Text page

A certificação ISO 9001 e o controle da documentação

A norma ISO 9001, que estabelece os requisitos para os sistemas de gestão da qualidade, está completando 25 anos no auxílio às organizações de todos os setores que buscam a excelência. Importante é haver um controle adequado de seu sistema de documentação.


27/04/2012 - Equipe Target

O controle da documentação e as normas técnicas nos sistemas de gestão

Lançada pela ISO em 19 de março de 1987, a norma foi publicada no Brasil em 1994, depois de ter sido submetida à primeira revisão pelo organismo internacional. Ocorreram ainda novas versões em 2000 e em 2008, que procuraram um maior detalhamento de seus requisitos e melhorar a compatibilidade com a ISO 14001 e outras normas de gestão. O ponto central da norma é que qualquer organização pode melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes. Um sistema de gestão dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse. A ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral. Ela ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.

Dessa forma, um sistema de documentação que inclua as normas técnicas, manuais de qualidade, procedimentos, instruções de trabalho, etc. não deve gerar papeis ou mesmo arquivos de computador inúteis, já que ele deve se constituir na documentação dos processos formado pelo conjunto harmônico. Todas as atividades devem estar documentadas de acordo com padrões predefinidos, sendo que essa documentação retratará os procedimentos necessários à execução e à avaliação das tarefas, devendo ser redigidas com a estrita participação daqueles que serão seus usuários. Essa participação é essencial para a geração de boas normas e procedimentos que certamente serão efetivamente cumpridas, pois refletirão a prática existente e terão a co participação do operador.

A Target Engenharia desenvolveu o sistema Target GEDWeb (Gerenciador Eletrônico de Documentos em ambiente Web) que permite aos seus usuários pesquisar, visualizar, adquirir, imprimir e controlar o acervo de normas técnicas brasileiras, Mercosul, internacionais e estrangeiras através de uma base de dados sempre atualizada. O sistema Target GEDWeb irá garantir que sua organização tenha a segurança necessária para o desenvolvimento de projetos, produtos e serviços com base nas Normas Técnicas em vigor garantindo excelência em auditorias do Sistema Gestão e sendo reconhecido por diversos órgãos como a fonte mais confiável de atualização para documentos de origem externa do Brasil.

Portanto, verificar se as normas e procedimentos estão sendo seguidos é fundamental para a garantia da qualidade e sua permanente evolução. A Target Engenharia desenvolveu o sistema Target GEDWeb (Gerenciador Eletrônico de Documentos em ambiente Web) Setorial que permite aos usuários pesquisar, visualizar, adquirir, imprimir e controlar o acervo de normas técnicas brasileiras, Mercosul, internacionais e estrangeiras através de uma base de dados sempre atualizada. Esse sistema garante que sua organização tenha acesso com descontos aos cursos essenciais ao setor, aos arquivos das normas brasileiras (NBR) e do Mercosul (NM) mais utilizadas, às NBR e NM mais em destaque, às NBR e NM indispensáveis, aos Regulamentos Técnicos setoriais, às Normas Regulamentadoras e aos projetos de normas em consulta nacional disponibilizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para você votar e participar do projeto de normalização no link http://www.abntonline.com.br/consultanacional.

 

Com o sistema Target GEDWeb a empresa contará com os seguintes benefícios:

ECONOMIA

- Monte o seu pacote de Normas Técnicas Brasileiras e Mercosul em formato digital e economize em compras individuais;

- Evite normas em duplicidade nos diversos departamentos e unidades, pois uma única norma poderá ser visualizada de forma corporativa;

- Atualize seu acervo de Normas Técnicas Brasileiras e Mercosul de forma automática, sem necessidade de compra de novas versões.

PRATICIDADE

- Acesse suas Normas Técnicas e Documentos Corporativos via Internet de qualquer parte do mundo;

- Economize tempo na busca de informações;.

- Visualize e imprima suas Normas Técnicas de forma ilimitada;

- Acesse Produtos e Serviços relacionados às Normas Técnicas (Projetos de Normas, Regulamentos Técnicos, Portarias do Inmetro, Matérias Técnicas, etc.);

- Solicite e adquira Normas Técnicas diretamente pela internet para incorporação automática no acervo da empresa.

IMPLANTAÇÃO

- Esse é mais um diferencial do sistema Target GEDWeb Setorial Construção, que é instalado nos servidores Web da própria Target, que inclui procedimentos de segurança e backups, não gerando assim, custos de tecnologia para a organização;

- Totalmente adaptável às características e necessidades das organizações, o Target GEDWeb Setorial Construção possibilita otimizar o seu layout e suas telas dentro de padrões visuais utilizados pelas organizações;

- O Target GEDWeb Setorial Construção é implantado em até 36 horas.

Faça como as principais organizações do Brasil, opte pelo sistema Target e tenha a garantia necessária para a gestão de seus documentos corporativos.

Para mais informações acesse o Sistema Target Gedweb.

 

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NBRISO9000 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NM-ISO9000 de 05/2007

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário

Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade.
ABNT ISO/TR10013 de 07/2021

Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade.