Text page

Curso: Nova NR 10 - Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP)

De 12 a 16 de setembro, esse curso destina-se a todos os profissionais que interagem com alta tensão (acima de 1.000 volts em corrente alternada), e que tenham participado com avaliação e aproveitamento satisfatórios, do curso básico da NR 10. Com uma metodologia exclusiva, capacita os participantes para a análise e prevenção de acidentes em ambientes de riscos.


10/08/2011 - Equipe Target

Habilitando trabalhadores para atuar com eletricidade

Podem-se considerar autorizados os trabalhadores habilitados ou capacitados com anuência formal da empresa:

- Todo profissional autorizado deve portar identificação visível e permanente contendo as limitações e a abrangência de sua autorização.

- O profissional autorizado a trabalhar em instalações elétricas deve ter essa condição consignada no sistema de registro de empregado da empresa.

- Os profissionais e pessoas autorizadas a trabalhar em instalações elétricas devem apresentar estado de saúde compatível com as atividades a serem desenvolvidas.

- Os profissionais e pessoas autorizados a trabalhar em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas.

- Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situações a seguir:

a) Troca de função ou mudança de empresa;

b) Retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses;

c) Modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos ou processos de trabalho.

- O trabalho em áreas classificadas deve ser precedido de treinamento específico de acordo com o risco envolvido;

- Os trabalhadores com atividades em proximidades de instalações elétricas devem ser informados e possuir conhecimentos que permitam identificá-las, avaliar seus possíveis riscos e adotar as precauções cabíveis.

Quanto às diretrizes ao Prontuário das Instalações Elétricas, todas as empresas devem possuir, devidamente atualizada, toda a documentação técnica referente ao seu sistema elétrico (diagramas unifilares e especificações dos equipamentos e dispositivos de proteção). Para estabelecimentos que possuam potência instalada acima de 75kW deverão estar disponíveis os seguintes documentos:

- Relatório anual de auditoria de conformidade com a NR 10, com recomendações e cronograma de regularização visando ao controle dos riscos elétricos;

- Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas na NR 10;

- Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas de acordo com o item 10.1.1.1 da norma;

- Especificação do ferramental e dos equipamentos de proteção coletiva e individual, aplicável conforme determina esta norma;

- Documentação comprobatória de qualificação, habilitação, capacitação, e autorização dos profissionais e de treinamentos realizados;

- Certificação de equipamentos e materiais elétricos instalados em áreas classificadas.

- Para trabalhos envolvendo o sistema elétrico de potência ou em suas proximidades, deverão também estar disponíveis, além dos documentos já citados, os seguintes:

1. Procedimento de ordem geral para contingências não previstas;

2. Certificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual;

3. Especificação do ferramental utilizado.

Enfim, é de conhecimento que a aplicação de uma norma que altera o hábito de trabalho no dia a dia das empresas, gera custos em determinadas adequações e cria uma visão negativa entre alguns empresários e alguns trabalhadores. Fato esse relacionado ao gasto financeiro que o empresário teve ou ainda terá com mudanças em instalações, e que o trabalhador terá na forma de realizar seu serviço. Um exemplo claro é que uma simples ação de troca de uma lâmpada, feita por um profissional de elétrica, não pode ser mais realizada por uma única pessoa, a NR 10 visa à proibição do trabalho individual, justificando, caso ocorra algum tipo de mal súbito o companheiro de tarefa deverá estar preparado para ações de primeiros socorros e resgate. Têm–se assim custos maiores, visto que uma tarefa que até então era executada por uma única pessoa, hoje não é mais possível.

Mais informações sobre o curso, clique no link:

Curso: Nova NR 10 - Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP)

Período: de 12/09/2011 a 16/09/2011

Publico Alvo: O curso é destinado a todos os profissionais de Eletricidade que exerçam suas atividades ou intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão e que tenham treinamento em Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade de acordo com a NR 10.

Professora: Luis Fernando Zecchin


FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas elétricos de potência
NBR5460 de 04/1992

Sistemas elétricos de potência

Sistemas de gestão da energia - Requisitos com orientações para uso
NBRISO50001 de 08/2018

Sistemas de gestão da energia - Requisitos com orientações para uso

Instalações elétricas de baixa tensão
NBR5410 de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão