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A qualidade dos livros didáticos

O que é sujidade contínua, impedindo a leitura? O que são sujidades dispersas impedindo a leitura? O que deve ser feito em relação à cor diferente da especificada, impressão clara ou impressão escura? Por que verificar a distância entre a lombada e a mancha e entre a mancha e o corte trilateral? Como verificar a presença de rugas e dobras? Essas questões estão sendo mostradas no texto sobre os defeitos de impressão dos livros didáticos.

04/07/2018 - Equipe Target

Série NBR 15201 de 06/2018: os defeitos de impressão dos livros didáticos

O livro pode ser considerado um dos mais importantes produtos da indústria gráfica, principalmente pelo seu valor social, como difusor de cultura e educação, além de ser uma das ferramentas mais importantes da educação. Como tal, convém que sua qualidade atenda às necessidades de estudantes, professores, escolas e sociedade. Portanto, zelar por sua apresentação e por sua durabilidade é de interesse da sociedade.

Para a obtenção de um bom produto, a especificação clara e inequívoca é de fundamental importância e pode ser a base para obter exigências sobre determinadas características. Estas normas classificam os defeitos em um livro didático acabado. Portanto, durante o processo produtivo de livros, recomenda-se que a editora e a gráfica façam uso de análises de insumos, matérias-primas e processos, por meio das normas técnicas específicas do processo de produção gráfica.

A NBR 15201-1 de 06/2018 - Tecnologia gráfica - Livro didático - Parte 1: Classificação de defeitos de impressão e de pós-impressão classifica os principais defeitos de impressão e pós-impressão em livros didáticos. Esta norma aplica-se aos livros didáticos confeccionados com papel e que tenham capa flexível. A NBR 15201-2 de 06/2018 - Tecnologia gráfica - Livro didático - Parte 2: Procedimento para avaliação e identificação de defeitos estabelece o procedimento para avaliação e identificação dos principais defeitos de impressão e pós-impressão dos livros didáticos.

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O que é sujidade contínua, impedindo ou dificultando a leitura?

O que são sujidades dispersas impedindo a leitura?

O que deve ser feito em relação à cor diferente da especificada, impressão clara ou impressão escura?

Por que verificar a distância entre a lombada e a mancha e entre a mancha e o corte trilateral?

Como verificar a presença de rugas e dobras?

Algumas definições quanto aos defeitos relativos à impressão são importantes. O decalque é a transferência indesejada de tinta de uma folha impressa para outra, a deformação do texto é a distorção do texto em relação em relação à fonte utilizada, causada, normalmente, por excesso de tinta, a falha de impressão é a área em que não aparece a impressão, a impressão fora de registro é o desvio da justaposição das cores, a imagem reimpressa ocorre quando uma imagem indesejada é impressa sobre a outra e este defeito é também caracterizado pela utilização indevida de papel maculatura (conhecido como ‘mala’), as sujidades são qualquer marca que não faça parte da arte, como respingos de tinta ou outras substâncias, manchas por manuseio durante a impressão, velaturas, entre outras.

Já a impressão diferente da especificada é qualquer impressão que apresente variação significativa de cor, quando comparada visualmente com a amostra-padrão, a impressão mais clara é qualquer impressão que apresente variação significativa de tonalidade para mais claro, quando comparada visualmente com a amostra padrão, a impressão mais escura é qualquer impressão que apresente variação significativa de tonalidade para mais escuro, quando comparada visualmente com a amostra-padrão que é o livro impresso ou boneco do livro assinalado como padrão a ser seguido na produção, em termos de padrão de cor e conteúdo.

Os defeitos em livros didáticos são classificados de acordo ao tipo e quanto à sua gravidade. Os tipos de defeitos estão listados na Tabela 1 (disponível na norma). Os procedimentos para avaliação e identificação dos principais defeitos de impressão e pós-impressão estão estabelecidos na NBR 15201-2.

