Text page

Interpretando a NR 13

A NR 13 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelece os requisitos compulsórios relativos a projeto, operação, manutenção e inspeção de caldeiras e vasos de pressão.


04/06/2012 - Equipe Target

Interpretando a NR 13

A Norma Regulamentadora 13, cujo título é Caldeiras e Vasos de Pressão, estabelece todos os requisitos técnicos e legais relativos à instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho. A NR 13 tem a sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, nos artigos 187 e 188 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

Não deverão ser entendidos como caldeiras para fins de aplicação da NR 13: trocadores de calor do tipo Reboiler, Kettle, Refervedores, TLE, cujos projetos de construção sejam governados por critérios referentes a vasos de pressão; equipamentos com serpentinas sujeitas à chama direta ou a gases aquecidos e que geram, porém não acumulam, vapor, tais como: fornos, geradores de circulação forçada e outros; serpentinas de fornos ou de vasos de pressão que aproveit...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Vasos de pressão - Inspeção de segurança em serviço
NBR15417 de 01/2007

Vasos de pressão - Inspeção de segurança em serviço

Eletricidade geral - Terminologia
NBR5456 de 11/2010

Eletricidade geral - Terminologia