23/10/2012 - Equipe Target
A NBR ISO 20252 de 09/2012 - Pesquisa de mercado, pesquisa de opinião e pesquisa social - Vocabulário e requisitos de serviço estabelece os termos e definições, assim como os requisitos de serviço, para organizações e profissionais que conduzem pesquisas de mercado, pesquisas de opinião e pesquisas sociais. As atividades de pesquisa não relacionadas a pesquisas de mercado, pesquisas de opinião e pesquisas sociais, como marketing direto, estão fora do escopo dessa norma. Na verdade, o principal objetivo da padronização é facilitar o desenvolvimento e o crescimento de negócios, particularmente entre mercados nacionais e regionais diferentes.
O propósito dessa norma é seguir uma estrutura linear para assegurar que sua implantação leve à melhoria contínua da pesquisa de mercado, pesquisa de opinião e pesquisa social e para harmonizar outros padrões nacionais já disponíveis. A indústria de pesquisa de mercado, pesquisa de opinião e pesquisa social agora é global. Uma proporção crescente do investimento dos usuários da indústria é alocada a projetos multinacionais cujos objetivos são mensurações consistentes, regionais e globais. ...