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A ISO 9001:2008 para pequenas e médias empresas

Esta publicação ASQ/Target, de autoria de Denise E. Robitaille, foi desenvolvida para ajudar as pequenas e médias empresas a entenderem a ISO 9001, a fim de facilitar sua implementação e desenvolvimento, para que elas obtenham os múltiplos benefícios ao alcançar a certificação

30/07/2014 - Equipe Target

Por que implementar a ISO 9001?

A publicação ISO 9001:2008 para pequenas e médias empresas foi desenvolvida para ajudar as pequenas e médias empresas a entenderem a ISO 9001. Pretende facilitar sua implementação e desenvolvimento. O estabelecimento, a implantação e a manutenção da ISO 9001- em conformidade com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), devem permitir que a organização obtenha os múltiplos benefícios ao alcançar a certificação. As organizações devem também alcançar melhorias na qualidade dos produtos, satisfação dos clientes e um processo efetivo – o que terá um impacto positivo ao final da implantação.

A ISO 9001 é a norma de Sistema de Gestão da qualidade (SGQ) mais amplamente usada no mundo. Há uma boa razão para seu sucesso. A razão é muito simples- ela funciona. Há uma grande variedade de razões para implantar um SGQ. Antes de continuar, vale a pena rever o valor e os benefícios da implantação de seu projeto. Algumas das razões para o estabelecimento e implantação de um SGQ 9001.

Para melhorar a execução dos negócios em sua companhia

Essa é a mais simples e melhor razão para “implementar a ISO”. Ela ajudará você a aperfeiçoar sua organização. Ela ajudará a trazer consistência e definição para os processos, o que resultará em poucos defeitos e práticas mais eficientes. Pense nisto como um investimento. O retorno do investimento (ROI) liberará, ao longo do tempo, dividendos para a sua empresa. Melhor controle significa diminuição de erros e poucos recursos perdidos em refazer, retrabalhar e reparar. Isto significa melhorar a eficiência e ter menos contratempos. Tudo aquilo custa dinheiro e aumentará o gasto no orçamento. A implantação de um SGQ é um investimento em seu negócio, do mesmo modo que uma despesa para aquisição de um novo equipamento ou software.

Para cumprir uma requisição de um cliente

Ao longo dos anos o número de clientes que requisitaram a certificação ISO 9001 como critério mínimo para qualificação como fornecedores, tem aumentado dramaticamente. Faz sentido. Qualquer capacitação de uma organização para atender as requisições de seus clientes, é diretamente relevante para a integridade de sua cadeia de suprimentos. Ter bons fornecedores que podem prover produtos de alta qualidade, regularmente e confiável, é um requisito indispensável para a viabilidade. Entretanto, fazer visitas on-site, auditorias periódicas e outras atividades qualificadas é um escoamento de tempo e recursos da organização. É muito mais econômico selecionar um fornecedor que tenha sido certificado por uma firma independente (como um “auditor”) de acordo com os requisitos de uma norma SGQ internacional- ISO 9001:2008. Considerando o crescimento do comercio mundial e os custos associados à realização de negócios no mundo todo, escolher contar com esta norma é uma decisão financeira muito sábia.

Resolver Problemas

Na seção 8 da norma, estão duas importantes subcláusulas que podem ajudar você a antecipar problemas por um processo de ação preventiva de tal modo que não seja necessário recorrer a um processo de ação corretiva. Ambas são processos efetivos que ajudarão você a dirigir aqueles problemas que estão drenando seus recursos financeiros. Com o tempo, você descobrirá que a utilização consistente deste processo resultará em menos eventos catastróficos, que não apenas afetam seu orçamento, mas também afetam sua reputação e seu relacionamento com os clientes.

Aumentar sua participação no mercado

Esse benefício virá para você por dois diferentes caminhos. Primeiro, seu status como uma empresa certificada pela ISO 9001 é uma grande ferramenta de mercado. Um bom SGQ é algo para se orgulhar. Segundo, como já foi mencionado, o sistema deverá realizar, com o tempo, economia de dinheiro. Isto significa que recursos financeiros serão liberados, permitindo que você explore novos mercados, faça mais pesquisas, desenvolva mais projetos, e adquira tecnologia que enriquecerá sua capacidade para atender os clientes já existentes e os futuros.

A ISO 9001 é mais do que uma simples conformidade com a norma. Em suas paginas são encontrados requisitos que aumentam a capacidade de uma organização para monitorar processos, analisar indicadores de desempenho, estabelecer objetivos e estabelecer ações para aperfeiçoamento. Em termos práticos isto significa que, implantado de modo apropriado seu SGQ ISO 9001 deve ajudar você a administrar muitas das questões que afetam sua eficiência e seu movimento de caixa. Você chegará a desenvolver ferramentas para reduzir desperdícios e minimizar os efeitos de processos ineficientes.

Aumentar a Confiança dos clientes

Ser selecionado como um fornecedor qualificado é apenas o início de seu relacionamento com seus clientes. Como foi mencionado antes, um certificado ISO 9001 é frequentemente um atalho para ser considerado um fornecedor aprovado. Entretanto, manter este status e estar em condições de consistentemente demonstrar sua capacidade para atender e até exceder as requisições dos clientes é o desafio que você enfrenta. A ISO 9001, quando é um sistema em conformidade, proverá você com a estrutura e o processo que você precisa para assegurar, todo tempo, seu status como fornecedor de escolha. Mais: através do monitoramento do processo conduzindo ações preventivas, dirigindo firmemente os problemas e encontrando modos de aperfeiçoamento, você cria percepções que aumentam a confiança de seus clientes em sua organização.

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

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