Text page

Curso: Gestão de Energia – Implantação da metodologia e estudos de casos práticos

As organizações através deste curso poderão estabelecer os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho, a eficiência e intensidade energéticas. Ele trata das diversas metodologias existentes para a realização de revisão energética, determinação de linhas de base e de indicadores de desempenho energéticos.


09/07/2012 - Equipe Target

A implantação de um sistema de gestão de energia (SGE)

A implementação de um sistema de gestão da energia especificado pela NBR ISO 50001 tem a intenção de obter melhorias de desempenho energético. Portanto, é baseada na premissa de que a organização analisará criticamente e avaliará periodicamente seu sistema de gestão da energia para identificar oportunidades de melhoria e a implementação destas. A organização tem flexibilidade sobre como implementar o SGE. Por exemplo, o ritmo, extensão e duração dos processos de melhoria contínua são determinados pela organização.

A organização pode levar em conta considerações econômicas e outras para determinar o ritmo, extensão e cronograma dos processos de melhoria contínua. Os conceitos de escopo e fronteiras permitem flexibilidade à organização para definir o que está incluso no SGE. O conceito de desempenho energético inclui uso e consumo de energia e eficiência energética. Assim, a organização pode escolher dentre uma ampla gama de atividades de desempenho energético. Por exemplo, a organização poderia reduzir demanda de pico, utilizar excedente de energia ou resíduo energético, ou melhorar as operações de seus sistemas, pr...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da energia — Requisitos com orientações para uso
NBRISO50001 de 07/2024

Sistemas de gestão da energia — Requisitos com orientações para uso