16/01/2019 - Equipe Target
NBR 16285 de 12/2018: a especificação de bobinas e chapas finas de aços
A NBR 16285 de 12/2018 - Bobinas e chapas de aço multiconstituído, de alta resistência mecânica, laminadas a frio — Especificação estabelece os requisitos para encomenda, fabricação e fornecimento de bobinas e chapas finas de aços multiconstituídos, laminadas a frio, com espessuras compreendidas entre 0,50 mm e 3,00 mm, inclusive os limites. Os aços multiconstituídos se caracterizam por apresentar boa relação entre resistência mecânica e estampabilidade, com capacidade de absorção de energia, propiciando que estes aços sejam indicados para a fabricação de peças estruturais e de reforço.
Clique nos links para acessar algumas dúvidas relacionadas a essa norma GRATUITAMENTE no Target Genius Respostas Diretas:
Quais os requisitos de composição química, % em massa?
Devem ser observados os requisitos aplicáveis às bobinas e chapas, laminadas a frio de acordo com a NBR 11888. Os requisitos ali mencionados – gerais para encomenda, fabricação, acabamento, superfície, inspeção, amostragem, ensaios, embalagem, marcação, certificado, aceitação e rejeição, tolerâncias dimensionais e de forma – completam esta norma. Entretanto, se houver
As bobinas e chapas, laminadas a frio, produzidas de acordo com esta norma, podem ser classificadas conforme a microestrutura, que define características específicas quanto à aplicação, além de serem classificadas conforme o limite de resistência (LR) mínimo. Os sufixos B e HE indicam aços com características especiais para dobramento e expansão de furo (flangeamento de borda), respectivamente.
As bobinas e chapas, laminadas a frio, produzidas de acordo com esta norma, cuja microestrutura seja predominantemente ferrita-bainita (FB), podem ser fornecidas no grau FB600. As bobinas e chapas, laminadas a frio, produzidas de acordo com esta norma, cuja microestrutura seja predominantemente ferrita-martensita (DP), podem ser fornecidas nos graus DP450, DP500, DP600, DP700, DP800, DP1000 e DP1000-B.
As bobinas e chapas, laminadas a frio, produzidas de acordo com esta norma, cuja microestrutura seja constituída principalmente de ferrita-bainita, mas com outros constituintes, como martensita, martensita revenida, austenita retida e perlita, podendo estar presentes em pequenas quantidades (CP), e serem fornecidos nos graus CP1000-B e CP1000-HE. As bobinas e chapas, laminadas a frio, produzidas de acordo com esta Norma, cuja microestrutura seja constituída principalmente de ferrita, bainita e austenita retida (TRIP), podem ser fornecidas nos graus TRIP700 e TRIP800.
As bobinas e chapas, laminadas a frio, produzidas de acordo com esta Norma, cuja microestrutura seja predominantemente martensítica (MT) e com pequenas frações de ferrita e bainita, podem ser fornecidas no grau MT1200. Pode-se dizer que os aços multiconstituídos são aços que possuem a microestrutura formada por uma matriz ferrítica, na qual estão distribuídos constituintes duros, como a martensita, bainita ou martensita-austenita (MA), contendo ainda frações de austenita retida e carbonetos dispersos. Entre esses aços destacam-se os aços TRIP e bifásicos (Dual Phase), este último constituído essencialmente de ferrita e martensita (ou constituinte MA).
São aços que aliam elevada resistência com boa ductilidade, cujas principais aplicações são encontradas na indústria automobilística, dada a redução de peso aliada a um ganho de resistência mecânica que estes conferem, além de excelente capacidade de absorção de impacto e conformidade. Assim, as bobinas e chapas finas a frio de aços multiconstituídos estão sujeitas ao fenômeno de envelhecimento, que se manifesta por meio do aumento do limite de escoamento (LE) e da diminuição do alongamento, prejudicando a ductilidade do material.
O envelhecimento é fortemente afetado pelo tempo e temperatura em que as bobinas e chapas são submetidas durante o transporte e armazenamento até o processo de conformação. As propriedades mecânicas indicadas nas tabelas 2 e 3 (disponíveis na norma) não podem ultrapassar os limites especificados nesta norma, nem apresentar defeitos causados por envelhecimento, por um período de seis meses contados a partir da data disponível para entrega do produto, desde que armazenado em temperaturas inferiores a 40°C.
As bobinas devem ser oleadas com um óleo compatível com o processo posterior, onde não pode haver a ocorrência de manchas ou oxidação até o prazo de seis meses a partir da emissão da nota fiscal. Os materiais fornecidos nesta norma podem ser soldados utilizando métodos e procedimentos específicos uma vez que são aços com microestrutura sensíveis ao calor. Deve-se observar que a soldabilidade dos aços não depende somente da composição química do material, mas também das medidas, da forma, do projeto da obra e das condições de realização da soldagem.
Quanto ao efeito BH (Bake-Hardening), as bobinas e chapas de aço DP, TRIP e CP1000-B apresentam o fenômeno de endurecimento em estufa (bake hardening), com tratamento a 170°C por 20 min, após pré-deformação de 2 %. O efeito BH é medido pela elevação do Limite de Escoamento (LE) é medida após deformação de 2 % e tratamento térmico (170° C durante 20 min). O ensaio de tração é realizado à temperatura ambiente, conforme NBR 6673, NBR ISO 6892-1 e figura abaixo.
Clique na imagem acima para uma melhor visualização
As bobinas e chapas produzidas de acordo com esta norma estão adequadas para receber tratamento superficial, como pintura ou revestimento anticorrosivos metálicos por eletrodeposição. Para a ordem de compra, além das informações relacionadas na NBR 11888, pode-se especificar o revestimento conforme a NBR 14964.
Os requisitos de marcação, identificação e embalagem devem atender ao estabelecido na NBR 11888. As exigências relacionadas à inspeção e ao recebimento devem estar de acordo com a NBR 11888.
FONTE: Equipe Target