Text page

NBR5440: os requisitos para os transformadores de redes aéreas de distribuição

Essa norma estabelece os requisitos das características elétricas e mecânicas dos transformadores aplicáveis a redes aéreas de distribuição, nas tensões primárias até 36,2 kV nas tensões secundárias usuais dos transformadores monofásicos e trifásicos, com enrolamento de cobre ou alumínio, imersos em óleos isolantes com resfriamento natural.


22/07/2011 - Equipe Target

Características elétricas são muito importantes para a especificação do equipamento

As potências nominais dos transformadores para redes aéreas de distribuição devem ser:

a) Transformadores monofásicos: 3 kVA; 5 kVA; 10 kVA; 15 kVA; 25 kVA; 37,5 kVA; 50 kVA; 75 kVA e 100 kVA.

b) Transformadores trifásicos: 15 kVA; 30 kVA; 45 kVA; 75 kVA; 112,5 kVA; 150 kVA; 225 kVA e 300 kVA. A frequência nominal dos transformadores deve ser 60 Hz.

Os materiais isolantes dos transformadores devem ser no mínimo de classe térmica 105 (Designação anterior "classe A"), de acordo com a ABNT NBR 7034. O óleo isolante, antes do contato com o equipamento, deve ser conforme uma das alternativas abaixo:

a) óleo mineral do tipo A (base naftênica) ou do tipo B (base parafínica), de acordo com as resoluções vigentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP);

b) óleo vegetal de acordo com a ABNT NBR 15422.

O óleo isolante, após contato com o equipamento, deve possuir características conforme Tabela 8 da norma NBR5440. A fixação da parte ativa nas paredes internas do tanque deve ser feita por dispositivos laterais, de maneira a facilitar sua retirada e recolocação no tanque. A fixação deve ainda permitir a retirada da tampa do transformador sem que, para tanto, seja necessário remover a parte ativa. Os transformadores devem possuir no mínimo dois olhais para suspensão da parte ativa, localizados na parte superior do núcleo, de modo a manter, durante a suspensão, o conjunto na vertical.

Os dispositivos de fixação da parte ativa podem ser utilizados para suspensão da parte ativa desde que tenham resistência suficiente. Quanto à estrutura de apoio, a parte inferior do transformador deve ter uma estrutura que assegure uma distância mínima de 10 mm entre a chapa do fundo e o plano de apoio do transformador. O prolongamento das paredes do tanque pode ser utilizado para este objetivo.

No acabamento interno dos transformadores devem ser observados os seguintes requisitos:

a) as impurezas devem ser removidas por processo adequado logo após a fabricação do tanque.

b) deve ser aplicada base antiferruginosa que não afete nem seja afetada pelo líquido isolante, com espessura seca mínima de 30 mm. Opcionalmente, com exceção da tampa, a base antiferruginosa pode ser suprimida desde que o processo de enchimento do líquido isolante seja feito antes do início de qualquer processo de oxidação. No acabamento externo dos transformadores devem ser observados os seguintes requisitos:

a) as impurezas devem ser removidas por processo químico ou jateamento abrasivo ao metal quase branco, padrão visual 8a 2 Y2 da 818-05-5900, logo após a fabricação do tanque;

b) antes do início de qualquer processo de oxidação, recomenda-se que seja aplicada tinta de base antiferruginosa seguida de tinta compatível, na cor cinza claro, padrão Munsell N 6.5, perfazendo uma espessura seca total mínima de 120 ~m.

Alternativamente, as tintas mencionadas na alínea b) de 5.11.2 podem ser substituídas por tinta de dupla função ou por processo eletrostático. A massa total do transformador para poste não pode ultrapassar 1 500 kg.

Para mais informações clique no link:

NBR5440: os requisitos para os transformadores de redes aéreas de distribuição

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
NBRISO9001 de 12/2000

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Fios e cabos de cobre duro e meio duro com ou sem cobertura protetora para instalações aéreas
NBR6524 de 10/1998

Fios e cabos de cobre duro e meio duro com ou sem cobertura protetora para instalações aéreas

Conectores de alumínio para ligações aéreas de condutores elétricos em sistemas de potência
NBR11788 de 08/2016

Conectores de alumínio para ligações aéreas de condutores elétricos em sistemas de potência