Text page

Evitando acidentes em edifícios com guarda-corpos normalizados

A valorização das varandas nos projetos dos edifícios traz à tona a questão do guarda-corpo. Mais do que fechar um espaço, esse elemento deve garantir a segurança de quem frequenta o ambiente e, também, de quem passa pela calçada logo abaixo.

30/01/2013 - Equipe Target

Guarda-corpos protegem contra quedas e acidentes

Mauricio Ferraz de Paiva

O guarda-corpo é um elemento que serve para proteger adultos, crianças e animais de acidentes e quedas graves em função de desnível ou de ambientes mais altos em relação aos outros. Conforme a sua aplicação também é chamado de parapeito, e evita o que ocorreu no final do ano de 2012, quando uma criança caiu de um vão da varanda do quarto andar do apart-hotel Paradiso, na Avenida das Américas, no Rio de Janeiro. O pai da criança contou, em depoimento, que a família subiu até o quarto com o maleiro do hotel e, enquanto ele recebia as malas e pagava o funcionário, a mãe e o bebê ficaram na varanda aguardando. Ainda o relato do pai, o menino teria caído no momento em que a mãe se virou para falar com ele.

Para Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), o prédio não atende aos requisitos técnicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Uma vistoria realizada indicou que a medida do vão por onde passou o bebê tinha o dobro do permitido pela norma técnica. De acordo com os padrões da ABNT, esta distância deveria ser de, no máximo, 20 centímetros, podendo variar. A largura que ...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Alumínio e suas ligas - Tratamento de superfície - Requisitos para anodização para fins arquitetônicos
NBR12609 de 06/2022

Alumínio e suas ligas - Tratamento de superfície - Requisitos para anodização para fins arquitetônicos

Indústrias do petróleo e gás natural — Perfis pultrudados - Parte 2: Guarda-corpo
NBR15708-2 de 11/2015

Indústrias do petróleo e gás natural — Perfis pultrudados - Parte 2: Guarda-corpo