Text page

Treinamento online agora disponível no GEDWEB

O Target GEDWEB está oferecendo cursos online para os profissionais aprenderem de forma rápida e prática, além da comodidade, flexibilidade e versatilidade, já que a pessoa pode estudar no local que traga mais conforto, obtendo mais empenho enquanto estuda.

06/06/2013 - Equipe Target

Treinamento online no GEWEB

Investir no capital humano consiste em oferecer competência, capacidade e habilidades aos empregados e à direção em melhorar a sua operacionalidade. A empresa deve ter o compromisso de manter estas habilidades constantemente atualizadas mesmo com ajuda de expert externo. A combinação de cultura, experiências e inovações dos empregados e as estratégias da empresa que deverão mudar e manter estas relações. O desafio é criar uma cultura de valorização do empregado como elemento gerador de eficácia e riqueza e dar oportunidade de realização de sua capacidade intelectiva. Esta força intelectual vai influenciar positivamente na dinâmica patrimonial. Um trabalhador que não vê perspectiva em seu trabalho para desenvolver suas capacidades e de crescimento na empresa não terá motivação para desenvolver bem sua função na empresa. Desenvolverá sua tarefa com pouca motivação e interesse influenciando assim o bom andamento da dinâmica do meio patrimonial.

As normas de gestão têm requisitos muito rigorosos quanto ao cumprimento e controle das necessidades de competências das pessoas que executam atividades que afetam a conformidade dos produtos oferecidos pela organização, bem como para atender requisitos regulamentares. Conforme especifica a ISO 9001:2008 em seu item 6.2.2 Competência, treinamento e conscientização, a organização deve: a) determinar a competência necessária para o pessoal que executa trabalhos que afetam a conformidade com os requisitos do produto; b) onde aplicável, prover treinamento ou tomar outras ações para atingir a competência necessária; c) avaliar a eficácia das ações executadas; d) assegurar que o seu pessoal está consciente quanto à pertinência e importância de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade; e e) manter registros apropriados de educação, treinamento, habilidade e experiência (ver 4.2.4). Para complementar esse requisito, existe a NBR ISO 10015 – Diretrizes para treinamento.

Essa norma pode ser aplicada sempre que uma orientação for necessária para interpretar referências a educação e treinamento nas normas das famílias NBR ISO 9000 e 14000 e em outras normas. Por exemplo, a QS 9000 estabelece, no elemento 4.18.1: “A eficácia do treinamento deve ser revisada”. O assunto também é mencionado no elemento 4.18.2 da ISO TS 16949, a norma desenvolvida em conjunto pelas montadoras para seus fornecedores. No Brasil, a norma NBR ISO 10015 vem sendo implementada pelas empresas já certificadas, por aquelas que pretendem ser certificadas e principalmente por aquelas que estão implementando a chamada Gestão por Competências.

As empresas têm grandes dificuldades em manter seu pessoal capacitado e atualizado, não tendo como comprovar, de forma confiável, que as pessoas estão com suas competências em dia. O processo exige grande esforço e atenção de especialistas. Espalhados pelos diversos departamentos da empresa, sendo praticamente impossível comprovar sua eficácia frente a auditorias.

As empresas usuárias do Sistema Target GEDWEB passam agora a contar com um serviço de treinamento online, através de uma plataforma exclusiva da Target, que permite incluir todos os cursos e treinamentos indispensáveis para o cumprimento dos requisitos para a gestão do sistema da qualidade da organização. Esses cursos/treinamentos podem ser disponibilizados para toda a organização e podem ser customizados conforme a necessidade específica de cada equipe da empresa.

A criatividade e a disposição para capacitação permanente sempre serão requeridas e valorizadas. Somado a tudo isso, onde a mudança tecnológica é a regra, buscar condições para ancorar a preparação do profissional requer uma estratégia diferenciada.

Com o objetivo de atender nossos clientes e usuários, a Target elaborou uma pauta de treinamentos estruturados que oferecem aos participantes os subsídios técnicos necessários para que todos possam estar seguros das melhores práticas existentes no âmbito da engenharia, saúde, segurança no trabalho e gestão empresarial, todos atendendo a legislação vigente. Um corpo docente formado por especialistas reconhecidos em seus setores, garante aos alunos uma formação altamente eficaz e qualificada.

A vantagem de trabalhar com o conceito de competência é que ele permite direcionar o foco, concentrar energias no que é necessário para que a empresa alcance os seus objetivos operacionais e estratégicos. O que caracteriza a competência é a integração e a coordenação de um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. Elas não se restringem a uma área específica da empresa, estão difundidas de forma ampla em toda a organização.

O que deve ficar claro: a capacitação não será despesa, mas sim um investimento necessário cujo retorno pode ser altamente compensador. Além disso, a pauta de treinamentos estruturados, oferecem aos participantes os subsídios técnicos necessários para que todos possam estar seguros das melhores práticas existentes no âmbito da engenharia, saúde, segurança no trabalho e gestão empresarial, todos atendendo a legislação vigente. Um corpo docente formado por especialistas reconhecidos em seus setores, garante aos alunos uma formação altamente eficaz e qualificada.

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
NBRISO9001 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NBRISO9000 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2000 nas organizações educacionais
NBR15419 de 03/2020

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2000 nas organizações educacionais