Text page

Curso: Ferramentas MASP - (Metodologia de Análise e Solução de Problemas)

Esse curso apresentará e detalhará um conjunto de ferramentas amplamente conhecidas e utilizadas pela sua eficácia para diagnosticar, controlar e aprimorar o processo de melhoria contínua e redução de falhas nos Sistemas de Gestão da Qualidade das empresas.


17/11/2011 - Equipe Target

Metodologia de Análise e Solução de Problema (MASP)

A solução de problema é possível por meio de análises das relações entre características e causas, executando ações corretivas apropriadas. Entretanto, esse processo de estratégica de soluções pode ser abordado sob diversos ângulos. Consequentemente, quando se usa uma metodologia mal aplicada, não se chega à ações de melhoria. Sendo assim, é importante entender as relações entre as causas atuais e as características do problema ou efeito.

Os procedimentos padronizados são úteis no desenvolvimento deste entendimento. Para solucionar problemas em qualquer área, existem procedimentos e regras. Se não forem utilizados adequadamente, não se pode vencer os obstáculos e obter o sucesso. É necessário conhecer as verdadeiras causas para implementar melhorias e alcançar as metas.

Uma metodologia para a solução de problemas deve ser estruturada de maneira a ajudar o administrador a solucioná-los, colocando este assunto dentro de um processo adequado de análise, e fornecendo aos gerentes meios para:

- Analisar e priorizar os problemas;

- Identificar algumas situações que exigem atenção e que às vezes não estão claras;

- Estabelecer o controle rapidamente em determinada situações e

- Planejar um trabalho.

A metodologia deve ser um processo dinâmico na busca de soluções para uma determinada situação. Não é um processo rígido e sim flexível para cada caso. Ela procura encontrar respostas tais como:

- Priorização do problema;

- Divisão do problema em partes que possam ser analisáveis;

- Verificações das situações que necessitam de atenção.

O objetivo da metodologia é aumentar a probabilidade de resolver satisfatoriamente uma situação onde um problema tenha surgido. A solução é um processo que segue uma sequência lógica, começando pela identificação, continuando pela análise e terminando com a tomada de decisão. Cada etapa descreve os objetivos, as atividades a serem desenvolvidas, as pessoas envolvidas e as ferramentas mais usadas, no sentido que o administrador compreenda e saiba como aplicá-los em seu trabalho. Ele precisa estar informado de todas as situações, e processar todos esses dados a respeito do problema que possa vir a encontrar.

A análise do problema é um processo lógico de estreitar um corpo de informação durante a busca por uma solução. A cada estágio, a informação vai surgindo, à medida que o processo se movimenta para o que está errado, passando para o problema a ser tratado e a seguir para as possíveis causas que fizeram o problema surgir, e finalmente para a causa mais provável com uma ação corretiva específica em relação ao problema. Assim, o gestor precisa organizar o sistema para que os passos sigam uma ordem determinada, e deve também seguir as etapas de acordo como descrito no roteiro, afim de que o trabalho possa ser executado. Diversos autores apresentam uma metodologia baseada em uma sequência própria. Muitas são as sequências de atividades, sendo que cada caso está baseada no raciocínio e na lógica. Cada autor descreve sua metodologia, sendo que cada um enfoca de uma maneira diferente os passos sugeridos.

Para mais informações sobre o curso e inscrições, clique no link:

Curso: Ferramentas MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas

Publico Alvo: Gerentes e Técnicos de áreas responsáveis pela gestão da organização.

Professor: Eduardo Daniel

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
NBRISO9001 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2000 nas organizações educacionais
NBR15419 de 03/2020

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2000 nas organizações educacionais