Text page

E-book: Guia das técnicas de auditoria de processo

Essa publicação ASQ/Target mostra os métodos e as técnicas de condução de auditorias internas e externas de processo, ensinando a avaliar os controles de processo, por meio do fluxo de processo, gráfico da tartaruga, gráfico de aranha e diagramas de árvore.

06/03/2014 - Equipe Target

Auditoria de processo

O e book The process auditing techniques guide, de autoria de J. P. Russell, descreve os métodos e as técnicas de condução de auditorias de processo interno e externo. O leitor pode aprender a a avaliar os controles de processo, usando o fluxo de processo, gráfico da tartaruga, gráfico da aranha e os diagramas de árvore, a fim de verificar a conformidade e eficácia do processo, e compor um relatório de auditoria a fim de avaliar a conformidade, os controles de risco e a otimização de processos.

Este guia é ideal para pessoas que têm uma compreensão geral de técnicas de auditoria e é escrito para os auditores que realizam auditorias de primeira, segunda, e de terceiras partes em qualquer norma ou instrução de trabalho. Na verdade, as auditorias internas ou externas podem fornecer informação valiosa para as organizações. Embora a auditoria de processo seja definida em vários textos, não há nenhum livro ou padrão de convenções comuns ou práticas aceitas sobre elas.

Os leitores desse Guia já deve conhecer as técnicas básicas de auditoria , tais como a forma de realizar entrevistas ou desenvolver uma lista de verificação. As técnicas apresentadas neste livro podem ser usadas por auditores que realizam auditorias de primeira, segunda e terceira partes em qualquer norma ou instrução de trabalho Por conveniência, os exemplos Q9001 -2000 ANSI/ISO/ASQ são usados ??no livro, mas outras normas como a FAA, FDA, EPA, OSHA poderiam também ser usadas.

Onde as técnicas são aplicáveis??, a auditoria processo pode ser usada para avaliar o sistema de gestão da qualidade. Para auditar um processo, primeiro você precisa entender o que é. Com minha experiência em engenharia química e gestão de negócios, eu sou muito familiarizado com processos.

Deve-se saber que um processo transforma entradas em saídas. Esta transformação ou mudança ocorre como uma série de atividades ou passos que conduzem a um resultado desejado (objetivo). A forma como a abordagem de processo é feita deve ser eficaz na consecução dos objetivos, sem depender do acaso ou de uma abordagem aleatória.

Estabelecer um processo é bom, mas poderia ser um bom processo ou um mau processo semelhante ao pensamento capturado no ditado "um plano ruim é melhor do que nenhum plano". As entradas podem ser tangíveis ou intangíveis. As entradas podem vir na forma de pessoas, equipamentos, materiais, peças, montagens, componentes, informação, dinheiro, e assim por diante. O processo transforma, altera ou converte as entradas em uma saída. As entradas são a (s) coisa (s) que será (ão) transformadas e os seus mecanismos de transformação.

As informações de feedback devem estar relacionado com o processo de critérios de desempenho e/ou aos objetivos. O feedback pode estar na forma de uma característica de qualidade, tais como o nível de atividade, as dimensões, e o feedback pode ser uma medida de desempenho, tais como o rendimento, custo, resíduos, atrasos, utilização, taxa de erro, falhas de campo, satisfação, e assim por diante. Por vezes é mais fácil controlar um parâmetro do processo, tais como temperatura ou pressão que é uma função ou indicador do desempenho do processo. Por exemplo, podemos monitorar a temperatura de um processo porque sabemos que, se for acima de 107 graus centígrados, o produto vai escurecer e não passar no teste de cor.

Em virtude de seu nome, uma auditoria de processo é uma auditoria de um processo contra requisitos acordados . Uma auditoria de processo é usada para verificar se os processos estão operando dentro dos limites especificados e alcançar os objetivos especificados. Uma auditoria de qualidade do processo examina uma atividade para verificar se as entradas, ações e resultados estão de acordo com os requisitos.

A auditoria de processo é uma avaliação dos passos sequenciais e as interações de um processo dentro de um sistema. O termo processo também é utilizada para descrever as técnicas utilizadas na realização de uma auditoria. Por exemplo, um auditor pode usar técnicas de auditoria de processos durante uma gestão de auditoria do sistema.
Por sua própria natureza , a auditoria do processo implica em uma ação, como transformar insumos em produtos.

Dennis Arter (autor de Quality Audits for Improved Performance) sempre liga a auditoria de processo a um verbo de ação, tais como o enchimento, estampagem, compra, reação, corte, e assim por diante. Auditoria de processo está sempre avaliando os passos e as atividades que criam a ação ou transformam as entradas em saídas . Isto é muito útil porque essa abordagem incide sobre o ciclo de trabalho e seus resultados, em vez de influenciar nos requisitos isolados.

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão
NBRISO19011 de 12/2018

Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão

Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 1: Auditoria
NM-ISO10011-1 de 08/2007

Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 1: Auditoria

Segurança da informação, segurança cibernética e proteção da privacidade - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão da segurança da informação
NBRISO/IEC27007 de 05/2021

Segurança da informação, segurança cibernética e proteção da privacidade - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão da segurança da informação

Responsabilidade social - Sistema de gestão - Diretrizes para execução de auditoria
NBR16003 de 03/2015

Responsabilidade social - Sistema de gestão - Diretrizes para execução de auditoria