Quanto à gravidade, os livros didáticos são classificados conforme a seguir: defeito crítico (A): defeito que impede a utilização total ou de parte do livro; defeito grave (B): defeito que afeta a utilização atual ou futura do livro ou de parte dele; e defeito tolerável (C): defeito que não afeta a utilização do livro.

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Deve-se verificar a ocorrência de decalque, deformação do texto, falha de impressão e impressão fora de registro nas capas e no miolo do livro. A presença de decalque, deformação do texto, falha de impressão e impressão fora de registro pode impedir, dificultar ou não afetar a leitura, conforme caracterizado a seguir: impede a leitura: situação em que é impossível ler o texto ou reconhecer as ilustrações; dificultar a leitura: situação em que há certo grau de dificuldade para ler o texto ou reconhecer as ilustrações; não afeta a leitura: situação em que não há dificuldade para ler o texto ou reconhecer as ilustrações.

A amostragem dos livros para análise deve ser feita de acordo com a NBR 5426. O procedimento para o decalque deve inclui uma análise a ser realizada em todas as amostras para um dado título. Para cada amostra, executar o procedimento descrito. Examinar as capas e o miolo, página por página, verificando a presença de decalque.

Onde ocorrer o decalque, verificar se este impede, dificulta ou não afeta a leitura. Elaborar uma planilha de modo que, para cada decalque encontrado, seja registrado o seguinte: local: capas e/ou miolo e, no caso deste último, número da página; situação: impede, dificulta ou não afeta a leitura; classificação: conforme a NBR 15201-1.

Para cada exemplar analisado, apresentar o número de decalques em cada classificação. O resultado deve ser acompanhado de planilha. Para a deformação do texto, esta análise deve ser realizada em todas as amostras para um dado título. Para cada amostra, executar o procedimento descrito conforme 3.4.1.2 a 3.4.1.4. Examinar as capas e o miolo, página por página, verificando a presença de deformação do texto.

Onde ocorrer a deformação do texto, verificar se esta impede, dificulta ou não afeta a leitura. Elaborar uma planilha de modo que, para cada deformação do texto encontrado, seja registrado o seguinte: local: capas e/ou miolo e, no caso deste último, número da página; situação: impede, dificulta ou não afeta a leitura; classificação: conforme a ABNT NBR 15201-1.

Para cada exemplar analisado, apresentar o número de deformações de texto em cada classificação. O resultado deve ser acompanhado de planilha conforme 3.4.1.4. Para a falha de impressão, a análise deve ser realizada em todas as amostras para um dado título. Para cada amostra, executar o procedimento descrito conforme 3.5.1.2 a 3.5.1.4.

Examinar as capas e o miolo, página por página, verificando a presença de falha de impressão. Onde ocorrer a falha de impressão, verificar se esta impede, dificulta ou não afeta a leitura. Elaborar uma planilha de modo que, para cada falha de impressão encontrada, seja registrado o seguinte: local: capas e/ou miolo e, no caso deste último, número da página; situação: impede, dificulta ou não afeta a leitura; classificação: conforme a NBR 15201-1.

Para cada exemplar analisado, apresentar o número de falhas de impressão em cada classificação. O resultado deve ser acompanhado de planilha conforme 3.5.1.4, Para a impressão fora de registro, a análise deve ser realizada em todas as amostras para um dado título. Para cada amostra, executar o procedimento descrito conforme a seguir 3.6.1.2 a 3.6.1.4.

Examinar as capas e o miolo, página por página, verificando a presença de impressão fora de registro. Onde ocorrer a impressão fora de registro, verificar se esta impede, dificulta ou não afeta a leitura.

Elaborar uma planilha de modo que, para cada impressão fora de registro encontrada, seja registrado o seguinte: local: capas e/ou miolo e, no caso deste último, número da página; situação: impede, dificulta ou não afeta a leitura; classificação: conforme a NBR 15201-1. Para cada exemplar analisado, apresentar o número de impressão fora de registro em cada classificação.

FONTE: Equipe Target

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