Text page

A Journey to Quality Leadership – Quality³

Esse e-book ASQ/Target faz uma revisão não só do conhecimento e engenharia de qualidade, mas também a sabedoria de aplicação, sendo um guia para a criação de um plano abrangente que combina as várias ferramentas e estratégias que permitem que qualquer empresa tome uma posição de liderança em qualidade.

15/08/2013 - Equipe Target

Qualidade é uma viagem

O e-book A Journey to Quality Leadership – Quality³, de Lee Mundy, mostra que uma série de muitos eventos quando somados culminam em uma cultura que tem a capacidade de atingir e manter níveis de desempenho que tornam o seu cliente entusiasmado com o seu produto, seus funcionários apaixonados por seus empregos e seus acionistas animado com o retorno do seu investimento. Este livro irá rever não só o conhecimento e engenharia de qualidade, mas também a sabedoria de aplicação. Ele fornece um guia ou roteiro para a criação de um plano abrangente que combina as várias ferramentas e estratégias que permitem que qualquer empresa tome uma posição de liderança em qualidade.

Este livro não pretende ser uma dissertação exaustiva das ferramentas de qualidade e muitos processos disponíveis hoje, o que é melhor para autores mais eruditos do que eu. Este livro destina-se a proporcionar um guia ou caminho para a criação de um plano abrangente que combine as várias ferramentas e estratégias que permitirá à empresa a tomar uma posição de liderança em qualidade posição.

Esse livro foi intitulado A Journey to Quality Leadership – Quality² por causa de dois incidentes que vivi durante os muitos anos de trabalho com qualidade. O primeiro foi quando eu estava trabalhando como diretor de qualidade em uma fábrica de montagem de veículos. Eu entrei em contato com o fornecedor sobre a má qualidade de suas peças e ele indicou que a razão para a falta de qualidade era porque eu não entendi que, em seu negócio, a qualidade era uma arte, não uma ciência. Pelo que eu rapidamente respondi que se fosse esse o caso, então não havia artistas em sua planta. Olhando para trás, eu acredito que nós estávamos errados.

A qualidade não é uma arte, mas deve ser mais do que uma ciência. Ciência implica em conhecimento. E o conhecimento não é suficiente. Embora o quanto você saiba que é importante, como quanto você aplicar é mais importante. Qualidade é sobre a execução, sobre a sabedoria, sobre estar em uma jornada para a grandeza.

O segundo incidente ocorreu mais recentemente, quando eu estava como diretor de engenharia trabalhando em qualidade. Minha empresa foi obrigada a fazer grandes progressos na melhoria da qualidade. Um querido amigo e especialista em qualidade, Shin Taguchi, afirmou que, apesar de estarmos fazendo grandes progressos, poderíamos fazer melhor. Precisávamos visitar o Japão para um olhar diferente em qualidade, e precisávamos institucionalizar uma cultura de qualidade.

Eu visitei o Japão com o vice presidente de engenharia, e contratei um homem chamado Tatsuhiko Yoshimura. Ele me mostrou que minha jornada pela qualidade ainda não tinha acabado, que ainda existe uma oportunidade significativa através da implementação de uma filosofia intitulado "todas as pessoas, o tempo todo" (APAT) e "GD3" (descrevo mais sobre isso em capítulos posteriores).

A última parte do título, Qualidade³, ajuda a explicar alguns dos os detalhes da viagem. A viagem, conforme descrito neste livro, inclui a estrutura (Cinco Cs), a estratégia (foco e APAT) e a liderança. Vou tentar detalhar cada parte em um abrangente plano para uma viagem bem sucedida de qualidade. A grandeza de sua viagem para a qualidade será proporcional ao volume atingido pelos produtos destes três atributos. Obviamente, a utilização de uma parte irá produzir uma linha simples, enquanto a implementação de duas partes constituem um plano bidimensional que ainda não tem volume. A implementação de todos os três constituirá um volume maior de esforço. Quanto maior for a aplicação de todos os três, maior o volume do seu esforço de qualidade.

Qualidade é uma viagem, uma série de muitos eventos que, quando multiplicadas juntas acumulam em uma cultura que é capaz de alcançar e manter os níveis de desempenho que tornam seus clientes entusiasmados sobre o seu produto, seus funcionários apaixonados pelos seus empregos e seus acionistas animados com seu retorno sobre o seu investimento. Este livro analisa não só o conhecimento e a engenharia de qualidade, mas também a sabedoria de aplicação. Qualidade também nunca é um acidente. A qualidade é o resultado de um esforço inteligente.

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Guia sobre técnicas estatísticas para ABNT NBR ISO 9001:2000
ABNT ISO/TR10017 de 05/2005

Guia sobre técnicas estatísticas para ABNT NBR ISO 9001:2000

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NBRISO9000 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário

Versão comentada da Norma para Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos, com mais de 91 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro Eduardo Daniel
NBRISO9001 - COMENTADA de 09/2015

Versão comentada da Norma para Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos, com mais de 91 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro Eduardo Daniel

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para melhorias de desempenho
NM-ISO9004 de 05/2007

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para melhorias de desempenho