14/10/2015 - Equipe Target
Um guia geral para a análise sensorial
A NBR ISO 13300-1 de 09/2015 - Análise sensorial - Guia geral para o grupo de trabalho de um laboratório de avaliação sensorial - Parte 1: Responsabilidades do grupo de trabalho fornece o guia para as funções do grupo de trabalho, a fim de melhorar a organização de um laboratório de avaliação sensorial, para otimizar o uso de recursos humanos e a eficiência em testes sensoriais. É aplicável a qualquer organização que planeje estabelecer uma estrutura formal de avaliação sensorial.
Os principais aspectos a serem considerados são a formação, experiência e competência profissional dos membros do grupo de trabalho, e as responsabilidades dos membros do grupo de trabalho em três diferentes níveis: gerente sensorial, analista sensorial ou líder do painel; técnico do painel. Este guia é valido para todos os diferentes tipos de laboratórios de avaliação sensorial, em particular aqueles na indústria, em organizações de pesquisa e desenvolvimento, em prestadores de serviços e no campo de autoridades oficiais preocupados com controle de produtos.
A princípio, pode ser assumido que o laboratório sensorial possa realizar todos os tipos de testes sensoriais. Isto significa testes analíticos, como testes discriminativos, testes descritivos (perfil sensorial), assim como testes com consumidores (por exemplo, testes hedônicos).
O perfil individual das atividades sensoriais de uma organização determina os limites e condições para se c...