09/11/2016 - Equipe Target
As alvenarias de blocos de concreto
A NBR 16522 de 10/2016 - Alvenaria de blocos de concreto - Métodos de ensaio estabelece o procedimento de preparo e os métodos de ensaio de elementos em alvenaria construídos com blocos de concreto (prisma, pequena parede e parede), submetidos a esforços de compressão axial, cisalhamento, flexão e flexocompressão.
Target Genius Respostas Diretas:Como pode ser esquematizado o ensaio de compressão simples de parede?
Como é o esquema do ensaio de flexão simples em paredes?
Como pode ser ilustrado esquematicamente o elemento de carregamento do ensaio?
Como pode ser feito o cálculo da resistência característica do elemento de alvenaria?
As paredes devem ser ensaiadas aplicando-se cargas uniformemente distribuídas. Isto pode ser conseguido em um sistema de reação, devendo ser usados no mínimo dois macacos hidráulicos equiespaçados. O sistema de reação e de carregamento devem permitir a determinação da carga de ruptura com exatidão de 3 %.
O uso de um macaco único é permitido apenas em condição especial de máquina de grande porte e com garantia da distribuição uniforme do carregamento sobre toda as faces das paredes. Os encurtamentos médios das paredes devem ser determinados por meio de no mínimo dois defletômetros, com resolução de 0,01 mm, instalados nas laterais da parede.
Adicionalmente, nas paredes com esbeltez maior que 25, deve ser instalado um defletômetro no meio do terço superior da parede, para a determinação do deslocamento horizontal desta. Nos casos em que a esbeltez da parede é menor do que 25, a colocação deste defletômetro é opcional. A esbeltez é a relação entre a altura e a espessura da parede.
As paredes devem ser construídas em ambientes protegidos, com temperatura de (25 ± 10) ºC e umidade relativa do ar de 40% a 90%. As paredes devem ser construídas entre duas guias (gabaritos) e com o uso ...