Text page

Cadeiras plásticas infantis: só as fabricadas de acordo com as normas técnicas

No Brasil, há muitos problemas apontados pelos consumidores relativos à quebra das pernas, ruptura parcial ou total das cadeiras plásticas monobloco infantis, que foram ratificados pelos ensaios feitos pelo Inmetro.

30/08/2013 - Equipe Target

Cadeiras plásticas infantis

Mauricio Ferraz de Paiva

As cadeiras plásticas de uso infantil, de acordo com a norma Mercosul NM 300: 2002 – Segurança do brinquedo, não são consideradas como brinquedos e, nesse sentido, não são regulamentadas pelo Inmetro segundo o Programa de Avaliação da Conformidade Segurança de Brinquedos, não recebendo assim o selo de identificação da conformidade do instituto. A banqueta de uso adulto também não é regulamentada.

O produto regulamentado que mais se assemelha ao escopo das cadeiras de uso infantil é a cadeira plástica monobloco de uso adulto, tendo, dessa forma, a sua regulamentação que poderia ser utilizada como referência para um estudo de regulamentação do produto para uso infantil. Nesse contexto e, diante dos relatos de acidentes de consumo recebidos, o Inmetro resolveu analisar as cadeiras plásticas monobloco infantis e as banquetas plásticas (de uso adulto e infantil), para verificar se elas oferecem a segurança que delas se espera, bem como avaliar a necessidade de inclusão desses dois produtos no escopo do Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC) de cadeiras plásticas monobloco de uso adulto.

Os resultados encontrados nas amostras de cadeiras plásticas infantis, realizadas pelo Inmetro, foram os mais críticos, com resultados de não conformidade nos três ensaios: carregamento estático, resistência ao impacto e resistência de pernas traseiras, representando um ...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Cadeira plástica monobloco — Requisitos e métodos de ensaio
NBR14776 de 03/2013

Cadeira plástica monobloco — Requisitos e métodos de ensaio

Móveis – Assentos plásticos para eventos esportivos
NBR15925 de 02/2011

Móveis – Assentos plásticos para eventos esportivos