Text page

A gestão da água de superfície em reformas e novos empreendimentos

Essa norma, editada em 2013 pelo BSI, oferece as recomendações sobre o planejamento, o projeto, a construção e a manutenção de sistemas de gestão de água de superfície para novas construções e locais que serão reconstruídos.

20/03/2014 - Equipe Target

A gestão de águas de superfície

A BS 8582:2013 - Code of practice for surface water management for development sites é uma norma para o gerenciamento de enchentes, sendo um código de prática para a gestão da água de superfície para locais em desenvolvimento. Oferece recomendações sobre o planejamento, o projeto, a construção e a manutenção de sistemas de gestão de água de superfície para novos desenvolvimentos e locais de reconversão

Tem o objetivo de minimizar e/ou mitigar inundações e outros riscos ambientais decorrentes de água de superfície no local como resultado da chuva ou por outras fontes. Também maximiza os potenciais benefícios sociais e ambientais decorrentes da utilização do escoamento da água de superfície para proteger e melhorar os recursos hídricos locais e as fontes.

A norma contribui com os sistemas de gestão de águas de superfície a fim de mitigar os riscos climáticos associados à urbanização e integra os sistemas de gestão de água de superfície com os processos de planejamento e desenho urbano, pois se pode reparar, proteger e melhorar a paisagem e/ou o caráter da paisagem urbana.

Apesar das diferenças regionais em abordagens para a gestão do risco de inundação, esta norma aplica-se a todos os territórios do Reino Unido e todas as autoridades regionais. Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte foram envolvidos ativamente na elaboração desta norma.

A norma propõe um requisito fundamental para a efetiva integração da gestão da água de superfície dentro dos processos de aplicação de planejamento e design do local, além de incorporar uma consulta precoce com as principais partes interessadas através de planejamento, viabilidade e etapas de projeto detalhado.

 Igualmente, define um critério eficaz para sistema de gestão de água de superfície que aborda: a gestão dos riscos de inundações no local; a mitigação do aumento do risco de inundação como resultado de descargas de águas superficiais locais; a proteção do ambiente da superfície do local onde o escoamento de água é descarregado. Define os princípios para orientar a concepção, ao considerar a sustentabilidade, a capacidade de adaptação, a construtibilidade, a facilidade de manutenção e a viabilidade econômica de longo prazo junto com a maximização do potencial dos ecossistemas, ambientais e sociais oportunidades que surgem os sistemas de gestão da água pode oferecer para o desenvolvimento.

Enfim, a norma recomenda os protocolos de boas práticas para a construção e manutenção de sistemas de gestão de águas de superfície, recomenda os protocolos de boas práticas para o desenvolvimento e partilha de informação com as partes interessadas sobre o projeto do sistema e operação. A norma foi desenvolvida pela falta de consistência na orientação existente e está disponível para a avaliação e gestão de riscos relacionados com a água de inundação de superfície. Reconhece-se, contudo, que essa riqueza de orientação é muito complicada, muitas vezes pesada e às vezes contraditória.

Esta é uma restrição crítica para os desenvolvedores e as autoridades locais ao interrogar a melhor maneira de avançar para um sistema de gestão de água de superfície site com base segura e sustentável. Mais importante, reconhece-se que existem lacunas na orientação disponível, particularmente em relação à análise prática e gestão de riscos de inundação de água de superfície em relação à segurança do local.

Reconhece-se que há um aumento do grau de responsabilidade que está sendo colocada sobre as autoridades locais em todo o Reino Unido, como parte do processo de planejamento, a abrangência e rever apresentações técnicas relativas à superfície de inundação de água de gestão de risco . Há, portanto, uma crescente demanda por orientação indústria clara consistente que os desenvolvedores podem se referir a quando preparar um pedido de planejamento e concepção de um sistema de gestão de água de superfície, segura e sustentável.

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Execução de obras utilizando tubos e aduelas pré-moldados em concreto
NBR15645 de 07/2020

Execução de obras utilizando tubos e aduelas pré-moldados em concreto

Aproveitamento de água de chuva de coberturas para fins não potáveis - Requisitos
NBR15527 de 04/2019

Aproveitamento de água de chuva de coberturas para fins não potáveis - Requisitos

Revestimentos resistentes à erosão, com características antiestáticas ou não, para uso em partes plásticas externas de aeronaves e mísseis — Especificação
NBR10603 de 12/2010

Revestimentos resistentes à erosão, com características antiestáticas ou não, para uso em partes plásticas externas de aeronaves e mísseis — Especificação