Text page

Curso: segurança em instalações com eletricidade

Esse evento apresenta mudanças significativas em relação aos requisitos da versão anterior. Entre as mudanças existentes, destaca-se a obrigatoriedade do treinamento específico de todo empregado que trabalhe em instalações elétricas, energizadas com baixa tensão, ou em suas proximidades, para garantir sua segurança durante a execução dos serviços.

05/07/2011 - Equipe Target

NR 10: um marco importante para a engenharia das instalações elétricas

A NR 10 é um regulamento de segurança em instalações e serviços em eletricidade e por isso é de uso compulsório. A sua publicação em 2004 alterou o curso das instalações elétricas e da forma com que se fazem os serviços em eletricidade no Brasil. É um regulamento que tem como objetivo garantir a segurança e a saúde de todos os trabalhadores, tanto os que trabalham diretamente com energia elétrica quanto os que usam dela para o seu trabalho. Abrange: a segurança em instalações elétricas nos locais de trabalho e a segurança em serviços em eletricidade.

O termo segurança é definida, pela norma ABNT ISO/IEC Guia 2, como a ausência de risco inaceitável de dano. Portanto, garantir a segurança é garantir a ausência do dano inaceitável. Por várias razões, pode não ser possível garantir a ausência do dano aceitável, e nem por isto a segurança deixa de existir.

As instalações elétricas nos locais de trabalho deverão ser adequadas às características do local, as atividades exercidas, e os equipamentos de utilização. Em particular as medidas de proteção e componentes da instalação devem ser selecionadas de acordo com as influências externas, tais como, presença de água, presença de corpos sólidos, competências das pessoas que usam a instalação, resistência elétrica do corpo humano, contato das pessoas com o potencial local, natureza das matérias processadas ou armazenadas, e qualquer outro fator que possa incrementar significativamente o risco elétrico ou outros riscos adicionais.

No caso dos serviços em eletricidade, as prescrições e os procedimentos recomendados são a segurança em instalações elétricas desenergizadas; a segurança em instalações elétricas energizadas; os trabalhos envolvendo alta tensão; a segurança na construção, montagem, operação e manutenção; a habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores. Não se pode dizer que a NR 10 obriga o uso da norma técnica, mas que ela considera a norma técnica como o critério mais adequado para definir o dano que é aceitável e o dano que não é aceitável, ou seja, os requisitos prescritos nas normas técnica devem ser usados como critério de garantia da segurança.

O responsável pela execução do serviço em instalações elétricas (construção, montagem, operação, manutenção), empregados ou terceiros, têm o dever legal e moral de avaliar os riscos do seu trabalho, para adotar medidas preventivas adequadas ao controle do risco elétrico e dos outros riscos adicionais, de forma a garantir sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho. A análise de riscos deve: identificar a existência do risco, dimensionar o grau de exposição do trabalhador a este risco e conduzir a seleção das medidas de controle.

O uso dessa ferramenta tem com objetivo principal conduzir de forma sistematizada e criteriosa a seleção das medidas de controle necessárias e suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos elétrico, conforme condições estabelecidas nas normas regulamentadoras e nas normas técnicas.

Podem ser ressaltados três tipos principais de medidas de controle do risco elétrico: as medidas de proteção coletiva, as medidas de proteção individual e os procedimentos de trabalho. Na aplicação das medidas de controle do risco elétrico deve se considerar que existe entre elas uma hierarquia e em grande parte dos casos uma única medida não é suficiente, ou seja, deve ser adotado um conjunto de medidas, que se complementam, para assegurar a segurança e saúde do trabalhador. Para que se tenha um programa eficaz de saúde e segurança no trabalho e segundo determinação da NR 10 as medidas de controle adotadas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho, em particular, ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) estabelecido na NR 9 e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), previsto na NR 7.

Curso: Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade de Acordo com a NR 10 - Básico - Presencial ou Ao Vivo pela Internet

Período: de 25/07/2011 a 29/07/2011

Publico Alvo:
O curso é destinado a engenheiros e técnicos que interagem em instalações elétricas ou serviços de eletricidade.

Professora: Luis Fernando Zecchin

Fonte: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Instalações elétricas de baixa tensão
NBR5410 de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão

Instalações elétricas de média tensão, de 1,0 kV a 36,2 kV
NBR14039 de 12/2021

Instalações elétricas de média tensão, de 1,0 kV a 36,2 kV

Transformadores de potência secos - Especificação
NBR10295 de 05/2016

Transformadores de potência secos - Especificação