Text page

NBR 9358: os requisitos para os anodos de liga de zinco para proteção catódica

Essa norma estabelece os requisitos exigíveis para encomenda, fabricação e fornecimento de anodos de liga de zinco, adequados para uso em sistema de proteção catódica para corrente galvânica.

18/06/2013 - Equipe Target

Anodos de liga de zinco

A NBR 9358 de 05/2013 - Anodos de liga de zinco para proteção catódica estabelece os requisitos exigíveis para encomenda, fabricação e fornecimento de anodos de liga de zinco, adequados para uso em sistema de proteção catódica para corrente galvânica. A norma recomenda utilizar anodos com dimensões e massas indicadas nas Figuras do Anexo A. Os anodos com características diferentes dos estabelecidos podem ser utilizados, desde que solicitados pelo comprador. Do processo de fundição dos anodos deve resultar uma liga com perfeita homogeneização dos componentes em toda a extensão de seu corpo, sem defeitos internos ou externos.

O forno para fundição da liga deve ter capacidade igual ou superior à massa do anodo a ser fabricado. O vazamento da liga deve ser contínuo, não sendo admitidas interrupções na alimentação. O material da alma do anodo deve ser o aço. O aço deve ter teor de carbono ≤ 0,28 %. Antes do processo de fundição, o aço deve ser revestido com zinco aderente, aplicado por qualquer meio comercial adequado, ou ter superfície limpa através de um jateamento até atingir o grau Sa 2&...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Anodos de liga de ferro-silício-cromo para proteção catódica
NBR9240 de 02/2016

Anodos de liga de ferro-silício-cromo para proteção catódica

Anodos de grafite para proteção catódica
NBR9241 de 02/2016

Anodos de grafite para proteção catódica