Text page

Espaços Públicos bem iluminados são preocupação de Norma

Referências claras e objetivas para entendimento de iluminação de espaços públicos são fundamentais para quem executa o trabalho e também para quem usufrui dos resultados.

Ruas escuras em cidades inseguras: certamente um motivo de grande apreensão. A garantia de uma boa iluminação pública configura-se em um item de máxima relevância para qualidade de vida e conforto dos cidadãos. Mais do que isso, um direito assegurado e um dever do poder público e/ou privado.

A norma digital NBR15129 - Luminárias para iluminação pública -, publicada em 07/2004, especifica os requisitos para iluminação pública, incluindo ruas, praças, avenidas, túneis, passagens subterrâneas, jardins, vias, estradas e passarelas.

Com isso, os órgãos públicos e privados que prestam serviço podem se adequar aos requisitos básicos de iluminação pública, tornando esses espaços mais seguros e agradáveis. Também, os cidadãos, organizados em comunidades e associações de bairros ou conselhos, podem exigir dos governantes o respeito à norma no momento de reivindicar por melhorias da iluminação dos espaços de diversos tipos que compõem um bairro, um parque ou um município.

Cabe salientar que a existência de referências simplifica o trabalho tanto de quem executa como de quem usufrui. Ter um ponto de partida claro e objetivo para entendimento, em especial em questões de caráter público, permite que exigências tenham, na norma, um ponto de conciliação.

Para adquirir a norma NBR15129, clique aqui.

 

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Luminárias para iluminação pública — Requisitos particulares
NBR15129 de 07/2012

Luminárias para iluminação pública — Requisitos particulares