Text page

Curso de produtos perigosos: Classificação, transporte, FISPQ, FDSR e rotulagem

Esse treinamento, a ser realizado de 7 a 9 de dezembro, orienta as empresas transportadoras, fabricantes, distribuidores, embarcadores/expedidores, despachantes aduaneiras de produtos químicos perigosos a realizarem seus transportes de modo seguro.


15/09/2011 - Equipe Target

Os perigos dos produtos e resíduos perigosos

No município de São Paulo, a partir de setembro, começou a valer a restrição de circulação para veículos que transportam produtos perigosos em São Paulo. A restrição será de segunda a sexta-feira, das 5h às 10h e das 16h às 21h, na área onde vigora o rodízio municipal. Cálculos da Prefeitura dizem que são mais de 3.300 produtos perigosos elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo cloro, flúor e de consumo local como os combustíveis – etanol, gás, óleo diesel. A fiscalização será feita pelos agentes de trânsito.

Dessa forma, é muito importante as empresas formarem profissionais mais conscientes, permitindo a empresa atender plenamente às exigências de acordo com as novas legislações e as normas técnicas vigentes no caso dos transportes de produtos perigosos. A aplicação da legislação e das normas técnicas auxiliará as empresas na eliminação de multas, gastos com danos à saúde humana e ao meio ambiente e devolução de mercadorias, despesas estas que, algumas vezes, são superiores ao lucro da venda do produto ou frete.

A grande maioria dos produtos perigosos e seus resíduos são transportados por rodovias, fato este que, associado a diversos fatores, como condições de vias, manutenção dos veículos, tipos inadequados de embalagem, etc, tornam essa atividade potencialmente geradora de acidentes ambientais. A legislação trabalhista exige que as empresas tenham que classificar seus produtos e resíduos perigosos e disponibilizar fichas com dados de segurança a seus trabalhadores devendo cada embalagem de produto/resíduo perigoso dispor de um rótulo de segurança.

Para atender à demanda daqueles que não podem se locomover até as instalações da Target, esse curso foi disponibilizado online por meio da internet. Recursos de última geração permitem total aproveitamento deste curso mesmo à distância.

Mais informações sobre o curso, clique no link:

Curso: Produtos e Resíduos Perigosos: Classificação, Transporte, FISPQ, FDSR e Rotulagem - Legislação e Normas Brasileiras

Período: de 07/12/2011 a 09/12/2011

Publico Alvo: Os profissionais que estejam envolvidos em atividades de fabricação, transporte, armazenagem e distribuição de produtos químicos e resíduos perigosos que devem estar atualizados quanto as normas técnicas e a legislação para o melhor desempenho de suas funções.

Professores:
Fabriciano Pinheiro
Gloria Santiago Marques Benazzi

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Transporte terrestre de produtos perigosos - Incompatibilidade química
NBR14619 de 05/2021

Transporte terrestre de produtos perigosos - Incompatibilidade química

Transporte terrestre de produtos perigosos - Resíduos
NBR13221 de 02/2021

Transporte terrestre de produtos perigosos - Resíduos

Transporte terrestre de produtos perigosos — Terminologia
NBR7501 de 09/2021

Transporte terrestre de produtos perigosos — Terminologia