho com segurança, sem supervisão ou instrução; crianças brincando com o aparelho. Chama-se a atenção para o fato de: para aparelhos destinados a serem utilizados em veículos ou a bordo de navios ou aeronaves, poderão ser necessários requisitos adicionais; em muitos países, os requisitos adicionais são especificados pelas autoridades nacionais de saúde, pelas autoridades nacionais responsáveis pela proteção das autoridades trabalhistas e similares.

Esta norma não se aplica a: fornos estacionários e grelhas estacionárias (IEC 60335-2-6); placas aquecedoras (IEC 60335-2-12); frigideiras e fritadeiras (IEC 60335-2-13); fornos de micro-ondas (IEC 60335-2-25); churrasqueiras para uso externo (IEC 60335-2-78); aparelhos destinados a queima de carburantes ou combustíveis similares; aparelhos destinados a restauração comercial; aparelhos destinados a serem utilizados em locais onde prevalecem condições especiais, tais como a presença de uma atmosfera corrosiva ou explosiva (poeira, vapor ou gás).

Esta sétima edição cancela e substitui a sexta edição publicada em 2008, Emenda 1:2012 e Emenda 2:2016. Esta edição constitui uma revisão técnica e inclui as seguintes alterações técnicas significativas em relação à edição anterior: alinha o texto com a IEC 60335-1, Ed 5 e suas emendas 1 e 2; revisa os ensaios anormais para uma torradeira (19.11.2, 19.102). Esta parte 2 deve ser usada em conjunto com a última edição da IEC 60335-1 e suas emendas. Foi estabelecido com base na quinta edição (2010) desse padrão.

Conteúdo da norma

PREFÁCIO.. ........................ 4

INTRODUÇÃO..... .................. 7

1 Escopo.... ............................ 8

2 Referências normativas........ ..... 9

3 Termos e definições............ ...... 9

4 Requisito geral.................... ..... 14

5 Condições gerais para os ensaios......... 14

6 Classificação...................... ............... 14

7 Marcação e instruções........................... 14

8 Proteção contra o acesso a partes energizadas.................. 16

9 Partida de aparelhos a motor................................ 17

10 Entrada de energia e corrente........................... .. 17

11 Aquecimento....................... ........................ 17

12 Vazio....................... ............................. 21

13 Corrente de fuga e resistência elétrica à temperatura de operação................. 21

14 Sobretensões transitórias................................ 22

15 Resistência à umidade............................ ...... 22

16 Corrente de fuga e resistência elétrica.................. 23

17 Proteção contra sobrecarga de transformadores e circuitos associados....................... 24

18 Resistência............. ................... 24

19 Operação anormal...................... 24

20 Estabilidade e riscos mecânicos...................... 26

21 Resistência mecânica.......................... ..... 26

22 Construção.......................... ................ 27

23 Cablagem interna............................... ............... 30

24 Componentes.................................. ................ 30

25 Conexão de alimentação e cabos flexíveis externos................. 31

26 Terminais para condutores externos.............................. 32

27 Provisão para aterramento.................................... .... 32

28 Parafusos e conexões....................................... 32

29 Folgas, distâncias de escoamento e isolamento sólido........... ........... 32

30 Resistência ao calor e fogo................................... 32

31 Resistência à ferrugem..................................... ..... 33

32 Radiação, toxicidade e riscos semelhantes.................. 33

Anexos............................. ............................ 40

Anexo C (normativo) Ensaio de envelhecimento em motores........... 41

Anexo R (normativo) Avaliação de software.......................... 42

Bibliografia................................ ....................... 43

Figura 103 - Vaso para ensaio de placas de aquecimento................ 37

Figura 104 - Vaso para ensaio de placas de indução................... 37

Figura 105 - Sonda para medição de temperaturas superficiais. ............. 38

Figura 106 - Vista frontal do aparelho com identificação das áreas excluídas.............. 39

Tabela 101 - Quantidade de líquido no vaso........................ 10

Tabela 102 - Aumento de temperatura para superfícies externas.............. 19

Foi assumido na elaboração desta norma que a execução de suas disposições é confiada a pessoas devidamente qualificadas e experientes. Esta norma reconhece o nível de proteção internacionalmente aceito contra riscos como como elétrico, mecânico, térmico, contra incêndio e radiação de aparelhos quando operados em uso normal, tendo em conta as instruções do fabricante. Ela também cobre as situações que podem ser esperadas na prática e leva em consideração a maneira pela qual os fenômenos eletromagnéticos podem afetar a operação segura de aparelhos.

Esta norma leva em consideração os requisitos da norma IEC 60364 tanto quanto possível para que haja compatibilidade com as regras de fiação quando o aparelho está conectado à fonte de energia elétrica. No entanto, as regras nacionais de fiação podem ser diferentes. Se um aparelho dentro do escopo desta norma também incorpora as funções que são cobertas por outra parte 2 da IEC 60335, a parte relevante 2 é aplicada a cada função separadamente, tanto quanto é razoável. Se aplicável, a influência de uma função sobre a outra deve ser considerada. Quando uma norma da parte 2 não inclui requisitos adicionais para cobrir os perigos tratados na Parte 1, essa deve ser aplicada. Isso significa que os comités técnicos responsáveis pelas normas da parte 2 determinaram que é não é necessário especificar requisitos específicos para o aparelho em questão para além dos requisitos.

Esta norma é uma norma da família de produtos que lida com a segurança de aparelhos e leva precedência sobre as normas horizontais e genéricas cobrindo o mesmo assunto. As normas horizontais e genéricas cobrindo um perigo não são aplicáveis desde que foram considerados ao desenvolver os requisitos gerais e particulares para a série de normas IEC 60335. Para exemplo, no caso de requisitos de temperatura para superfícies em muitos aparelhos, as normas genéricas, como a ISO 13732-1 para superfícies quentes, não são aplicáveis além das normas da parte 1 ou parte 2.

