Text page

Curso: Segurança na Operação e Manutenção de Subestações e Cabines Primárias

O treinamento capacita os engenheiros e técnicos, projetistas e instaladores para lidar com esses equipamentos e situações, além de atualizá-los quanto aos requisitos da norma NBR 14039 e NR 10 sobre manutenção das instalações de média tensão e condições de segurança de trabalho.


28/05/2012 - Equipe Target

A segurança das instalações conforme a NBR 14039

Essa norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço. Aplica-se a partir de instalações alimentadas pelo concessionário, o que corresponde ao ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Também se aplica a instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão.

Além disso, abrange as instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica, sem prejuízo das disposições particulares relativas aos locais e condições especiais de utilização constantes nas respectivas normas. As instalações especiais, tais como marítimas, de tração elétrica, de usinas, pedreiras, luminosas com gases (neônio e semelhantes), devem obedecer, além dessa norma, às normas específicas aplicáveis em cada caso. Refere, para que não venham, por suas deficiências, prejudicar e perturbar as instalações vizinhas ou causar danos a pessoas e animais e à conservação dos bens e do meio ambiente. Aplica-se às instalações novas, &a...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Eletricidade geral - Terminologia
NBR5456 de 11/2010

Eletricidade geral - Terminologia

Instalações elétricas de baixa tensão
NBR5410 de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão

Sistemas elétricos de potência
NBR5460 de 04/1992

Sistemas elétricos de potência