O presidente Lula deve firmar nas próximas semanas o contrato para a construção da plataforma P-51 da subsidiária holandesa da Petrobrás, no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos (RJ). A expectativa das empresas envolvidas no processo era de que Luís Inácio Lula da Silva assinasse o documento após a volta da sua viagem à China. O consórcio formado pela brasileira Fels Setal e pela francesa Technip venceu a concorrência para a realização da obra, avaliada em US$ 639 milhões. A nova plataforma, que deve entrar em operação nos primeiros quatro meses de 2008, será capaz de produzir cerca de 180 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
A francesa Technip, que tem uma subsidiária no Brasil, será responsável pelos serviços de engenharia, que devem representar 25% do projeto. A empresa é a maior construtora de instalações industriais para o setor petrolífero, de gás e petroquímico da América Latina e a quinta maior do mundo. Em uma companhia do porte da Technip, o cumprimento das normas nacionais e internacionais é condição imprescindível, o que leva o grupo a buscar ferramentas que auxiliem no arquivamento e nas consultas constantes aos conteúdos dessas normas.
"Temos grandes obras em várias localidades do Brasil e do mundo, e a todo momento precisamos estar informados sobre as mais diversas normas. Por isso, necessitamos de um sistema que facilite este nosso trabalho", afirma Francisco Carlos Rufino, gerente de documentação e informação da Technip, que é usuária do sistema CENWeb, desenvolvido pela Target.
A declaração de Rufino é endossada por Cintia Lima, bibliotecária da Technip. Segundo ela, antes de migrar para o CENWeb, a Technip foi usuária do CENWin durante muito tempo. "Como ficamos muito satisfeitos com o CENWin, que possibilita o armazenamento de normas nacionais e do Mercosul, resolvemos adotar o CENWeb, que tem um leque de atuação mais amplo, permitindo também o acesso on-line às normas internacionais e estrangeiras", complementa Cintia Lima.
A bibliotecária Cintia Lima e o gerente de documentação
e informação da Technip, Francisco Carlos Rufino, destacam que
a atualização automática das normas, disponibilizada tanto
pelo CENWin
quanto pelo CENWeb,
é um dos principais fatores que auxiliam as empresas usuárias
dos sistemas. "Antes, tínhamos de fazer consultas permanentes para
checar se as normas estavam atualizadas. Agora, não temos mais esta preocupação",
explica Rufino.
Para conhecer produtos da Target que possam auxiliar neste assunto, clique aqui.