Text page

Curso: segurança em instalações com eletricidade

Esse evento apresenta mudanças significativas em relação aos requisitos da versão anterior. Entre as mudanças existentes, destaca-se a obrigatoriedade do treinamento específico de todo empregado que trabalhe em instalações elétricas, energizadas com baixa tensão, ou em suas proximidades, para garantir sua segurança durante a execução dos serviços.

05/07/2011 - Equipe Target

NR 10: um marco importante para a engenharia das instalações elétricas

A NR 10 é um regulamento de segurança em instalações e serviços em eletricidade e por isso é de uso compulsório. A sua publicação em 2004 alterou o curso das instalações elétricas e da forma com que se fazem os serviços em eletricidade no Brasil. É um regulamento que tem como objetivo garantir a segurança e a saúde de todos os trabalhadores, tanto os que trabalham diretamente com energia elétrica quanto os que usam dela para o seu trabalho. Abrange: a segurança em instalações elétricas nos locais de trabalho e a segurança em serviços em eletricidade.

O termo segurança é definida, pela norma ABNT ISO/IEC Guia 2, como a ausência de risco inaceitável de dano. Portanto, garantir a segurança é garantir a ausência do dano inaceitável. Por várias razões, pode não ser possível garantir a ausência do dano aceitável, e nem por isto a segurança deixa de existir.

As instalações elétricas nos locais de trabalho deverão ser adequadas às características do local, as atividades exercidas, e os equipamentos de utiliza&cce...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Instalações elétricas de baixa tensão
NBR5410 de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão

Instalações elétricas de média tensão, de 1,0 kV a 36,2 kV
NBR14039 de 12/2021

Instalações elétricas de média tensão, de 1,0 kV a 36,2 kV