30/05/2018 - Equipe Target
NBR 6022 (NB61) de 05/2018: a apresentação de artigo em publicação periódica técnica e/ou científica
A NBR 6022 (NB61) de 05/2018 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação especifica os princípios gerais para elaboração e apresentação de elementos que constituem artigos em um periódico técnico e/ou científico.
Acesse algumas perguntas relacionadas a essa norma GRATUITAMENTE no Target Genius Respostas Diretas:
O artigo pode ser original ou de revisão. A estrutura de um artigo é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, especificados conforme o esquema abaixo.
Clique na imagem acima para uma melhor visualização
O título do artigo e o subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e no idioma do texto. Opcionalmente, pode-se incluir o título em outro idioma, inserido logo abaixo do título no idioma do texto.
O nome do autor deve ser inserido de forma direta: prenome (abreviado ou não) e sobrenome. Para mais de um autor, os nomes podem ser grafados na mesma linha, separados por vírgula, ou em linhas distintas. Deve constar o currículo sucinto de cada autor, com vinculação corporativa e endereço de contato.
Recomenda-se que os dados de vinculação e endereço constem em nota, com sistema de chamada próprio, diferente do sistema adotado para citações no texto. Algumas definições importantes. Artigo original é parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais, artigo técnico e/ou científico é parte de uma publicação, com autoria declarada, de natureza técnica e/ou científica, autor é uma (s) pessoa (s) física (s) responsável (eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento.
Já o autor entidade pode (m) ser instituição (ões), organização (ões), empresa (s), comitê (s), comissão (ões), evento (s), entre outros, responsáveis por publicações em que não se distingue autoria pessoal. Citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte, DOI (Digital Object Identifier) é um sistema (padrão) usado para identificar documentos digitais em redes de computador e elemento pós-textual é o que sucede e complementa o trabalho.
O elemento pré-textual é o que antecede o texto com informações que ajudam na sua identificação e utilização, elemento textual é parte do trabalho em que é exposta a matéria, glossário é uma lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições, ilustração pode ser um desenho, gravura ou imagem que acompanha um texto e legenda é um texto explicativo redigido de forma clara, concisa e sem ambiguidade, para descrever uma ilustração ou tabela. O resumo deve ser elaborado conforme a NBR 6028.
O resumo em outro idioma, se houver, deve suceder o resumo no idioma do documento. Datas de submissão e aprovação devem ser indicadas as datas (dia, mês e ano) de submissão e aprovação do artigo para publicação. A identificação e disponibilidade pode ser indicado o endereço eletrônico, DOI, suportes e outras informações relativas ao acesso do documento.
Os elementos textuais são a ordem dos elementos e deve ser conforme 5.2.1 a 5.2.3. A nomenclatura dos títulos dos elementos textuais fica a critério do autor. A introdução é a parte inicial do artigo na qual devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo. Desenvolvimento é a parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024.
Considerações finais são a parte final do artigo, na qual se apresentam as considerações correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses. Os elementos pós-textuais são a ordem dos elementos deve ser conforme 5.3.1 a 5.3.5. As referências devem ser conforme a NBR 6023. Apêndice deve ser identificado nesta ordem: a palavra Apêndice seguida de letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivo título, com o mesmo destaque tipográfico das seções primárias e centralizado, conforme a NBR 6024.
Utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 26 letras do alfabeto. Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.
Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme a NBR 10520, legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
As tabelas devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a NBR 10520.
FONTE: Equipe Target