Text page

A educação no Brasil precisa passar por um banho de qualidade

Transformar, trocar experiências, educar e ser educado. Para isso deve-se quebrar o velho paradigma educacional onde o aluno se torna um espectador passivo no processo ensino-aprendizagem. Educar é como uma máquina: Todas as peças devem estar em perfeitas condições para o seu funcionamento.


17/11/2011 - Equipe Target

Os problemas estruturais da educação no Brasil

Depois que Ministério da Educação mudou o formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a avaliação se tornou um dos principais meio de acesso às universidades públicas há três anos, uma série de erros vem ocorrendo nesse tipo de exame, o que afeta mais ainda a qualidade da educação no Brasil. Em 2011, está sendo investigado um suposto vazamento de algumas questões da prova. Um estudante de 18 anos postou no facebook fotos de cadernos de questões distribuídos pelo colégio Christus, de Fortaleza, antes do Enem, em que afirma conter pelo menos 11 questões idênticas às das provas.

Um país para melhorar a educação precisa de fundamentos básicos: todo indivíduo com idade entre sete e 17 anos deve estar na escola; todo indivíduo com idade de oito anos deverá dominar a leitura; os alunos deverão ter acesso a todos os conteúdos correspondentes a sua série; todos os alunos deverão concluir as etapas de estudo fundamental e médio; e deve haver garantia de investimentos na educação básica. Outra coisa importante: para prevenir toda a problemática educacional nacional, de acordo com o presidente da Target, Mauricio Ferraz de Paiva, as unidades educacionais precisam implementar a norma NBR 15419, editada em 2006, que procura facilitar a compreensão dos requisitos estabelecidos na NBR ISO 9001, a fim de implementar e manter um sistema de gestão da qualidade em organizações educacionais, de todos os tipos e portes. “Importante dizer”, afirma Paiva, “que fac...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
NBRISO9001 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado
NBRISO9004 de 11/2019

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NBRISO9000 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário