11/09/2013 - Equipe Target
A resistência dos bancos, suas ancoragens e apoio de cabeça nos veículos
A NBR 15283 de 08/2013 - Veículos rodoviários automotores - Resistência dos bancos, suas ancoragens e apoio de cabeça aplica-se à resistência dos bancos e suas ancoragens, com apoio de cabeça fixo ou não, ao respectivo encosto do banco, às características do apoio de cabeça dos veículos de categoria M1. Não se aplica a bancos dobráveis, a bancos cuja frente é voltada para lateral ou para a traseira do veículo, ou a qualquer apoio de cabeça fixado a esses tipos de bancos.
Segundo a norma, todo sistema de ajuste e deslocamento deve ser provido de um sistema de travamento que possa ser operado automaticamente. Sistemas de travamento para descansa-braço ou outro dispositivo de conforto não são necessários, a menos que sua presença possa causar riscos adicionais aos ocupantes do veículo em uma eventual colisão.
O controle de destravamento para o dispositivo deve ser localizado do lado de fora, perto da porta. Ele deve ser de fácil acesso para o ocupante imediatamente atrás do banco em questão. A parte traseira do apoio de cabeça situada na área 1, definida em 5.8.1.1, deve passar no ensaio de dissipação de energia de acordo com os requisitos do Anexo C.
Atende-se a esse requisito se, em ensaios executados conforme o procedimento especificado no Anexo C, a desaceleração do dispositivo rígid...