Atualmente, qualquer construção comercial - principalmente nos grandes centros urbanos -, contempla a instalação de elevadores e escadas rolantes. A precariedade desses sistemas e seu mau funcionamento é motivo de desconforto para os usuários, envolvendo desde aumento de filas e esperas até a necessidade de subir dezenas de andares a pé. Em instalações comerciais, o problema se agrava, pois, em geral, há ainda a movimentação de um grande fluxo de cargas.
Portanto, o desenho dos elevadores e sua capacidade, sua construção, operação e manutenção, adquirem grande importância na medida em que esses sistemas são essenciais para a logística de qualquer empresa, e sua falta provoca um transtorno considerável.
O planejamento e a manutenção preventiva são sempre aspectos fundamentais na operação desses equipamentos. Utilizar as sugestões de normas estrangeiras, como a "ASME A17.1 - 2004 Safety Code for Elevators and Escalator" significa utilizar as experiências, boas - deixando as ineficientes de lado - que foram sendo aprimoradas e organizadas para o uso dos projetistas, construtores e operadores.
Utilizar esse conhecimento reduz o trabalho e aprimora os resultados nas instalações de elevadores e escadas rolantes. Os usuários, nem sempre são capazes de se sentir bem servidos quando as coisas estão bem. Mas, certamente, percebem e reclamam quando há alguma coisa errada.