15/08/2013 - Equipe Target
O e-book A Journey to Quality Leadership – Quality³, de Lee Mundy, mostra que uma série de muitos eventos quando somados culminam em uma cultura que tem a capacidade de atingir e manter níveis de desempenho que tornam o seu cliente entusiasmado com o seu produto, seus funcionários apaixonados por seus empregos e seus acionistas animado com o retorno do seu investimento. Este livro irá rever não só o conhecimento e engenharia de qualidade, mas também a sabedoria de aplicação. Ele fornece um guia ou roteiro para a criação de um plano abrangente que combina as várias ferramentas e estratégias que permitem que qualquer empresa tome uma posição de liderança em qualidade.
Este livro não pretende ser uma dissertação exaustiva das ferramentas de qualidade e muitos processos disponíveis hoje, o que é melhor para autores mais eruditos do que eu. Este livro destina-se a proporcionar um guia ou caminho para a criação de um plano abrangente que combine as várias ferramentas e estratégias que permitirá à empresa a tomar uma posição de liderança em qualidade posição.
Esse livro foi intitulado A Journey to Quality Leadership – Quality² por causa de dois incidentes que vivi durante os muitos anos de trabalho com qualidade. O primeiro foi quando eu estava trabalhando como diretor de qualidade em uma fábrica de montagem de veículos. Eu entrei em contato com o fornecedor sobre a má qualidade de suas peças e ele indicou que a razão para a falta de qualidade era porque eu não entendi que, em seu negócio, a qualidade era uma arte, não uma ciência. Pelo que eu rapidamente respondi que se fosse esse o caso, então não havia artistas em sua planta. Olhando para trás, eu acredito que nós estávamos errados.
A qualidade não é uma arte, mas deve ser mais do que uma ciência. Ciência implica em conhecimento. E o conhecimento não é suficiente. Embora o quanto você saiba que é importante, como quanto você aplicar é mais importante. Qualidade é sobre a execução, sobre a sabedoria, sobre estar em uma jornada para a grandeza.
O segundo incidente ocorreu mais recentemente, quando eu estava como diretor de engenharia trabalhando em qualidade. Minha empresa foi obrigada a fazer grandes progressos na melhoria da qualidade. Um querido amigo e especialista em qualidade, Shin Taguchi, afirmou que, apesar de estarmos fazendo grandes progressos, poderíamos fazer melhor. Precisávamos visitar o Japão para um olhar diferente em qualidade, e precisávamos institucionalizar uma cultura de qualidade.
Eu visitei o Japão com o vice presidente de engenharia, e contratei um homem chamado Tatsuhiko Yoshimura. Ele me mostrou que minha jornada pela qualidade ainda não tinha acabado, que ainda existe uma oportunidade significativa através da implementação de uma filosofia intitulado "todas as pessoas, o tempo todo" (APAT) e "GD3" (descrevo mais sobre isso em capítulos posteriores).
A última parte do título, Qualidade³, ajuda a explicar alguns dos os detalhes da viagem. A viagem, conforme descrito neste livro, inclui a estrutura (Cinco Cs), a estratégia (foco e APAT) e a liderança. Vou tentar detalhar cada parte em um abrangente plano para uma viagem bem sucedida de qualidade. A grandeza de sua viagem para a qualidade será proporcional ao volume atingido pelos produtos destes três atributos. Obviamente, a utilização de uma parte irá produzir uma linha simples, enquanto a implementação de duas partes constituem um plano bidimensional que ainda não tem volume. A implementação de todos os três constituirá um volume maior de esforço. Quanto maior for a aplicação de todos os três, maior o volume do seu esforço de qualidade.
Qualidade é uma viagem, uma série de muitos eventos que, quando multiplicadas juntas acumulam em uma cultura que é capaz de alcançar e manter os níveis de desempenho que tornam seus clientes entusiasmados sobre o seu produto, seus funcionários apaixonados pelos seus empregos e seus acionistas animados com seu retorno sobre o seu investimento. Este livro analisa não só o conhecimento e a engenharia de qualidade, mas também a sabedoria de aplicação. Qualidade também nunca é um acidente. A qualidade é o resultado de um esforço inteligente.
FONTE: Equipe Target