Text page

NBR 15979: Especifica os requisitos para o reparo de tubulação de polietileno

Essa norma estabelece os critérios de reparo para tubulações em polietileno PE 80 e PE 100 para sistemas de distribuição e adução de água e transporte de esgotos sob pressão. Importante é que caso sejam executadas ações emergenciais que não atendam às especificações estabelecidas na ABNT NBR 15950 devem ser executadas ações definitivas para que estas especificações sejam atendidas.


04/10/2011 - Equipe Target

As tubulações em polietileno

O polietileno (PE) é um material termoplástico obtido através da polimerização do eteno. É uma resina inerte, da família das olefinas, já que possui somente hidrogênio e carbono em sua estrutura química. Daí também dizer-se que o polietileno pertence às poliolefinas. Advém disso sua atoxidade e enorme resistência química. Os polietilenos de alta densidade (PEAD) com peso molecular elevado são especialmente indicados à fabricação de tubos, com excelentes propriedades mecânicas, físicas, químicas e hidráulicas, apresentando ótima resistência ao tensofissuramento e ao creep, assegurando vida útil superior a 50 anos. Aditivado com negro de fumo garante resistência à fotodegradação, permitindo seu uso exposto ao tempo. Largamente utilizados e padronizados em normas nacionais (ABNT)e internacionais (ISO, EN, ASTM, etc) os tubos de polietileno de alta densidade são produzidos com resinas especiais designadas e qualificadas como PE 80 e PE 100, com tensões de dimensionamento hidrostático a 20ºC para vida útil mínima de 50 anos de 8 e 10 MPa, respectivamente.

Assim, a NBR 15979 estabelece os critérios de reparo para tubulações em polietileno PE 80 e PE 100 para sistemas de distribuição e adução de água e transporte de esgotos sob pressão. A norma em seus requisitos gerais determina que, caso sejam executadas ações emergenciais que não atendam às especificações estabelecidas na ABNT NBR 15950, devem-se executar ações definitivas para que estas especificações sejam atendidas. No item 4.2 Materiais, está escrito que devem ser utilizados tubos e conexões conforme ABNT NBR 15561, ABNT NBR 15593, ABNT NBR 15803 e ABNT NBR 8417, respectivamente. Para a execução dos reparos, os tubos e conexões devem ter compatibilidade conforme a seguir:

a) junta de termofusão (solda de topo);

b) junta de eletrofusão (solda por eletrofusão);

c) junta mecânica.

O 4.3 Qualificação dos soldadores fala que o reparo deve ser realizado por soldadores qualificados de acordo com a ABNT NBR 14472. O 4.4 Tipos de união e derivação de tubos de polietileno devem ser unidos por termofusão (solda de topo), conforme ABNT NBR 14464 ou por eletrofusão, conforme ABNT NBR 14465, ou por junta mecânica, conforme os requisitos contidos na ABNT NBR 15593 ou ABNT NBR 15803.Recomenda-se que as extremidades dos trechos reparados de tubulação mantenham distância mínima de 500 mm de qualquer conexão ou solda existente.

O item 4.5.2 Reparos em linha sem carga diz que, para execução de reparos em linha sem carga, deve-se cortar e substituir o trecho danificado por outro, utilizando as conexões e tubos compatíveis com os tipos de juntas conforme 4.2, atendendo os seguintes requisitos de compatibilidade em relação à linha existente: junta de eletrofusão, com tubo de mesmo DE, SDR igualou inferior e pressão nominal (PN) igualou superior; junta por termofusão, com tubo de mesmo DE, mesmo SDR e pressão nominal (PN) igual ou superior; junta mecânica de compressão, com tubo de mesmo DE, SDR igualou inferior e PN igual ou superior. Existem muitas figuras ilustrativas no texto e o Anexo A (normativo) descreve o estrangulador de vazão de tubos de polietileno.

Para mais informações sobre a norma, clique no link:

NBR15979: Sistemas para distribuição e adução de água e transporte de esgotos sob pressão - Requisitos para reparo de tubulação de polietileno PE 80 e PE 100


FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Tubos e conexões plásticas — União por solda de topo em tubos e conexões de polietileno PE 80 e PE 100 — Procedimento
NBR14464 de 11/2016

Tubos e conexões plásticas — União por solda de topo em tubos e conexões de polietileno PE 80 e PE 100 — Procedimento

Sistemas de tubulação plástica para abastecimento de água, drenagem e esgotos sob pressão — Conexões soldáveis de polietileno (PE)
NBR15593 de 11/2021

Sistemas de tubulação plástica para abastecimento de água, drenagem e esgotos sob pressão — Conexões soldáveis de polietileno (PE)

Tubos e conexões de polietileno PE 80 e PE 100 - Qualificação de soldador
NBR14472 de 07/2014

Tubos e conexões de polietileno PE 80 e PE 100 - Qualificação de soldador