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NBR ISO 20252: os requisitos para as pesquisas de mercado, de opinião e social

Essa norma estabelece os termos e definições, assim como os requisitos de serviço, para organizações e profissionais que conduzem pesquisas de mercado, de opinião e sociais.


23/10/2012 - Equipe Target

A padronização das pesquisas

A NBR ISO 20252 de 09/2012 - Pesquisa de mercado, pesquisa de opinião e pesquisa social - Vocabulário e requisitos de serviço estabelece os termos e definições, assim como os requisitos de serviço, para organizações e profissionais que conduzem pesquisas de mercado, pesquisas de opinião e pesquisas sociais. As atividades de pesquisa não relacionadas a pesquisas de mercado, pesquisas de opinião e pesquisas sociais, como marketing direto, estão fora do escopo dessa norma. Na verdade, o principal objetivo da padronização é facilitar o desenvolvimento e o crescimento de negócios, particularmente entre mercados nacionais e regionais diferentes.

O propósito dessa norma é seguir uma estrutura linear para assegurar que sua implantação leve à melhoria contínua da pesquisa de mercado, pesquisa de opinião e pesquisa social e para harmonizar outros padrões nacionais já disponíveis. A indústria de pesquisa de mercado, pesquisa de opinião e pesquisa social agora é global. Uma proporção crescente do investimento dos usuários da indústria é alocada a projetos multinacionais cujos objetivos são mensurações consistentes, regionais e globais. Uma norma facilita o cumprimento deste importante objetivo econômico e social ao assegurar que os elementos no processo de tal pesquisa sejam conduzidos segundo um padrão apropriado e de uma forma consistente e passível de verificação.

Isto permite que os dados obtidos de estudos de pesquisa conduzidos segundo essa norma sejam utilizados para orientar o fornecimento de produtos e serviços a cidadãos e instituições de forma consistente e transparente. Os objetivos complementares para o desenvolvimento dessa norma incluem a necessidade de definir o nível de requisitos para a prestação do serviço e procedimentos de trabalhos comuns a serem aplicados a processos, inclusive entre países diferentes. Os requisitos apenas se aplicam quando os serviços forem prestados. Essa norma contém um número extenso de termos e definições.

Para um sistema de gestão do processo de pesquisa, o prestador do serviço de pesquisa deve aplicar um sistema de gestão do processo de pesquisa que cubra todas os requisitos dessa norma, inclusive o escopo do sistema em relação aos negócios do prestador do serviço de pesquisa. O sistema de gestão do processo de pesquisa deve ser um sistema documentado que pode diferir de uma organização à outra devido aos seguintes aspectos: tamanho da organização e tipo de atividades; complexidade e riscos associados aos processos e suas interações; e competência do pessoal de campo. Os procedimentos, instruções e métodos exigidos para conduzir as diferentes tarefas segundo os requisitos dessa norma devem ser documentados, implantados, monitorados e mantidos para serem passíveis de auditoria. Os documentos podem se referir aos requisitos para um ou mais procedimentos. O requisito da documentação de um procedimento pode estar coberto por mais de um documento. A documentação pode estar em qualquer forma ou tipo de mídia.

A gerência sênior do prestador do serviço de pesquisa deve ser responsável pelos seguintes aspectos: comprometer-se com a qualidade do atendimento ao cliente (inclusive uma declaração da política de qualidade) apropriada ao propósito da organização; documentar a estrutura organizacional do prestador do serviço de pesquisa, inclusive as responsabilidades das pessoas envolvidas na entrega do serviço; revisar e melhorar o sistema de gestão do processo de pesquisa; garantir o fornecimento de recursos e informações adequados e apropriados ao sistema, inclusive a nomeação de um gerente de qualidade; garantir que todos os envolvidos na prestação do serviço de pesquisa estejam familiarizados com os códigos éticos e profissionais nacionais e internacionais aplicáveis, com os requisitos da legislação relevante e com os procedimentos e métodos documentados que afetam especificamente o seu trabalho.

Assim, deve ser nomeado um gerente de qualidade que tenha autoridade suficiente para ser responsável pela administração de todo o sistema de gestão do processo de pesquisa e que seja responsável por organizar auditorias internas para garantir que essa norma seja aplicada. Todas as informações fornecidas aos prestadores do serviço de pesquisa pelo cliente para a condução de um projeto de pesquisa devem ser tratadas com a máxima confidencial idade. Elas devem ser utilizadas exclusivamente neste contexto e não podem ser disponibilizadas a terceiros sem a autorização do cliente.

As informações confidenciais devem ser armazenadas de forma segura. Os resultados da pesquisa relacionados a um cliente específico, obtidos por um prestador do serviço de pesquisa na execução de um projeto de pesquisa em particular, não podem ser utilizados em projetos de pesquisa para outros clientes sem a autorização do cliente original e devem ser tratados com a máxima confidencial idade. Os dados fornecidos por entrevistados, assim como sua identidade (por exemplo, questionários preenchidos) devem ser tratados com a máxima confidencialidade e todas as garantias dadas aos entrevistados devem ser cumpridas.

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

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