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Os resultados da II Pesquisa sobre Qualidade, Normalização e Metrologia ABQ/Target

Resultados preocupantes: a competitividade brasileira não está nada bem, a péssima prestação de serviço público e a baixa participação da sociedade no consenso na normalização nacional. O perfil dos respondentes correspondeu a 66% de pessoas de empresas industriais, o que corresponde a uma fatia considerável do PIB industrial do país. 

09/11/2016 - Equipe Target

II Pesquisa sobre Qualidade, Normalização e Metrologia ABQ/Target

A Academia Brasileira da Qualidade (http://www.abqualidade.org.br/) e a Target (www.target.com.br) realizaram a II Pesquisa sobre Qualidade, Normalização e Metrologia ABQ/Target e os seus resultados foram apresentados no III Seminário ABQ Qualidade Século XXI, no dia 10 de novembro de 2016, Dia Mundial da Qualidade, na Fiesp, em São Paulo.

Atualmente, existem várias exigências mais rigorosas impostas para se comprovar a qualidade de produtos e serviços, viabilizando a inserção competitiva no mercado global de alguns países sem competitividade. Para isto torna-se imprescindível a existência de uma infraestrutura de qualidade, normalização e metrologia como base para a avaliação da conformidade e cumprimento das normas técnicas, o que fornece suporte à atividade produtiva do país.

A qualidade, a normalização e a metrologia formam um tripé que fornece subsídios à indústria e ao comércio nacional para buscarem o reconhecimento internacional em direção ao que se denomina de atuação competitiva global. Uma só norma, um só ensaio, aceitos universalmente, ou seja, um certificado com base em norma internacional e aceito em qualquer lugar. Esta é a estratégia adotada pelos países para intensificar sua participação no comércio internacional. Graças aos esforços da Organização Mundial do Comércio (OMC), que coordena acordos de barreiras técnicas e se beneficia de acordos de reconhecimento mútuo, o comércio internacional cresceu de forma expressiva.

O conceito de qualidade precisa, novamente, se incorporar no cotidiano da sociedade brasileira. Além disso, a metrologia e a normalização são atividades que provêm base técnica para os sistemas de garantia da qualidade. A lógica que orienta esse processo é a seguinte: se o que importa nas transações comerciais é a qualidade de produtos e serviços, há para isso o aparato de avaliação e certificação da conformidade, operando com respaldo nos laboratórios de ensaios. Essa estrutura fundamenta-se em normas técnicas e regulamentos técnicos que, por sua vez, fundamentam-se na metrologia.

Para se ter uma ideia do alcance de decisões tomadas nessas áreas, basta imaginar que a exigência de um aumento na exatidão (diminuição do nível de incerteza) das medições por parte de um país comprador (ditadas por razões técnicas ou mesmo p...

Baseado nos documentos visitados

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