Text page

IEC/TR 62655 ed1.0: um guia para os fusíveis de alta tensão

Essa norma fornece informações para a construção, operação e aplicação de fusíveis de alta tensão. Como um relatório técnico, este documento não contém qualquer exigência e é apenas informativo.

02/07/2013 - Equipe Target

Fusíveis de alta tensão

A IEC/TR 62655 ed1.0 (2013-05) - Tutorial and application guide for high-voltage fuses fornece informações para a construção, operação e aplicação de fusíveis de alta tensão. Como um relatório técnico, este documento não contém qualquer exigência e é apenas informativo.

Esse relatório técnico possui as metas de ajudar os potenciais usuários e engenheiros de proteção entender os conceitos básicos de alta tensão (> 1 000 V ac), as tecnologia de fusíveis e as aplicações que envolvem os fusíveis de alta tensão (High Voltage – HV); para ilustrar as vantagens particulares e únicas de proteção do fusível mais aplicações do serviço; minimizar possíveis erros de aplicação de fusíveis que podem levar a problemas no campo; listar e descrever os vários tipos de fusível em uso hoje, e as normas internacionais que lhes são aplicáveis, incluindo os tipos de fusíveis não especificamente incluídos nessa IEC ou outras normas reconhecidas. Dessa forma, reúne as informações previamente publicadas pela IEC e outras publicações bem como um novo material. A duplicação das informações atualmente nessas publicações é, portanto, suscetível de ser eliminada durante a sua futura revisão. E como usar este relatório técnico?

Se ler do início ao fim, este relatório técnico proporcionará um estudo aprofundado dos fusíveis de alta tensão e suas aplicações. É essencialmente um tutorial cobrindo toda a informação comum (e algumas não tão comuns), os tipos de fusíveis e a maioria das suas aplicações. No entanto, presume-se que alguns utilizadores vão ler o relatório técnico desta forma, mas alguns vão ler as seções apropriadas cobrindo os fusíveis e suas aplicações para as quais eles necessitam de informações. Com base neste pressuposto, existe, por conseguinte, inevitável alguma duplicação de informação. Para ajudar o usuário a fazer melhor uso do documento, uma descrição do conteúdo e relevância de cada cláusula está disponível. Depois de cláusulas de escopo, referências e definições, a cláusula 4 contém principalmente o estilo tutorial da informação. A cláusula começa com uma simples introdução de fusíveis, primeiro com uma explicação de como fusíveis trabalham, seguida de informações sobre as classificações de fusíveis básicos e termos de fusíveis comuns.

A Subseção 4.1.4 continua com listas de vantagens obtidas por meio de fusíveis e depois 4.1.6 que fornece uma lista de tipos básicos de fusíveis para os quais serão dadas informações sobre seus aplicativos mais tarde. Um olhar em profundidade para os tipos mais comuns de fusíveis é dada em 4.2, em 4.3 sobre os fusíveis e limitador de corrente. O alto nível de detalhe dado em 4.2 e 4.3, incluindo informações que descrevem a construção, a operação, a classificação e as características publicadas, pode ser necessário, a fim de compreender as informações do aplicativo que está disponível na Cláusula 5. Para completar, o item 4.4 dá uma visão geral dos tipos menos comuns de fusível (fusível ou relacionado), dispositivos que podem exigir testes adicionais para que sejam cobertos pelas normas existentes. A Subseção 4.5 cobre as montagens dos fusíveis.

As informações do aplicativo aparecem na cláusula 5 e no Anexo A, e é dividido em quatro seções. a) Subseção 5.1: cobre informação comum a quase todas as aplicações. b) Subseção 5.2: contém informações sobre aplicações específicas. c) Subseção 5.3: abrange a instalação, operação, manutenção e substituição dos fusíveis. d) Anexo A: reproduz a temperatura do fusível limitador de corrente, informações publicadas anteriormente na IEC 60282-1:2009. Se um usuário conhecedor requer informações sobre o aplicativo em um assunto específico em 5.2 (por exemplo, fusíveis circuito motor), é possível que apenas a subcláusula relevante deve ser lida. Contudo, na maioria dos casos, será necessária a informação adicional de 5.1 para a seleção do fusível ideal. Deve-se ressaltar que as informações contidas neste relatório se destina a complementar as informações fornecidas pelo fabricante de um fusível e não substituí-lo. Se houver qualquer dúvida ou conflito de informações, o fabricante do fusível deve ser consultado.

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Dispositivos fusíveis de alta tensão — Dispositivos tipo expulsão — Requisitos e métodos de ensaio
NBR7282 de 04/2011

Dispositivos fusíveis de alta tensão — Dispositivos tipo expulsão — Requisitos e métodos de ensaio

Técnicas de ensaios elétricos de alta tensão - Guia de aplicação para dispositivos de medição
NBR6938 de 10/2014

Técnicas de ensaios elétricos de alta tensão - Guia de aplicação para dispositivos de medição

Especificações comuns para normas de equipamentos de manobra de alta-tensão e mecanismos de comando
NBRIEC60694 de 06/2020

Especificações comuns para normas de equipamentos de manobra de alta-tensão e mecanismos de comando