Text page

AWS B5.1: a especificação para a qualificação de inspetores de solda

Editada em 2013, essa norma internacional da American Welding Society (AWS) define os requisitos de qualificação para qualificar inspetores de soldagem.

16/01/2013 - Equipe Target

Inspetores de solda

A AWS B5.1:2013 - Specification for the Qualification of Welding Inspectors-2nd Edition define os requisitos de qualificação para qualificar inspetores de soldagem, que incluem experiência, conclusão satisfatória de um exame que inclui capacidades demonstradas, e prova de acuidade visual. O exame deve testar o conhecimento do inspetor de processos de soldagem, procedimentos de solda, exames não destrutivos, testes destrutivos, termos, definições, símbolos, relatórios, metalurgia de soldagem, matemática relacionada, segurança, qualidade e responsabilidades.

O escopo da norma inclui:
1.1 Requisitos. Esta norma estabelece os requisitos para a qualificação e define o corpo de conhecimento aplicável ao pessoal de inspeção de soldagem.
1,2 Níveis. Existem três níveis de qualificação: Inspetor de Soldagem Associado (AWI), Inspetor de Soldagem (WI) e Inspetor de Soldagem Sênior (SWI).
1.3 Responsabilidade. A qualificação do pessoal em AWI/WI/SWI com os requisitos desta norma não elimina a necessita de um empregador determinar a capacidade do indivíduo para o desempenho das funções de uma soldadura especial ou em uma atribuição de inspeção.
1,4 Empregador. Esta norma se destina a complementar os requisitos de um empregador, código ou outros documentos, e não deve ser interpretada como uma responsabilidade do empregador para o trabalho ou para a realização da obra.
1.5 Definições e Terminologia. Tal como utilizado neste padrão, a palavra deve denota um requisito, a palavra deve denota um orientação e a palavra pode significa que é permitido. Tal como utilizado na presente memória descritiva os requisitos incluem os soldadores, a palavra soldagem, os operadores, os brazers e os operadores de brasagem.
1,6 Unidades. Esta norma não exige unidades de medida. Portanto, não há equivalentes ou conversões são contidos exceto quando eles são citados como exemplos.
1,7 Segurança
1.7.1 Questões de segurança e de saúde e preocupações estão fora do escopo desta norma; algumas informações de segurança e saúde são fornecidas, mas tais questões não são totalmente resolvido no conteúdo da norma.
1.7.2 Segurança e informações sobre saúde estão disponível a partir das seguintes fontes:
(1) ANSI Z49.1, Safety in Welding, Cutting, and Allied Processes
(2) AWS Safety and Health Fact Sheets
(3) Other safety and health information on the AWS website

Material or Equipment Manufacturers:
1.Material Safety Data Sheets supplied by materials manufacturers
2.Operating Manuals supplied by equipment manufacturers

Conteúdo da norma:
1. Escopo
1.2 Níveis
1.4 Empregador
1.5 Terminologia
1,6 Unidades
1.8 Documentos referenciados
2. Termos e Definições
3. Níveis de Qualificação
3.1 Inspetor de soldagem associado (AWI)
3.2 Inspetor de soldagem (WI)
3.3 Inspetor de soldagem sênior (SWI)
4. Funções
4.1 Deveres
4,2 Capacitação
5. Requisitos de educação e experiência
5.1 Inspetor de soldagem associado
5.2 Inspetor de soldagem
5.3 Inspetor de soldagem sênior
5.4 Documentação
5,5 Qualificação
6. Requisitos do exame
6.1 Requisitos visuais
6.2 Teste escrito
7. Exame
7,1 WI/AWI
7.2 Verificação SWI
7,3 Suplente SWI
8. Manutenção de Qualificação
Anexo A (Informativo)-Referência
Anexo B (informativo)-Diretrizes para a elaboração de consultas técnicas

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Soldagem - Critérios para a qualificação e certificação de inspetores para o setor de petróleo e gás, petroquímico, fertilizantes, naval e termogeração (exceto nuclear)
NBR14842 de 05/2015

Soldagem - Critérios para a qualificação e certificação de inspetores para o setor de petróleo e gás, petroquímico, fertilizantes, naval e termogeração (exceto nuclear)