Text page

IEC 60934: circuit-breakers for equipment (CBE)

Essa edição de janeiro de 2013 é aplicável a dispositivos de comutação mecânicos concebidos como circuit-breakers for equipment (CBE) ou disjuntores para equipamentos, destinados a fornecer proteção aos circuitos dentro de aparelhos elétricos.

14/02/2013 - Equipe Target

Proteção de equipamentos elétricos

A norma internacional IEC 60934 ed3.2 (2013-01) - Circuit-breakers for equipment (CBE) é aplicável a dispositivos de comutação mecânicos concebidos como circuit-breakers for equipment (CBE) ou disjuntores para equipamentos, destinados a fornecer proteção aos circuitos dentro de equipamentos elétricos. Esta versão consolidada consiste na terceira edição (2000) e suas emendas 1 (2007) e 2 (2013). Portanto, não há necessidade de ordenar alterações para além desta publicação.

A norma é aplicável a dispositivos de comutação mecânica concebidos como circuit breakers ou disjuntores para os equipamentos de aplicações domésticas e similares. Esses disjuntores de acordo com este padrão se destinam a fornecer proteção aos circuitos dentro de equipamentos elétricos, incluindo os seus componentes (por exemplo, motores, transformadores, fiação interna). Esta norma abrange também os disjuntores aplicáveis para a proteção de equipamentos elétricos em caso de subtensão e/ou sobretensão. Abrange também abrange CBEs que são adequados para isolamento. Importante que o termo equipamento inclui os aparelhos. Deve-se afirmar que os CBEs não são aplicáveis para a proteção de sobrecorrente de instalações de fiação de edifícios. De acordo com a norma, os CBEs têm: não uma tensão nominal superior a 440 V de corrente alternada (entre fases) e/ou de corrente contínua não excedendo 250 V; uma corrente nominal não superior a 125 A; a capacidade de um curto-circuito (Icn) de pelo menos 6xIn (tipos ac) e 4xIn (dc-tipos), mas não superior a 3 000 A.

Os CBEs podem ter uma classificação de curto-circuito condicionado, em associação com um curto-circuito especificado por um dispositivo de proteção (SCPD). Um guia para a coordenação de um CBE associado no mesmo circuito com um SCPD é dado no Anexo F. Para CBEs tendo um grau de proteção mais elevado do que IP 20 de acordo com a IEC 60529, para utilização em locais onde prevalecem condições ambientais perigosas (por exemplo, excesso de umidade, calor, frio ou deposição de pó), e em locais de risco (por exemplo, onde são susceptíveis de ocorrer explosões), construções especiais podem ser necessários. Essa norma contém todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com as características operacionais necessárias para esses dispositivos por ensaios de tipo.

Também contém os detalhes em relação aos requisitos de teste e métodos de teste necessários para assegurar a reprodutibilidade do teste e seus resultados. Isso inclui: as características da CBEs; as condições a que devem obedecer os CBEs com referência a seu funcionamento e comportamento em serviço normal; o seu funcionamento e o comportamento em caso de sobrecarga; caso o seu funcionamento e comportamento de curto-circuito até sua capacidade de curto-circuito; as suas propriedades dielétricas; os testes destinados a confirmar que essas condições foram cumpridas e os métodos para ser adotado para os testes; os dados a serem marcados nos dispositivos; as sequências de teste a ser realizado e o número de amostras a ser apresentada para fins de certificação (ver Anexo C); e os exames de rotina a serem realizados para revelar variações inaceitáveis no material ou fabricação, suscetível de afetar a segurança (ver anexo J).

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Dispositivo de manobra e comando de baixa tensão - Parte 2: Disjuntores
NBRIEC60947-2 de 11/2013

Dispositivo de manobra e comando de baixa tensão - Parte 2: Disjuntores

Disjuntores para proteção de sobrecorrentes para instalações domésticas e similares (IEC 60898:1995, MOD)
NBRNM60898 de 07/2004

Disjuntores para proteção de sobrecorrentes para instalações domésticas e similares (IEC 60898:1995, MOD)