O meio ambiente encontra-se no centro das principais discussões
que
ocorrem no mundo. Ao mesmo tempo, os desdobramentos do consumo desenfreado
de
matérias-primas e combustíveis, bem como a
poluição
e deterioração ambiental, já fazem parte de uma
consciência
geral, tanto do mundo corporativo como em nível individual. As
empresas
- que têm em seus consumidores um dos seus principais ativos -,
não
podem ignorar esses temas, sob risco de serem, mais cedo ou mais tarde,
penalizadas
pelo mercado e pelos governos.
A ISO 14000 e sua adoção por diversas empresas de ponta
é
demonstração clara de que as questões ambientais
não
são um modismo. Ao contrário, o assunto deve tomar cada vez
mais
espaço na mídia e na mente dos consumidores.
Quando se trata do tema Gestão Ambiental, é fundamental que
sua
abordagem não esteja restrita à idéia de não
poluição.
A Gestão Ambiental tem relação com o consumo de
insumos
e energia e com o tratamento dos resíduos industriais. Por isso,
qualquer
empresa que tenha preocupação com o tema, deve inseri-lo nas
primeiras
etapas de planejamento do produto, envolvendo a quantidade de
matéria-prima
necessária, sua origem, a embalagem, o consumo de energia, a
quantidade,
qualidade e destinação dos resíduos industriais -
poluentes
ou não.
A Siemens, por exemplo, é uma empresa que tem em suas normas e
diretrizes
a valorização dos aspectos ligados ao meio ambiente
explicitados
em um documento denominado Política Ambiental. Nele, são
reforçadas
as preocupações e compromissos com ...