Um aparelho que esteja em conformidade com o texto desta norma não será necessariamente considerado como estar cumprindo os princípios de segurança da norma se, quando examinado e ensaiado, se verificar que possui outras características que prejudiquem o nível de segurança coberto por esses requisitos. Um aparelho que utilize materiais ou tenha formas de construção diferentes dos que estão nos requisitos desta norma podem ser examinados e ensaiados de acordo com a intenção dos seus requisitos e, se forem considerados substancialmente equivalentes, podem ser considerados de acordo com a norma.

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2: Requisitos particulares para ferros elétricos de passar roupa (IEC 60335-2-3:1993 MOD)
NBRNM60335-2-3 de 03/2005

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2: Requisitos particulares para ferros elétricos de passar roupa (IEC 60335-2-3:1993 MOD)

Aparelho eletrodoméstico fixo de aquecimento instantâneo de água - Determinação da eficiência energética
NBR15001 de 11/2003

Aparelho eletrodoméstico fixo de aquecimento instantâneo de água - Determinação da eficiência energética

Cabos e cordões flexíveis com isolação extrudada de polietileno clorossulfonado (CSP) para tensões até 500 V — Requisitos de desempenho
NBR14633 de 02/2015

Cabos e cordões flexíveis com isolação extrudada de polietileno clorossulfonado (CSP) para tensões até 500 V — Requisitos de desempenho

Diretrizes de ensaios para a determinação de ruído acústico de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2: Requisitos particulares para secadores de cabelo
NBR13910-2-2 de 07/1998

Diretrizes de ensaios para a determinação de ruído acústico de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2: Requisitos particulares para secadores de cabelo

Aparelhos eletrodomésticos e similares - Segurança - Parte 2-6: Requisitos particulares para fogões estacionários, fogões de mesa, fornos e aparelhos similares
NBRIEC60335-2-6 de 12/2012

Aparelhos eletrodomésticos e similares - Segurança - Parte 2-6: Requisitos particulares para fogões estacionários, fogões de mesa, fornos e aparelhos similares

Diretrizes de ensaios para a determinação de ruído acústico de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 1: Requisitos gerais
NBR13910-1 de 07/1997

Diretrizes de ensaios para a determinação de ruído acústico de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 1: Requisitos gerais

Aparelhos eletrodomésticos e aparelhos elétricos similares - Segurança - Parte 2-76: Requisitos específicos para eletrificadores de cerca
NBRIEC60335-2-76 de 12/2007

Aparelhos eletrodomésticos e aparelhos elétricos similares - Segurança - Parte 2-76: Requisitos específicos para eletrificadores de cerca

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2-34: Requisitos particulares para motocompressores (IEC 60335-2-34:1993 - 3ª edição, MOD)
NBRNM60335-2-34 de 01/2007

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2-34: Requisitos particulares para motocompressores (IEC 60335-2-34:1993 - 3ª edição, MOD)

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2: Requisitos particulares para ferramentas móveis de aquecimento e aparelhos similares (IEC 60335-2-45:1996, MOD)
NBRNM60335-2-45 de 11/2004

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2: Requisitos particulares para ferramentas móveis de aquecimento e aparelhos similares (IEC 60335-2-45:1996, MOD)

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2-102: Requisitos particulares para aparelhos de combustão a gás, óleo ou combustíveis sólidos providos de conexões elétricas (IEC 60335-2-102:2009 - edição 1.1, MOO)
NBRNM60335-2-102 de 03/2013

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2-102: Requisitos particulares para aparelhos de combustão a gás, óleo ou combustíveis sólidos providos de conexões elétricas (IEC 60335-2-102:2009 - edição 1.1, MOO)

Diretrizes de ensaios para a determinação de ruído acústico de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2: requisitos particulares para refrigeradores, congeladores, combinados e similares
NBR13910-2-1 de 07/1997

Diretrizes de ensaios para a determinação de ruído acústico de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2: requisitos particulares para refrigeradores, congeladores, combinados e similares

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 1: Requisitos gerais (IEC 60335-1:2006 - edição 4.2, MOD)
NBRNM60335-1 de 06/2010

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 1: Requisitos gerais (IEC 60335-1:2006 - edição 4.2, MOD)

Aparelhos eletrodomésticos e similares - Segurança - Parte 2-42: Requisitos particulares para fornos elétricos à convecção forçada, cozedores a vapor e fornos combinados
NBRIEC60335-2-42 de 07/2013

Aparelhos eletrodomésticos e similares - Segurança - Parte 2-42: Requisitos particulares para fornos elétricos à convecção forçada, cozedores a vapor e fornos combinados

Diretrizes de ensaios para a determinação de ruído acústico de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2: Requisitos particulares para liquidificadores
NBR13910-2-3 de 07/1998

Diretrizes de ensaios para a determinação de ruído acústico de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 2: Requisitos particulares para liquidificadores

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Segurança - Parte 2-5: Requisitos particulares para máquinas de lavar louça
NBRIEC60335-2-5 de 07/2012

Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Segurança - Parte 2-5: Requisitos particulares para máquinas de lavar louça

Diretrizes de ensaios para a determinação de ruído acústico de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 3: Procedimentos para a determinação e verificação de valores declarados de emissão sonora
NBR13910-3 de 07/1998

Diretrizes de ensaios para a determinação de ruído acústico de aparelhos eletrodomésticos e similares - Parte 3: Procedimentos para a determinação e verificação de valores declarados de emissão sonora