A responsabilidade ambiental é um aspecto fundamental perante o mercado consumidor. A sociedade está disposta a pagar por produtos que sejam considerados "limpos ambientalmente", ou seja, que além de apresentarem boa qualidade, possuam uma linha de produção que não degrada o ambiente natural.
A recém-publicada norma internacional ISO 14004 (Environmental management systems -- General guidelines on principles, systems and support techniques) fornece uma orientação para a implantação, execução, manutenção e melhoria do Sistema de Gestão Ambiental da empresa e de sua coordenação com os outros Sistemas de Gestão.
O SGA - Sistema de Gestão Ambiental é adotado por inúmeras organizações e pode ser definido como um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais. Esse conjunto leva em conta a saúde e a segurança das pessoas, além da proteção do meio ambiente, por meio da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação e desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida de um produto.
A sociedade em geral está cada vez mais exigente e crítica no que diz respeito a danos ambientais e à poluição provenientes de empresas e atividades. Organizações não-governamentais estão sempre mais vigilantes, exigindo o cumprimento da legislação ambiental, a minimização de impactos, a reparação de danos ambientais ou impedindo a implantação de novos empreendimentos ou atividades.
Sendo assim, é extremamente importante o investimento das organizações na preservação do meio ambiente. Pequenas e médias empresas também podem utilizar o SGA, pois quanto menor for a indústria, mais fácil o planejamento das diversas etapas de implantação e menor o custo de monitoramento.