Text page

NBR IEC 60947-1: as regras para os dispositivos de manobra e comando de baixa tensão

Essa norma aplica-se, quando requerida pela norma do produto pertinente, a dispositivos de manobra e comando, e destinado para ser conectado a circuitos onde a tensão nominal não exceda 1 000 Vca ou 1 500 V cc.

11/07/2013 - Equipe Target

Dispositivos de manobra e comando de baixa tensão

A NBR IEC 60947-1 de 06/2013 - Dispositivo de manobra e comando de baixa tensão - Parte 1: Regras gerais aplica-se, quando requerida pela norma do produto pertinente, a dispositivos de manobra e comando daqui para frente chamado como "equipamento" e destinado para ser conectado a circuitos onde a tensão nominal não exceda 1 000 V corrente alternada ou 1 500 V corrente contínua. Não se aplica a conjuntos de manobra e controle de baixa tensão que são tratados nas IEC 60439.

A NBR IEC 60947 sob o título geral “Dispositivo de manobra e comando de baixa tensão” tem previsão de conter as seguintes partes: Parte 1: Regras gerais; Parte 2: Disjuntores; Parte 3: Interruptores, seccionadores, interruptores seccionadores e unidades combinadas de fusível; Parte 4: Contatores e partidas de motores - Contatores e partidas de motores eletromecânicos; Parte 5: Dispositivos de circuito de comando e elementos de contato; Parte 6: Dispositivos multifuncionais; Parte 7: Dispositivos auxiliares; Parte 8: Unidade de controle para proteção térmica (PTC) para máquinas elétricas rotativas.

O propósito dessa norma é harmonizar, até onde praticável, todas as regras e requisitos de natureza geral aplicáveis a dispositivos de manobra e comando de baixa tensão, para obter uniformidade de requisitos e de ensaios ao longo da família correspondente de equipamentos e evitar a necessidade de ensaiar em normas diferentes. Todas as partes das várias normas de equipamentos que podem ser consideradas gerais foram, então, reunidas nessa norma, junto com assuntos específicos de amplo interesse e aplicação, por exemplo, elevação de temperatura, propriedades dielétricas, etc.

Para cada tipo de dispositivo de manobra e comando de baixa tensão, somente dois documentos principais são necessários para determinar todos os requisitos e os ensaios: essa norma básica, chamada de “Parte 1” nas normas específicas que cobrem os vários tipos de dispositivos de manobra e comando de baixa tensão; e a norma de equipamento correspondente, em seguida chamada de “norma de produto pertinente” ou “norma de produto”. Para que uma regra geral se aplique a uma norma de produto específico, ela deve ser explicitamente referida por esta última, mencionando o número da seção ou subseção correspondente dessa norma seguido por “ABNT NBR IEC 60947-1”, por exemplo “7.2.3 da ABNT NBR IEC 60947-1.

Uma norma de produto específico pode não requerer, e consequentemente pode omitir, uma regra geral (como não sendo aplicável), ou pode adicionar a isto (se considerado inadequado no caso particular), mas não pode divergir disto, a menos que haja uma justificativa técnica significativa. O objetivo dessa norma é fixar aquelas regras e requisitos gerais que são comuns a equipamento de baixa-tensão, como definido em 1.1, incluindo por exemplo: as definições; as características; as informações fornecidas com o equipamento; as condições normais de serviço, de montagem e de transporte; os requisitos de construção e de desempenho; a verifi cação de características e de desempenho. Entradas digitais e/ou saídas digitais contidas em dispositivos, e destinadas a serem compatíveis com os controladores programáveis (PLC) são cobertos no Anexo S.

As características de um equipamento devem ser estabelecidas na norma de produto pertinente, de acordo com o seguinte, onde aplicável: tipo de equipamento (4.2); valores nominais e valores limites para o circuito principal (4.3); categoria de utilização (4.4); circuitos de comando (4.5); circuitos auxiliares (4.6); relés e disparadores (4.7); coordenação com os dispositivos de proteção contra curto-circuito (4.8); sobretensões de manobra (4.9). A norma de produto deve estabelecer o seguinte, onde aplicável: tipo de equipamento: por exemplo, contator, disjuntor, etc.; número de polos; natureza da corrente; meio de interrupção;e condições de funcionamento (método de manobra, método de comando, etc.).

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Dispositivo de manobra e comando de baixa tensão - Parte 1: Regras gerais
NBRIEC60947-1 de 06/2013

Dispositivo de manobra e comando de baixa tensão - Parte 1: Regras gerais

Dispositivos de manobra e controle de baixa tensão - Parte 3: Interruptores, seccionadores, interruptores-seccionadores e unidades combinadas com fusíveis
NBRIEC60947-3 de 02/2014

Dispositivos de manobra e controle de baixa tensão - Parte 3: Interruptores, seccionadores, interruptores-seccionadores e unidades combinadas com fusíveis