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A educação no Brasil precisa passar por um banho de qualidade

Transformar, trocar experiências, educar e ser educado. Para isso deve-se quebrar o velho paradigma educacional onde o aluno se torna um espectador passivo no processo ensino-aprendizagem. Educar é como uma máquina: Todas as peças devem estar em perfeitas condições para o seu funcionamento.


17/11/2011 - Equipe Target

Os problemas estruturais da educação no Brasil

Depois que Ministério da Educação mudou o formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a avaliação se tornou um dos principais meio de acesso às universidades públicas há três anos, uma série de erros vem ocorrendo nesse tipo de exame, o que afeta mais ainda a qualidade da educação no Brasil. Em 2011, está sendo investigado um suposto vazamento de algumas questões da prova. Um estudante de 18 anos postou no facebook fotos de cadernos de questões distribuídos pelo colégio Christus, de Fortaleza, antes do Enem, em que afirma conter pelo menos 11 questões idênticas às das provas.

Um país para melhorar a educação precisa de fundamentos básicos: todo indivíduo com idade entre sete e 17 anos deve estar na escola; todo indivíduo com idade de oito anos deverá dominar a leitura; os alunos deverão ter acesso a todos os conteúdos correspondentes a sua série; todos os alunos deverão concluir as etapas de estudo fundamental e médio; e deve haver garantia de investimentos na educação básica. Outra coisa importante: para prevenir toda a problemática educacional nacional, de acordo com o presidente da Target, Mauricio Ferraz de Paiva, as unidades educacionais precisam implementar a norma NBR 15419, editada em 2006, que procura facilitar a compreensão dos requisitos estabelecidos na NBR ISO 9001, a fim de implementar e manter um sistema de gestão da qualidade em organizações educacionais, de todos os tipos e portes. “Importante dizer”, afirma Paiva, “que facilitar a compreensão dos requisitos estabelecidos na NBR ISO 9001 facilita a implementação e mantém o sistema de gestão da qualidade em organizações educacionais, de todos os tipos e portes. Tendo em vista que a área educacional apresenta especificidades quanto à natureza de suas organizações e de seus serviços, é conveniente a utilização de termos e definições contidos na seção 3, pois os requisitos da NBR ISO 9001 são genéricos e aplicáveis a todas as organizações, sem levar em consideração aspectos setoriais , dimensões e serviços prestados”, explica.

Dessa forma, as organizações educacionais necessitam definir os seus processos, ou seja, o conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Entre as principais entradas dos processos estão os requisitos do cliente, que expressam suas necessidades ou expectativas em relação ao serviço educacional. Alguns exemplos são: desenvolvimento intelectual, qualificação profissional, desenvolvimento de competências, desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de habilidades específicas (artes, esportes, idiomas etc.), a promoção da sociabilidade e o desenvolvimento da cidadania.

Igualmente, a norma especifica que em uma organização educacional, pode ser considerado um macroprocesso o conjunto de atividades inter-relacionadas desde o projeto e desenvolvimento de um serviço educacional até a realização do serviço educacional, incluindo todas as análises críticas e demais avaliações. São exemplos de macroprocessos educacionais: educação infantil (creche e pré-escola); ensino fundamental; ensino médio; educação de jovens e adultos; educação profissional técnica de nível médio; graduação; especialização (pós-graduação lato sensu); mestrado (pós-graduação stricto sensu); doutorado (pós-graduação stricto sensu); educação especial; curso de idiomas; curso preparatório para processos seletivos; e capacitação empresarial.

“É fundamental dizer que os macroprocessos referem-se à atividade-fim da organização educacional. Por vezes, recebem a denominação de processos de negócio ou processos finalísticos. O processo de apoio é o conjunto de atividades inter-relacionadas que dão suporte aos processos principais da organização. Exemplos de processo de apoio: desenvolvimento, revisão e atualização do plano institucional; desenvolvimento, revisão e atualização do projeto político e pedagógico; seleção e/ou admissão de educandos; acompanhamento psicopedagógico; expedição de documentos (diploma, certificado de conclusão, histórico, declaração, carteira de estudante etc.); atualização do acervo da biblioteca; aquisição de insumos; capacitação de pessoal; divulgação de cursos; controle financeiro (pagamento de mensalidades); manutenção (da limpeza, das instalações prediais, dos equipamentos etc.); e segurança física e patrimonial”, assegura Mauricio Paiva.

Para que uma escola possa reivindicar a conformidade do seu sistema de gestão da qualidade, em relação à NBR ISO 9001, ou seja, obter a certificação por um organismo independente, por exemplo, a exclusão de requisitos não aplicáveis está limitada a requisitos da seção 7, desde que a exclusão não prejudique o atendimento a requisitos dos clientes e a requisitos regulamentares (ver 1.2). Na norma, existem alguns exemplos de objetivos da qualidade, associados a metas e prazos, de uma organização educacional. “O governo precisa entender que os países com altos índices de escolaridade têm demonstrado uma liderança na inovação de processos e facilidade na assimilação e manuseio de novas tecnologias. Já os deficitários na área educacional estão perdendo a competitividade ou aumentando sua dependência. A educação para competitividade tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma nação e na melhoria de suas mazelas sociais. Em uma percepção econômica, quem está mais propenso a entender essa dimensão é justamente o setor empresarial que sente no seu dia a dia essas dificuldades, principalmente para contratar mão de obra qualificada”, conclui o presidente da Target.

Para mais informações sobre a NBR15419 de 10/2006, clique no link:

NBR15419 - Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2000 nas organizações educacionais


FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

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