Text page

Gerenciamento correto de resíduos químicos impede contaminação ambiental

O aumento da industrialização e da população tem causado um acréscimo na geração de resíduos sólidos industriais, principalmente nos grandes centros.

O crescente número de casos de contaminação do solo, da água e do meio ambiente por resíduos químicos depositados em lugares errados desperta a atenção de toda a sociedade. O aumento da industrialização e da população tem causado um acréscimo na geração de resíduos sólidos industriais, principalmente nos grandes centros. São inúmeros os casos atendidos pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e órgãos ambientais, envolvendo o abandono ou descarte de produtos químicos em margens de rodovias e terrenos baldios próximos a regiões habitadas. O fato pode provocar formação de gases tóxicos e perigosos, desprendimento de chamas e calor, e até explosões.

A responsabilidade social das universidades e laboratórios químicos tem provocado uma preocupação muito grande com o meio ambiente. Cientistas se dedicam a desenvolver pesquisas e produtos que não causem prejuízos à natureza e à saúde do ser humano.

É importante que seja definido um destino para os resíduos químicos desde sua origem, englobando a geração do material, o acondicionamento, o tratamento, o transporte, até que cheguem à coleta pública. Também não se pode esquecer que todos os profissionais envolvidos no processo devem receber treinamento e seguir normas específicas.

Baseada nesta necessidade, a Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou a norma NBR 15051, que estabelece as especificações para o gerenciamento dos resíduos gerados em laboratórios clínicos. A adoção da NBR 15051 impõe regras rígidas sobre a geração, segregação, acondicionamento, tratamento, transporte e apresentação à coleta pública dos resíduos gerados nos laboratórios clínicos, para que esses resíduos não causem danos ambientais ou de saúde às pessoas envolvidas.

Clique aqui e adquira a NBR15051.

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Esterilização de produtos de atenção à saúde - Vocabulário
ABNT ISO/TS11139 de 11/2009

Esterilização de produtos de atenção à saúde - Vocabulário

Gestão da qualidade no laboratório clínico
NBR14500 de 11/2009

Gestão da qualidade no laboratório clínico

Laboratórios clínico - Gerenciamento de resíduos
NBR15051 de 10/2020

Laboratórios clínico - Gerenciamento de resíduos