Text page

ASME A17.1/CSA B44: código de segurança para elevadores e escadas rolantes

Essa norma, editada pela American Society of Mechanical Engineers (ASME) em 2016, aborda os elevadores, as escadas rolantes, as esteiras móveis e elevadores de material. Fornece os requisitos aplicáveis ao projeto, construção, instalação, operação, ensaio, inspeção, manutenção, alteração e reparo desses meios de transporte.

14/06/2017 - Equipe Target

A segurança de elevadores e escadas rolantes

A ASME A17.1/CSA B44-2016 - Safety Code for Elevators and Escalators (Bi-national standard with CSA B44) aborda os elevadores, as escadas rolantes, as esteiras móveis e elevadores de material. Fornece os requisitos aplicáveis ao projeto, construção, instalação, operação, ensaio, inspeção, manutenção, alteração e reparo desses meios de transporte.

Este código vem definindo a segurança em elevadores, escadas rolantes e equipamentos relacionados desde 1921. A17.1 foi harmonizado com a CSA B44 para fornecer uma solução abrangente para jurisdições em toda a América do Norte.

As principais mudanças e atualizações para a edição de 2016 incluíram os requisitos sísmicos para escadas rolantes; os elevadores de pessoal de propósito especial; os elevadores de cremalheira e pinhão; os elevadores de residência; os elevadores de material com dispositivos de transferência desconhecidos; e uma adição de requisitos de tampão elastomérico. Ela deve ser usada em conjunto com outros volumes da série A17 da ASME de padrões de segurança.

A aplicação cuidadosa destas normas técnicas de segurança A17 ajudará os usuários a cumprir os regulamentos aplicáveis em suas jurisdições, ao mesmo tempo em que alcançará os benefícios operacionais e de segurança a serem obtidos com as melhores práticas da indústria detalhadas dentro desses volumes. Ela se destina a qualquer pessoa envolvida na segurança de elevadores, escadas rolantes e meios de transporte relacionados, incluindo os responsáveis por: projeto, engenharia e fabricação; instalação, operação, ensaio, manutenção, alteração e reparo; inspeção; planos, contratos, administração, seguros e responsabilidade; propriedade, instalações e gerenciamento de planta; e resposta de emergência.

Um elevador ou ascensor é um sistema de transporte vertical projetado para levar as pessoas ou bens entre diferentes níveis. Pode ser usado tanto para subir ou descer em um edifício ou uma construção subterrânea, sendo compatível com peças de mecânicas, elétricas e eletrônicas que trabalham juntos para alcançar um meio seguro de mobilidade.

O elevador é uma máquina que está disponível em edifícios de apartamentos ou casas, que têm vários andares e serve como a principal rota de transporte de pessoas e de mercadorias, permitindo que por meio dele, para cima ou para baixo através dos andares para ter o edifício ou a casa em questão. O design dos elevadores é sempre vertical para cumprir satisfatoriamente com o objetivo de subir ou descer através o piso de um edifício.

O elevador é composto de elementos elétricos, mecânicos e electrónicos que, juntos, permitem a mobilidade pelo edifício ao mesmo tempo que garante uma circulação segura. A cabine é a parte em que as pessoas sobem ou descem os andares diferentes, em ambas suas dimensões dependem do tipo de edifício em causa, pois que geralmente em prédios de escritórios, ao contrário dos destinados a habitação familiar, elevadores, são realmente grande para suportar uma parte superior de pessoas movendo-se, basicamente, porque o trânsito de pessoas é mais importante durante todo o dia.

Dentro da cabine uma botoeira que contém botões marcados com diferentes pisos, mais um alarme e um botão de stop que usuários podem manipular a partir da cabine para evitar movimento do elevador está pronto. O elevador é acessado através de uma porta, que pode ser manual ou automática, abrindo de vez o elevador para no chão, enquanto isso, para manter que a segurança deste aparelho é que, se o elevador ainda não parou no andar que você quer tomar, porta manual não pode ser aberta, que tem um mecanismo que pode realizar o seu bloqueio.

Assim, a segurança é, portanto, uma base e uma questão muito importante em elevadores em seu projeto, sendo um tópico altamente desenvolvido até o mais ínfimo pormenor. Se houver falhas de contatos, em quase todos os elevadores sua marcha é parada para evitar acidentes.

Já o transporte por escadas rolantes e elevadores envolve a arquitetura dos edifícios, hoje já projetados prevendo as instalações dos mais modernos sistemas de transporte de cargas e pessoas. Sistemas informatizados controlam o acesso e movimentação destes meios de transporte.

Basicamente, existem cálculos envolvendo o trafego de pessoas, peso de cargas, velocidade e condições de instalação destes equipamentos. Em alguns sistemas mais sofisticados os elevadores já estão diretamente controlados por sistema de acesso comandado por catracas eletrônicas, cujo princípio de funcionamento condiciona o acesso de qualquer pessoa através de um crachá com código de barras o um simples chip, permite que o elevador mais próximo atenda aquela pessoa e já a conduz em seu andar de destino.

No caso de sistemas de transporte de materiais que é muito utilizado para depósitos automatizados, um código de barras fixado na embalagem do produto, já o conduz ao seu destino dentro do estoque através de esteiras transportadoras. No caso de elevadores para que se possa efetuar a automação, deve-se ter em mente algumas coisas: população do prédio, número de paradas dos elevadores, percurso dos elevadores, tipos de portas dos elevadores, capacidade das cabinas, velocidade dos elevadores, quantidade de elevadores e temporização de acionamento das portas. Todos esses parâmetros são considerados nos cálculos a fim de evitar as aglomerações no hall dos elevadores, na tomada de acesso a escadas e plataformas rolantes.

