Text page

NBR ISO 20252: os requisitos para as pesquisas de mercado, de opinião e social

Essa norma estabelece os termos e definições, assim como os requisitos de serviço, para organizações e profissionais que conduzem pesquisas de mercado, de opinião e sociais.


23/10/2012 - Equipe Target

A padronização das pesquisas

A NBR ISO 20252 de 09/2012 - Pesquisa de mercado, pesquisa de opinião e pesquisa social - Vocabulário e requisitos de serviço estabelece os termos e definições, assim como os requisitos de serviço, para organizações e profissionais que conduzem pesquisas de mercado, pesquisas de opinião e pesquisas sociais. As atividades de pesquisa não relacionadas a pesquisas de mercado, pesquisas de opinião e pesquisas sociais, como marketing direto, estão fora do escopo dessa norma. Na verdade, o principal objetivo da padronização é facilitar o desenvolvimento e o crescimento de negócios, particularmente entre mercados nacionais e regionais diferentes.

O propósito dessa norma é seguir uma estrutura linear para assegurar que sua implantação leve à melhoria contínua da pesquisa de mercado, pesquisa de opinião e pesquisa social e para harmonizar outros padrões nacionais já disponíveis. A indústria de pesquisa de mercado, pesquisa de opinião e pesquisa social agora é global. Uma proporção crescente do investimento dos usuários da indústria é alocada a projetos multinacionais cujos objetivos são mensurações consistentes, regionais e globais. ...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Diretrizes sobre responsabilidade social
NBRISO26000 de 11/2010

Diretrizes sobre responsabilidade social

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado
NBRISO9004 de 11/2019

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado