12/08/2015 - Equipe Target
A segurança de aparelhos eletrodomésticos
A IEC 60335-2-3:2012 - Household and similar electrical appliances - Safety - Part 2-3: Particular requirements for electric irons trata da segurança de ferros elétricos de passar roupa a seco e de ferros a vapor, incluindo aqueles com reservatório de água separado ou gerador de vapor separado com capacidade não excedendo a 5 L, para utilização doméstica e similar, cuja tensão nominal não seja superior a 250 V. Os aparelhos não destinados à utilização doméstica normal mas que, não obstante, possam constituir uma fonte de perigo para o público, tais como aparelhos destinados a serem utilizados por pessoas leigas em lojas, na indústria leve ou em fazendas, estão no âmbito desta norma.
No entanto, em geral, não leva em conta as pessoas (incluindo crianças) cujas capacidades físicas, sensoriais ou mentais; ou falta de experiência e conhecimento impede de utilizar o aparelho com segurança, sem supervisão ou instruções ou crianças que brincam com o aparelho. Esta norma não se aplica a calandras (IEC 60335-2-44); aparelhos concebidos exclusivamente para fins industriais ou aparelhos destinados a ser utilizados em locais onde prevalecem condições especiais, tais como a presença de uma atmosfera corrosiva ou explosiva (pó, vapor ou gás).
Esta sexta edição anula e substitui a quinta edição publicada em 2002, incluindo a sua alteração 1 (2004) e sua alteração 2 (2008). Constitui uma revisão técnica.
As principais mudanças nesta edição, em comparação com a quinta edição da IEC 60335-2-3 são as seguintes (pequenas alterações não são listadas): algumas notas foram convertidas em texto normativo (20.1, 21.102, 22.106, 24.4, 25.5, 25.14); as mangueiras que são submetidas ao teste de pressão foram identificadas (22.7); e os tipos de cabo flexível que podem ser usados ??são esclarecidos (25.7).
A atenção dos Comitês Nacionais foi atraída para o fato de que os fabricantes para testar os equipamentos podem necessitar de um período de transição após a publicação dessa alteração ou revisão a fim de fabricar produtos de acordo com as novas exigências e de se equipar para a realização de testes novos ou revistos. A recomendação é de que o conteúdo desta publicação deve ser adotado para a implementação a nível nacional, não antes de 12 meses ou mais de 36 meses a partir da data de publicação.
Conteúdo da norma
Prefácio
Introdução
1 Escopo
2 Referências
3 Termos e definições
4 Requisitos gerais
5 As condições gerais para os testes
6 Classificação
7 Marcação e instruções
8 Proteção contra o acesso a
9 Partida de aparelhos motorizados
10 Energia de entrada e corrente
11 Aquecimento
12 Espaço vazio
13 Corrente elétrica de fuga em regime de temperatura
14 Sobretensões transitórias
15 Resistência à umidade
16 Intensidade de corrente de fuga
17 Proteção contra sobrecarga dos transformadores e circuitos associados
18 Resistência
19 Funcionamento anormal
20 Estabilidade e perigos mecânicos
21 Resistência mecânica
22 Construção
23 Fiação interna
24 Componentes
25 Ligação da alimentação e cabos flexíveis externos
26 Terminais para condutores externos
27 Provisão para aterramento
28 Parafusos e conexões
29 Folgas, linhas de fuga e isolamento sólido
30 Resistência ao calor e ao fogo
31 Proteção contra a ferrugem
32 Radiação, toxicidade e perigos semelhantes
Anexos
Bibliografia
Na elaboração dessa norma internacional, a execução das suas disposições foi confiada a pessoas de qualificação e experiência apropriadas. Esta norma reconhece o nível internacionalmente de proteção contra riscos elétricos, mecânicos, térmicos, contra o fogo e radiação dos aparelhos quando operados em utilização normal tendo em conta as instruções do fabricante.
Isto também abrange as situações anormais que podem ser esperadas na prática e considera os fenômenos eletromagnéticos que podem afetar o funcionamento seguro dos dispositivos. Esta norma leva em conta, tanto quanto possível, os requisitos da IEC 60364, de modo a permanecer compatível com as regras de fiação quando o aparelho está conectado à rede.
No entanto, as regras nacionais de fiação podem ser diferentes. Se um aparelho dentro do escopo desta norma incluir também funções que são cobertas por outra parte da IEC 60335, a Parte 2 é aplicada separadamente a cada função, tanto quanto seja razoável. Se aplicável, deve ser levado em conta a influência de uma função em outras funções.
Um aparelho de acordo com o texto da referida norma não necessariamente pode ser julgado que está em conformidade com os princípios de segurança, quando examinado e testado, ele é encontrado para ter outras características que dificultam o nível de segurança abrangido por estas exigências. Um aparelho empregando materiais ou com diferentes métodos de construção daqueles descritos nos requisitos desta norma podem ser examinados e testados de acordo com o objetivo desses requisitos e, se for considerado substancialmente equivalente, pode ser considerado conforme com os princípios de segurança.
FONTE: Equipe Target