15/10/2014 - Equipe Target
Os riscos do emaranhado de fios nos postes nas grandes cidades
Por lei, em algumas cidades, as concessionárias têm até 2016 para embutir fios e padronizar os postes, pois a quantidade de cabos embolados e partidos é uma rotina em todas as grandes cidades do país. Dessa forma, nos milhares de postes há um emaranhado de fios e cabos de concessionárias de serviços de energia, de telefonia e de TV a cabo. Além de poluir a paisagem, a embolação de fios dá um aspecto de horrível em todos os bairros das cidades e quando arrebentam - com ventanias, quedas de árvores e postes – coloca em risco a integridade de pedestres.
Rolos e mais rolos de cabos em postes, onde parece que não dá para pendurar mais nada. Não são ligações clandestinas. São os fios de eletricidade, telefonia, televisão, luz. Na Vila Olímpia, tem fiação amarrada com um pedaço de corda. Mas também sobram pontas soltas, no chão e perto da cabeça das pessoas. E muita gente não sabe qual desses cabos traz o risco de um curto circuito, um choque ou um incêndio.
Atualmente, as companhias de energia elétrica alugam os postes para as companhias prestadoras do serviço de telecomunicações/televisão. Essas empresas, devido aos altos custos de aluguel pago, entendem que o custo de manutenção deve ser embutido nesse mesmo valor e as concessionárias de energia obviamente não dispõem de mão de obra especializada para realizar o reparo nas redes de telefonia.
Isso se espalha por todo o Br...