As escadas rolantes também são dotadas de meios de sensoriamento, para controlar peso, velocidade e manter seu acionamento em diferentes períodos de maior trafego, são os meios de transporte mais seguros utilizados em locais de grande trafego de pessoas como nos shoppings centers e com grande aplicação nas instalações do metro e estações ferroviárias. Sua manutenção, mais simples que os elevadores acabam sendo uma opção de menor custo.

Medidas de economia visando o consumo de energia estão sendo testados em alguns sistemas de escadas rolantes, a instalação de sensores de proximidade, onde ao invés da esteira ficar constantemente acionada, está só entrará em funcionamento com a aproximação de algum corpo, fazendo o sistema acionar em baixa velocidade e permanecer acionada até o final do percurso. Além disso, uma automação irá identificar novos acessos á esteira impedindo que a mesma pare no meio do percurso com pessoas no transporte.

Alguns parâmetros em comum com os elevadores devem ser adotados para o dimensionamento dos motores acionadores do equipamento: número de paradas, percurso e inclinação de esteira, capacidade de transporte , velocidade, tempo de transporte e fluxo de carga.

Assim como os elevadores, as escadas rolantes se fazem cada vez mais necessárias devido ao aumento no fluxo de pessoas nas grandes metrópoles. Esses equipamentos proporcionam facilidade de acesso aos diversos pavimentos das edificações por meio da sua elevada capacidade de tráfego. Assim que uma pessoa embarca em um degrau, o próximo degrau já se habilita ao transporte de mais um passageiro.

Essa característica é a explicação para sua ampla utilização em ambientes com grandes concentrações e poucos pavimentos como shoppings, metrôs e aeroportos. Basicamente, a escada rolante é um sistema no qual degraus são deslocados em um circuito fechado sobre um plano inclinado e a força necessária é oriunda de um motor de acionamento. Esse motor aciona, por meio de correntes, um conjunto de degraus interligados e o conjunto do corrimão. Esse sistema é projetado num plano inclinado e sustentado por uma estrutura metálica rígida treliçada.

O sistema de guiamento dos degraus é fabricado sobre esta treliça. Os degraus guiados são dispostos por meio de um ciclo sem fim. A escada rolante, em todos os seus subsistemas, é um equipamento complexo e que abriga diversificada tecnologia. Assim como em qualquer equipamento, pesquisadores especialistas na área de transporte vertical atualizam componentes e novas funcionalidades são apresentadas a cada novo estudo. Em consequência, como em qualquer meio de transporte, imperícia e imprudência podem, também, ocorrer na utilização das escadas rolantes provocando acidentes. Crianças e idosos necessitam de atenção especial para a utilização de uma escada rolante.

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Elevadores hidráulicos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação
NBRNM267 de 07/2002

Elevadores hidráulicos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação

Cabos de aço - Requisitos
NBRISO2408 de 09/2019

Cabos de aço - Requisitos

Elevadores elétricos e hidráulicos — Elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca — Requisitos de segurança para construção e instalação
NBR14712 de 09/2013

Elevadores elétricos e hidráulicos — Elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca — Requisitos de segurança para construção e instalação

Elevadores elétricos de passageiros — Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas - Com a finalidade de atender o prazo de não exigência esta Norma continua sendo válida até 02.07.2022
NBR16042 de 12/2020

Elevadores elétricos de passageiros — Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas - Com a finalidade de atender o prazo de não exigência esta Norma continua sendo válida até 02.07.2022

Elevadores de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação - Requisitos particulares para a aacessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência
NBRNM313 de 07/2007

Elevadores de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação - Requisitos particulares para a aacessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência

Elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida - Requisitos de segurança para construção e instalação
NBR12892 de 05/2009

Elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida - Requisitos de segurança para construção e instalação

Requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores - Elevadores existentes - Requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas
NBR15597 de 07/2010

Requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores - Elevadores existentes - Requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas

Elevadores e escadas rolantes - Inspetores de elevadores e escadas rolantes - Qualificação
NBR14364 de 08/1999

Elevadores e escadas rolantes - Inspetores de elevadores e escadas rolantes - Qualificação

Elevadores elétricos - Dispositivos de operação e sinalização - Padronização
NBR10982 de 05/2021

Elevadores elétricos - Dispositivos de operação e sinalização - Padronização

Tráfego nos elevadores
NBR5665 de 04/1983

Tráfego nos elevadores

Manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes — Requisitos para instruções de manutenção
NBR16083 de 07/2012

Manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes — Requisitos para instruções de manutenção

Elevadores de passageiros e monta-cargas - Guias para carros e contrapesos - Perfil T
NBRNM196 de 05/1999

Elevadores de passageiros e monta-cargas - Guias para carros e contrapesos - Perfil T

Elevadores de canteiros de obras para pessoas e materiais com cabina guiada verticalmente — Requisitos de segurança para construção e instalação
NBR16200 de 11/2020

Elevadores de canteiros de obras para pessoas e materiais com cabina guiada verticalmente — Requisitos de segurança para construção e instalação

Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação - Com a finalidade de atender o prazo de não exigência esta Norma continua sendo válida até 02.07.2022
NBRNM207 de 12/2020

Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação - Com a finalidade de atender o prazo de não exigência esta Norma continua sendo válida até 02.07.2022