Text page

Aquecimento de água a gás: só instale os equipamentos que cumpram as normas técnicas

Muitos consumidores está optando por instalar em unidades residenciais o aquecimento de água a gás. Não tenha dúvida: só instale os equipamentos que cumpram as normas técnicas.


22/08/2012 - Equipe Target

O aquecimento de água a gás

Normalmente, os aquecedores de passagem a gás eram colocados dentro dos banheiros, depois foram banidos para o lado de fora para evitar acidentes decorrentes de vazamentos de gás. O funcionamento hidráulico é igual aos aquecedores centrais elétricos, ou seja, existe uma tubulação de água quente que distribui a água quente a partir do aquecedor até cada ponto de consumo. Os aquecedores de acumulação podem ser elétricos, a gás ou solares. Nestes, um tanque isolado termicamente mantém a água a uma determinada temperatura, de onde é direcionada aos pontos de consumo. Note que mesmo os aquecedores solares contêm um aquecedor elétrico para os dias nublados.

Mas como se comporta cada um destes sistemas? Quais são suas vantagens e desvantagens? Para fazer uma análise mais precisa, veja como eles se comportam em relação à: construção do banheiro e instalação do sistema, consumo de energia elétrica, consumo de água e manutenção. O melhor momento para começar a pensar na escolha do sistema de água quente para os banheiros é durante o projeto da obra. Isto porque envolve confecção de encanamentos, localização da caixa d'água e do evento aquecedor central (boiler), escolha das torneiras e misturadores, sem falar do chuveiro e demais acessórios que entrarão em contato com a água.

As adaptações feitas em reformas, seja em prédio ve...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Instalações elétricas de baixa tensão
NBR5410 de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão

Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais - Projeto e execução
NBR15526 de 12/2012

Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais - Projeto e execução

Aquecedores de água a gás tipo acumulação — Terminologia
NBR10540 de 01/2016

Aquecedores de água a gás tipo acumulação — Terminologia

Instalação de aparelhos a gás — Requisitos
NBR13103 de 03/2024

Instalação de aparelhos a gás — Requisitos