Text page

NBR 7581-1: a classificação e os requisitos da telha ondulada de fibrocimento

A Parte 1 dessa norma, como em outras partes, estabelece os requisitos para o recebimento de telhas de fibrocimento de seção transversal ondulada e seus complementos, classifica as telhas onduladas de fibrocimento em função de suas características e propriedades e prescreve os métodos de ensaios para controle de fabricação e recebimento do produto.

24/09/2014 - Equipe Target

A telhas onduladas de fibrocimento

Em todas as partes da NBR 7581-1 de 09/2014 - Telha ondulada de fibrocimento - Parte 1: Classificação e requisitos são estabelecidos os requisitos para o recebimento de telhas de fibrocimento de seção transversal ondulada e seus complementos, classifica as telhas onduladas de fibrocimento em função de suas características e propriedades e prescreve os métodos de ensaios para controle de fabricação e recebimento do produto. São aplicáveis a telhas onduladas de fibrocimento que contêm fibras de origem mineral (crisotila) em sua composição, destinadas ao emprego em coberturas e fechamentos laterais.

A NBR 7581, sob o título geral “Telha ondulada de fibrocimento”, tem previsão de conter as seguintes partes: Parte 1: Classificação e requisitos; Parte 2: Ensaios; e Parte 3: Padronização. As telhas onduladas de fibrocimento, objeto desta norma, são constituídas de uma mistura homogênea, em presença de água, de cimento Portland, agregados, adições ou aditivos e fibras de origem mineral (crisotila). O cimento Portland deve cumprir os requisitos da NBR 5732, NBR 5733, NBR 5735, NBR 5736, NBR 5737, NBR 11578, NBR 12989 ou NBR 13116.

As telhas podem ser fornecidas na cor natural, com ou sem revestimento incolor, ou coloridas por adição de pigmentos na mistura ou por aplicação de pintura. As telhas devem apresentar as superfícies das faces regulares e uniformes. 5.2.3 A superfície que fica exposta às intempéries deve ser a lisa, salvo indicação em contrário do fabricante.

As telhas podem apresentar variações de cor ocasionadas por diversos tipos de matéria-prima empregados. As telhas devem ter forma regular e ser isentas de imperfeições que impeçam sua correta superposição nas montagens do telhado. As telhas não podem apresentar quebras ou remendos. As telhas podem ter canto(s) pré-cortado(s) ou furos para facilitar a montagem e fixação.

A telha estrutural submetida ao ensaio de flexão previsto na ABNT NBR 7581-2 deve suportar carga não inferior a 2 kN, para peças de largura útil inferior a 0,70 m, ou não inferior a 2,5 kN, para peças de largura útil igual ou superior a 0,70 m, quando colocada isoladamente sobre dois apoios, conforme NBR 7581-2. As dimensões nominais das telhas previstas nesta norma devem ser definidas pelo fabricante.

Os resultados obtidos nas medições de espessura, largura, comprimento, esquadro, passo e altura da onda, de acordo com a NBR 7581-2, devem cumprir as tolerâncias especificadas na Tabela 3 (disponível na norma). As tolerâncias estabelecidas na Tabela 3 se aplicam às dimensões nominais fornecidas pelo fabricante. O fabricante deve estabelecer as dimensões nominais e tolerâncias das alturas da borda de forma a garantir a estanqueidade do telhado. Este requisito se aplica às telhas que têm de um lado borda ascendente e do outro, borda descendente.

As características físicas das telhas devem ser determinadas sobre os produtos prontos, como entregues pelo fabricante, e estão estabelecidas em 6.3.2 e 6.3.3. Outras características físicas, não incluídas nesta norma, podem ser objeto de ensaio do material em função do tipo de aplicação pretendida para a telha, em comum acordo entre o produtor e o consumidor.

O ensaio de impermeabilidade deve ser realizado de acordo com o estabelecido na NBR 7581-2. As telhas submetidas ao ensaio não podem apresentar vazamentos ou formação de gotas na face oposta à da ação da água, sendo porém tolerado o aparecimento de manchas de umidade.

O ensaio de absorção de água O ensaio deve ser realizado de acordo com o estabelecido na NBR 7581-2. As telhas submetidas ao ensaio devem apresentar teor de absorção de água igual ou inferior a 37 %.

A ação do granizo e outras cargas acidentais em telhados visa verificar o desempenho da telha sob ação de granizo e outras pequenas cargas acidentais. Sob a ação de impactos de corpo duro, o telhado não pode sofrer ruptura ou traspassamento em face da aplicação de impacto com energia igual a 1,0 J, quando ensaiado de acordo com a NBR 7581-2. É tolerada a ocorrência de falhas superficiais, como fissuras, lascamentos e outros danos, que não impliquem perda de estanqueidade do telhado.

Para desempenho superior a 1,0 J, recomenda-se ao fabricante informar em seu catálogo técnico o nível de resistência sob ação do granizo. O ensaio de calor chuva deve ser realizado de acordo com o estabelecido na NBR 7581-2. Após o ensaio de calor chuva não são admitidas fissuras e de laminações que provoquem vazamentos.

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Cimentos Portland resistentes a sulfatos
NBR5737 de 07/2018

Cimentos Portland resistentes a sulfatos

Cimento Portland de baixo calor de hidratação
NBR13116 de 07/2018

Cimento Portland de baixo calor de hidratação

Telha ondulada de fibrocimento - Parte 3: Padronização
NBR7581-3 de 09/2012

Telha ondulada de fibrocimento - Parte 3: Padronização

Cimento Portland pozolânico
NBR5736 de 07/2018

Cimento Portland pozolânico

Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos
NBR5426 de 01/1985

Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos

Cimento Portland de alto-forno
NBR5735 de 07/2018

Cimento Portland de alto-forno

Telha ondulada de fibrocimento - Parte 2: Ensaios
NBR7581-2 de 09/2012

Telha ondulada de fibrocimento - Parte 2: Ensaios

Cimento Portland de alta resistência inicial
NBR5733 de 07/2018

Cimento Portland de alta resistência inicial

Cimento Portland comum
NBR5732 de 07/2018

Cimento Portland comum

Cimento Portland composto
NBR11578 de 07/2018

Cimento Portland composto

Parafusos, ganchos e pinos usados para a fixação de telhas de fibrocimento - Dimensões e tipos
NBR8055 de 09/2014

Parafusos, ganchos e pinos usados para a fixação de telhas de fibrocimento - Dimensões e tipos

Telhas de fibrocimento sem amianto - Execução de coberturas e fechamentos laterais - Procedimento
NBR7196 de 07/2020

Telhas de fibrocimento sem amianto - Execução de coberturas e fechamentos laterais - Procedimento