Text page

Curso: Gestão de Energia – Implantação da NBR ISO 50001 – Presencial ou Ao Vivo pela internet

Esse curso será realizado nos dias 5 e 6 de outubro e visa permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência e intensidade energéticas. Essa norma deve conduzir as reduções nos custos, nas emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais através da gestão sistemática da energia. Ela se aplica a todos os tipos e tamanhos de organizações, independentemente de quaisquer condições geográficas, culturais ou sociais. Para atender à demanda daqueles que não podem se locomover até as instalações da Target, esse treinamento está disponível online através da internet. Importante dizer que, na prática, a norma ofereceu ganhos para as empresas que a implementaram, conforme um texto escrito pelo jornalista britânico Garry Lambert para o ISO Focus. Segundo a matéria, várias empresas obteram muito benefícios significativos e redução de custos de energia a partir da implantação da norma em suas unid


30/08/2011 - Equipe Target

Maiores ganhos e benefícios com a gestão da energia

Conforme escreve o jornalista britânico Garry Lambert, na revista ISO Focus, há evidências de que algumas organizações estão obtendo ótimos resultados implementando a gestão de energia, principalmente na redução de custos de energia. Estima-se que a norma poderia ter um impacto positivo sobre cerca de 60% do consumo mundial de energia, fornecendo às organizações do setor público e privado estratégias de gestão para aumentar a eficiência energética, reduzir custos e melhorar o desempenho energético.

Delta Electronics – China

Líder no fornecimento de energia e soluções de gerenciamento térmico, a empresa confirmou que sua fábrica em Dongguan na China alcançou a certificação ISO 50001. O padrão de gerenciamento de energia foi fundamental para o objetivo da companhia de poupar energia 50% em 2014 em comparação a 2009. Para Daryl Liao, vice-presidente executivo da China Delta Grupo, e Huang Rock, gerente geral do processo de certificação ISO 50001, esse reconhecimento e a dedicação dos funcionários foram um processo de longo prazo para a consciência ecológica e economia de energia. No futuro, a Delta irá promover essa experiência bem sucedida em outras fábricas ao redor do mundo como parte de nossa responsabilidade corporativa social. Com a implementação do sistema de gestão ISO 50001 de energia em Dongguan, mesmo com o aumento da capacidade de produção de janeiro a maio desse ano, foi reduzido o consumo de energia.

Schneider Electric – França

Especialista em gestão de energia global, a Schneider Electric obteve a certificação ISO 50001 para a sua sede em Paris, França, como parte do compromisso da empresa para melhorar continuamente a gestão de energia dos seus edifícios, reduzindo seu impacto ambiental e melhorando o conforto do usuário. Conhecido como o Hive (Hall of Innovation Showcase e Energia), a construção de 35.000 metros quadrados acomoda mais de 1.800 funcionários nos subúrbios de Paris. Gilles Simon, gerente de meio ambiente, comentou o processo de certificação: "A ISO 50001 fornece uma estrutura padrão fazer o melhor com a energia em um ciclo de melhoria contínua. Muitas de nossas instalações ao redor do mundo já estão envolvidas em planos de ação de eficiência energética. É uma norma internacional que será implementada em todas as instalações ao redor do mundo”.

Dahanu Power Station – Índia

A usina térmica localizada em Maharashtra, na Índia, é operada pela Reliance Infrastructure Limited, e é a maior empresa concessionária de energia do país. A certificação em conformidade com a norma ISO 50001 foi obtida em janeiro de 2011. A usina funciona com carvão, gera 2x 250 MW, localiza-se a cerca de 120 km de Mumbai, está em operação desde 1996 e é descrita como uma instalação de ótimo desempenho em termos de conservação de energia. Ela também é certificada com a ISO 9001 e ISO 14001. Conforme ressalta Rajendra Nandi, chefe na central térmica, entre os benefícios iniciais da implementação do novo padrão de sistema de gestão de energia está o que ele chama de uma série de notáveis conquistas, incluindo uma revisão completa do consumo de todos os equipamentos principais, auxiliares e edifícios, a melhoria no monitoramento do consumo de energia total, o estabelecimento de limites de uso de energia e o consumo de energia para os usos mais significativos.

AU Optronics – localizada em Taiwan, Província da China

Essa empresa é um dos maiores fabricantes de LCD para TVs em Taiwan e obteve a certificação ISO 50001. Shr-Kai Lin, vice-presidente da AU Optronics Corporation, acha que é uma grande honra para a fábrica obter essa certificação, que vai se tornar o próximo destaque mundial depois da ISO 9001 e ISO 14001. Receber essa certificação vai se tornar pré-requisito para a competitividade internacional de qualquer empresa. A implementação do processo ajudou a empresa a alcançar uma melhor conservação de energia, que chegou a 10% na fábrica esse ano. Houve uma redução no consumo de 55 milhões kWh de energia elétrica e de emissões de carbono em 35.000 toneladas. A empresa agora planeja adotar o sistema de gestão de energia em todas as suas fábricas.

Município de Bad Eisenkappel – Áustria

Foram várias as razões que levaram esse município a obter a certificação ISO 50001. Mudanças climáticas, o aumento do consumo de energia em edifícios, município e plantas industriais, o aumento dos preços de energia, a dependência excessiva dos combustíveis fósseis e as fontes de energia regionais não utilizadas foram algumas delas. Franz Josef Smrtnik, prefeito do município com 2.400 habitantes, explica que adotar um sistema de gestão de energia foi importante porque a economia de energia contínua permite usar os orçamentos disponíveis para outras questões importantes e os recursos energéticos locais criam um valor na região. Embora o projeto da implantação tenha começado em novembro de 2010, os primeiros resultados mostraram claramente que o prefeito tomou a decisão certa ao lançar essa iniciativa.

Mais informações sobre o curso, clique no link:

Curso: Gestão de Energia – Implantação da Nova Norma ISO 50001

Período: de 05/10/2011 a 06/10/2011

Publico Alvo: Gerentes e Técnicos de áreas responsáveis pela gestão da organização.

Professor: Eduardo Daniel


FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da energia - Requisitos com orientações para uso
NBRISO50001 de 08/2018

Sistemas de gestão da energia - Requisitos com orientações para uso

Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso
NBRISO14001 de 10/2015

Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso

Instalações elétricas de baixa tensão
NBR5410 de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
NBRISO9001 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos