28/05/2014 - Equipe Target
As normas técnicas para as portas de madeira
Mauricio Ferraz de Paiva
Atualmente, existem vários modelos de portas no mercado, tanto para uso residencial quanto comercial. As mais conhecidas são as tradicionais portas de giro, que estão disponíveis com maior variedade. Já as pivotantes são muito usadas nas entradas das casas e possuem um sistema em que a folha gira em torno de um eixo vertical, o que traz vantagens como a economia de espaço, pois parte da folha é projetada para fora, e as ferragens ficam escondidas.
Além disso, há dois grupos de madeiras usadas para a fabricação de portas. As nativas são basicamente de procedência da Amazônia e, atualmente, com o uso bastante restrito, já que a utilização de madeira tropical está mais associada à pequena escala, marcenarias e o uso no exterior. E as madeiras de floresta plantadas no Brasil – pinus e eucalipto – que representam mais de 90% da produção nacional de portas. O especificador e o consumidor devem atentar para a procedência da madeira.
Normalmente, o melhor seria que as portas exibissem o selo de certificação de produtos florestais, que está sendo muito usado não somente no mercado de portas, mas também em mobiliário e papel. As dimensões das portas também são padronizadas e são produzidas com vãos de 60 cm x 2,10 m até 1,20 m x 2,10 m, de acordo com o local e utilização de destino.
Com a escassez das espécies nativas, o incentivo à exploração racional e sustentável e os custos de transporte e de licenças ambientais, os fabricantes estão apost...